Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Com o Estado de Emergência Catarino Luamba, Cientista Social, teve a ideia de propor um desafio a vários amigos virtuais e reais no sentido de ocupá-los de alguma forma, já que no começo o medo era maior e o confinamento era quase absoluto face as restrições que o decreto do estado emergência estabelecera.

Tendo como nesta fase a actividade como doméstica a escrita, Catarino usa-a como instrumento para ajudar colegas e assim foi possível tornar a iniciativa palpável, “embora alguns aderiram, mas não escreveram, ainda assim, considerem-se participantes deste”, esclareceu…

O `Aforismo´ explica, é um livro que contém 111 reflexões sobre a vida na sua plenitude, “não vou definir o que é um Aforismo, pois no livro encontrará a definição”, é resultado da crise que estamos a viver, surge dessa incerteza gigantesca com que nos deparamos.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro



De acordo com o Também fundador da primeira revista angolana de psicologia, foi necessário, e é nessa fase de isolamento social, onde muitos pararam de fazer as suas actividades rotineiras, procurar actividades domésticas como estratégia de coping para descomprimir as tendências que não nos elevam ao plano satisfatório do nosso Self (o eu íntimo).

“As vivências vão de acordo com vários contextos vividos por todos nós, sejam eles imaginários ou não. É impossível não se identificar com algum número ou reflexão. Os aforismos que no livro constam vêm a ser escritos já há algum tempo, antes mesmo do estado de emergência”, acautela. Posto isso, o resultado final, que é o lançamento do livro será feito no dia 1 de Junho nas diversas plataformas digitais.

as cargas mais recentes

Fundação Arte e Cultura Online abre 4ªTemporada com aulas de Guitarra e Concertos

há 12 meses
Sob lema “Fique em Casa e Proteja a Sua Vida”, esta nova temporada traz uma excelente novidade para as crianças, adolescentes e não só. Trata-se das aulas de Guitarra, que serão leccionadas no horário das 15h00 com o professor Dianguenda Sanzo, “Lastron”, professor do Centro Cultural, da Fundação.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 4 meses
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 5 meses
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Sílvio Nascimento e Coreon Dú participam no Festival Internacional de Cinema de Berlim

há 2 meses

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 9 meses
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.

Afinal vidas angolanas também importam

há 9 meses
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 3 meses

1º de Agosto “vende” Zito ao Cagliari de Itália

há 8 meses
O futebolista angolano Zito Luvumbo, que na temporada passada representou o 1º de Agosto, vai jogar pelo Cagliari da principal liga italiana (Calcio).

Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

há 6 meses
Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 9 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 6 meses
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 10 meses
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 6 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 10 meses
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 7 meses
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

Nova geração celebra música moçambicana com o EP “Seguir em Frente”

há 6 meses
Um projeto, para ouvir com o volume no máximo, que reúne jovens talentos moçambicanos para celebrarem a música africana, da kizomba ao afro pop, sem esquecer o pandza.