Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.
Tudo começou propriamente no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop.
A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip Hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento. A ideia partiu de Cindy, que convenceu o irmão a fazer a festa, por forma a relembrar os tempos de Sound System na Jamaica.

No entanto, o Hip Hop não é só feito de música. Afrika Bambaataa estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip Hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o Djing, breakdance e o graffiti. Na altura ainda não se chamava Hip Hop, mas os actuais cinco elementos fundadores: DJ-ing, break, MC-ing, graffiti e beatboxing, já estavam a emergir rapidamente como uma cultura única.
Certamente existe uma dúvida que insiste em ecoar no que toca a data exacta da celebração do Hip Hop, nomeadamente, os dias 11 de Agosto e 12 de Novembro.
A diferença do supracitado 11 de Agosto é que está associada a festa em que pela primeira vez juntaram-se os 4 elementos núcleo Deejayin, Emceein, Graffiti Art e Breakin. Ao passo que o dia 12 de Novembro refere-se a data em que o Hip Hop tomou forma de Movimento Kultural por orientação do Afrikaa Bambaataa no primeiro aniversário da Universal Zulu Nation (Organização que juntou os 4 elementos núcleo para fazerem parte de um único movimento juvenil e ser a base principal de interacção entre os jovens pertencentes as Gangs de NY).