O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.
Com o Estado de Emergência Catarino Luamba, Cientista Social, teve a ideia de propor um desafio a vários amigos virtuais e reais no sentido de ocupá-los de alguma forma, já que no começo o medo era maior e o confinamento era quase absoluto face as restrições que o decreto do estado emergência estabelecera.
Tendo como nesta fase a actividade como doméstica a escrita, Catarino usa-a como instrumento para ajudar colegas e assim foi possível tornar a iniciativa palpável, “embora alguns aderiram, mas não escreveram, ainda assim, considerem-se participantes deste”, esclareceu…
O `Aforismo´ explica, é um livro que contém 111 reflexões sobre a vida na sua plenitude, “não vou definir o que é um Aforismo, pois no livro encontrará a definição”, é resultado da crise que estamos a viver, surge dessa incerteza gigantesca com que nos deparamos.

De acordo com o Também fundador da primeira revista angolana de psicologia, foi necessário, e é nessa fase de isolamento social, onde muitos pararam de fazer as suas actividades rotineiras, procurar actividades domésticas como estratégia de coping para descomprimir as tendências que não nos elevam ao plano satisfatório do nosso Self (o eu íntimo).
“As vivências vão de acordo com vários contextos vividos por todos nós, sejam eles imaginários ou não. É impossível não se identificar com algum número ou reflexão. Os aforismos que no livro constam vêm a ser escritos já há algum tempo, antes mesmo do estado de emergência”, acautela. Posto isso, o resultado final, que é o lançamento do livro será feito no dia 1 de Junho nas diversas plataformas digitais.