Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Com o Estado de Emergência Catarino Luamba, Cientista Social, teve a ideia de propor um desafio a vários amigos virtuais e reais no sentido de ocupá-los de alguma forma, já que no começo o medo era maior e o confinamento era quase absoluto face as restrições que o decreto do estado emergência estabelecera.

Tendo como nesta fase a actividade como doméstica a escrita, Catarino usa-a como instrumento para ajudar colegas e assim foi possível tornar a iniciativa palpável, “embora alguns aderiram, mas não escreveram, ainda assim, considerem-se participantes deste”, esclareceu…

O `Aforismo´ explica, é um livro que contém 111 reflexões sobre a vida na sua plenitude, “não vou definir o que é um Aforismo, pois no livro encontrará a definição”, é resultado da crise que estamos a viver, surge dessa incerteza gigantesca com que nos deparamos.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro



De acordo com o Também fundador da primeira revista angolana de psicologia, foi necessário, e é nessa fase de isolamento social, onde muitos pararam de fazer as suas actividades rotineiras, procurar actividades domésticas como estratégia de coping para descomprimir as tendências que não nos elevam ao plano satisfatório do nosso Self (o eu íntimo).

“As vivências vão de acordo com vários contextos vividos por todos nós, sejam eles imaginários ou não. É impossível não se identificar com algum número ou reflexão. Os aforismos que no livro constam vêm a ser escritos já há algum tempo, antes mesmo do estado de emergência”, acautela. Posto isso, o resultado final, que é o lançamento do livro será feito no dia 1 de Junho nas diversas plataformas digitais.

as cargas mais recentes

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 2 anos
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

Sadia promove palestra sobre ‘Direitos de Autores e Conexos’

há 1 ano
Mais do que salvaguardar tais direitos, a entidade objectiva “normalizar” os direitos de autores na sociedade angolana, um fim que passa por disseminar informações no seio dos utilizadores e profissionais que lidam directamente com o tema.

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 2 anos
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 2 anos
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Bonga abre espaço de discussões sobre a preservação da memória cultural africana

há 1 ano
O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências de vida social e artística.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 1 ano
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Daniel do Nascimento quebra o silêncio e anuncia novo single

há 2 anos
Danny L, ou simplesmente Daniel do Nascimento, está de regresso à música, cinco anos depois do último álbum “O dia seguinte”. O multifacetado apresentador anunciou hoje o lançamento do seu próximo projecto musical.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Method Man e Redman protagonizam battle épico ao som de DJ Scratch

há 1 ano
Os rappers da Costa Leste prometeram não se e apresentar uma batalha diferentes das anteriores, e assim o fizeram, para a organização do Verzuz, “foi uma noite especial para o Hip Hop”.

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 1 ano
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 2 anos
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

Banda Maravilha completa 28 anos

há 1 ano
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

há 2 anos
Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 2 anos
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 2 anos
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Yunami retrata acontecimentos político e socio-económico em ‘Torre dos Tolos’

há 1 ano
À Carga Magazine, Yunami explicou que o single é um abstrato dos mais populares acontecimentos do país e, estará disponível em breve.