Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

Tudo começou propriamente no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop.

A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip Hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento. A ideia partiu de Cindy, que convenceu o irmão a fazer a festa, por forma a relembrar os tempos de Sound System na Jamaica.

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

No entanto, o Hip Hop não é só feito de música. Afrika Bambaataa estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o Djingbreakdance e o graffiti. Na altura ainda não se chamava Hip Hop, mas os actuais cinco elementos fundadores: DJ-ing, break, MC-ing, graffiti e beatboxing, já estavam a emergir rapidamente como uma cultura única. 

Certamente existe uma dúvida que insiste em ecoar no que toca a data exacta da celebração do Hip Hop, nomeadamente, os dias 11 de Agosto e 12 de Novembro.

A diferença do supracitado 11 de Agosto é que está associada a festa em que pela primeira vez juntaram-se os 4 elementos núcleo Deejayin, Emceein, Graffiti Art e Breakin. Ao passo que o dia 12 de Novembro refere-se a data em que o Hip Hop tomou forma de Movimento Kultural por orientação do Afrikaa Bambaataa no primeiro aniversário da Universal Zulu Nation (Organização que juntou os 4 elementos núcleo para fazerem parte de um único movimento juvenil e ser a base principal de interacção entre os jovens pertencentes as Gangs de NY).

as cargas mais recentes

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 3 anos
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Nélia Dias: Do Top Rádio Luanda rumo ao topo da música angolana

há 2 anos
Nélia Dias é um nome a se ter em conta no music hall nacional, por ser das poucas que conseguiu colocar o seu nome no Top Rádio Luanda com a música de estreia. A sua carreia ficou marcada por duetos com Young Double, Mona Nicastro, mas agora tem em carteira um novo projecto musical com o qual se quer lançar ao mundo.

Yola Semedo anuncia novo EP

há 3 anos
A obra contará com cinco a seis músicas inéditas. Sem revelar a data de lançamento e nem o título, garante que sai ainda este ano.

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 2 anos
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Música dos Linkin Park ultrapassa 1 bilião de visualizações no YouTube

há 3 anos
‘In the End’, do album “Hybrid Theory”, publicado em 2000, acaba por entrar na história, por ultrapassar, esta semana, mil milhões de visualizações no YouTube. O clássico dos Linkin Park é o segundo da banda a conseguir tal feito.

Dj Erick Morillo, um dos melhores do mundo no estilo House, encontrado morto

há 2 anos
O DJ e produtor norte-americano Erick Morillo foi encontrado morto na manhã de ontem, em Miami Beach. Conhecido como um dos melhores djs de House do mundo, Morillo já esteve em Angola também já esteve em Angola.

Post Malone brilha no Billboard Music Awards 2020

há 2 anos
O Billboard Music Awards premiou os maiores nomes da música nesta quarta-feira (14), no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento, referente ao desempenho dos astros ainda no passado (2019), estava previsto para Abril, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

O fim de uma Era. Serena Williams coloca ponto final na carreira

há 5 meses

Força Suprema sobre o público: “Os fãs cresceram, mas o amor continua lá”

há 1 ano
Terminada a visita a Luanda, onde cumpriram uma agenda de vários espectáculos, o grupo está de regresso a Portugal, mas promete retornar à capital angolana ainda este ano. Como não podia deixar de ser, antes de deixarem Luanda, NGA, Prodígio, Don G e Monsta visitaram, ontem, a redacção da Carga.

Black Coffee consquista Grammy pela primeira vez em 19 anos de “luta”

há 10 meses

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 2 anos
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 3 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 2 anos
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 2 anos
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 2 anos
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 2 anos
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.