Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

Poucos anos após se lançar no mundo da música, Dicklas One alcançou o sucesso nacional e  internacional e ficou conhecido como o ‘Rei do Afro House’ em Angola, alcunha que conserva até hoje.

Seus temas “Me Cuias bué, Xoota e Piza constituem seu cartão de visita, mas agora Dicklas diz que está mais maduro. Recemente, lançou Everybody Crazy, onde é possível provar o seu crescimento artístico.

Depois de algum tempo ausente, por priorizar assuntos pessoais, o artista afirma que encontrou o mercado confuso e culpa os colegas por não souberem respeitar os procedimentos do afro house, e por isso caiem para o Kuduro”.

Nesta nova etapa da carreira, Dicklas tem agendado um novo álbum que, à semelhança, do Filho do Povo trará outros estilos. O músico tem novas ambições, assinou com duas produtoras de referência em África, está a apadrinhar um lar e fala sobre seus projectos.

Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

Depois do sucesso que fez entre 2008 a 2014, decidiu ausentar-se, agora regressa e assina com a Cloe e a Link Records. A que se deveu a ausência ?

Fui viver em Portugal (Porto Gaia),  precisava dedicar-me um pouco à family e aos negócios pessoais.

Por que escolheu a Cloe Management e Link Records ?

Escolhi trabalhar com estas duas agências porque, em primeiro lugar, acreditam no meu trabalho, segundo, porque há uma sincronia de trabalho

Quais são suas maiores ambições ?
Quero poder também ajudar  a lançar arstistas, dando oportunidade para que juntos darmos contributo à cultura angolana

O que prevê essa parceria e que frutos já colheu até agora?
E está muito top verdade. Tenho quedas por este estilo, também.

A propósito, no seu regresso como encontrou o mercado do Afro House em Angola?

Encontrei um mercado do afro house um pouco confuso, porque os meus colegas não respeitam o procedimento que o house music tem , os bpm estão acelerandos, por isso é que muitos caiem para o Kuduro.

Podemos dizer que, agora poderá haver alguma mudança ?
Sendo o pioneiro do house music 《no país》, venho  organizar o mercado, ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music.

O que acha ter estado na base desse descaminho, não será que estado que vocês, os pioneiros, não souberam deixar uma boa estrutura ou é algum tipo de preguiça por parte dos colegas ?

É preguiça dos meus colegas. Para mim, devem melhorar. A composição musical é tudo a  mesma coisa.

Recentemente apresentou um novo tema, o ‘Everybody Crazy’. Que mensagem quis passar com esta música?

Embora a tradução literal da palavra signifique ‘maluco’, o que quis passar a todo mundo é louco no sentido de “adrenalina” e “emoção” por exemplo, quando vamos para uma festa queremos sorrir, dançar e estar com os amigos é este “crazy”.

Este tema estará com certeza no seu novo álbum. Fale-nos um pouco deste álbum. A Carga sabe que, apesar de essencialmente afro, terá também Kizomba. Porquê razão decidiu enveredar para este caminho?

Mas no álbum passado tive um hit com participação da Edmázia o tema ‘Me cuias bwe’, estilo Kizomba , então neste álbum voltei a meter Kizomba.

Auto-intitula-se como o melhor do Afro no país. Por que razão diz isso?

Eu sei que canto House e faço-o bem, por isso é que muitos intitulam-me como King do afro em angola. Fui o primeiro artista de afro house em Angola.

Como está a sua agenda e que projectos prevê para dentro em breve?

Minha genda esta boa até Janeiro, graças a Deus.  Tenho muitos projectos e um deles é o de beneficência. Sou padrinho de um lar.

Que Dicklas One o povo terá agora ?
O mesmo, mas com muita maturidade musical.

as cargas mais recentes

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 1 ano

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 1 ano
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Marília Mendonça é resgatada com vida após acidente aéreo

há 6 meses
A cantora estava a bordo de um avião que despencou, durante a decolagem, na tarde de hoje, no Aeroporto de Caratinga, em Minas Gerais.

Paulo Miranda na “calha” do Fala Angola

há 2 anos
O radialista Paulo Miranda poderá ser o novo apresentador do espaço televisivo “Fala Angola”, na TV Zimbo, em substituição de Salú Gonçalves, apurou a Revista Carga de fonte oficial.

Após cerimónia de atribuição dos Grammy Lil Wayne manda um “vai te lixar” à organização

há 1 ano

Peça teatral ” Ninguém Leva Nada” eleva fasquia do projecto Rajada Teatral

há 12 meses
A trilogia abriu com “Distância Não é Barreira”, prosseguiu com a peça “Ninguém Leva Nada” e encerra este domigo (30), com a apresenração de Escrava da Cama, com Kayaya Júnior e Xavier Bracleem. O projecto reúne actores de várias companhias teatrais e também integrou a cantora Maya Zuda.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 2 anos
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 2 anos
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 1 ano
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.

Elenco de Luxo assegura regresso 7 anos depois

há 2 anos
Após o anúncio a 13 do mês transacto, Francis, Extremo Signo, Ready Neutro, Abdiel, Daboless e Dj Soneca asseguraram hoje o seu regresso com o lançamento do primeiro trabalho intitulado “Herói”.

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 11 meses
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Há 19 anos Kanye West foi vítima de um acidente de viação que “catapultou” a sua carreira ao estrelato

há 7 meses
Para quem não sabe, o período que permaneceu em convalescença, potenciou tal inspiração que mesmo de mandíbula fechada, gravou a música “Through the Wire”, que foi sucesso instantâneo.

Mauro Pastrana trabalha “Alone”

há 2 anos
“Alone” é o novo projecto do músico Mauro Pastrana, que contará com cinco faixas musicais.

Trauma pós processo obriga Ed Sheeran a filmar processos criativos

há 4 semanas
O processo de plágio pelo hit “Shape Of You” parece ter deixado graves sequelas na carreira de Ed Sheeran. Embora tenha sido inocentado por um juiz do Supremo Tribunal de Londres, impactou-o de tal forma, que o cantor revelou que agora eu filma tudo.

Meduza escolhida para representar rappers angolanas no cypher do Dia Internacional da Mulher

há 1 ano

Poema manuscrito de Tupac Shakur está à venda por 95 mil dólares

há 4 meses
Intitulado “All Eye Was Lookin 4”, o poema datado de 26 de Agosto de 1995, está agora à venda através dos concessionários de autógrafos em Moments in Time.