Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

A compreensão da dimensão artisco-cultural de Sindika Dokolo começa pelas coleccões de artes contemporâneas africanas, passa pela música e a dança e chega até à cultura angolana.

O mecenas foi dos maiores promotores da cultura nacional, sobretudo no que diz respeito às artes plásticas. O seu legado será exaltado postumamente esta terça-feira às 21 horas, na Zap Viva.

A homenagem especial a Sindika Dokolo, subtamente morto por conta de uma embolia, visa exaltar a sua dimensão cultural. O programa, conduzido por Daniel do Nascimento, a partir da Fortaleza, em Luanda, contará com vários depoimentos de quem consigo viveu.

A paixão de Sindika pelas artes começa com os seus 15 anos e até a sua morte aos 48 anos reuniu mais de três mil obras de arte africana contemporânea. Dokolo foi o fundador da III Trienal de Luanda, um dos maiores espaços de exposição da música, da dança e das artes plásticas do país.

Durante o evento em sua memória amanhã será também recordado o percurso deste ahomem que, em vida, lutou para o resgate da identidade cultural africana, além das actuações musicais de Yola Semedo, Dodó Miranda e Gari Sinedima.

No acervo cultural de Sindika Dokolo ficam os registos de obras que vão desde Andy Warhol, Marlene Dumas e Kendell Geers, Mestre Kapela, Mampuya entre outras peças da cultura cokwe e lunda.

as cargas mais recentes

Daqui para frente Rock angolano passará a estar mais pesado

há 11 meses

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 2 anos
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Globos de Ouro já tem indicados e será realizado em duas cidades

há 1 ano

Kuduro já está na plataforma Colors Show na voz de Pongo

há 11 meses
No dia em que voltou a dar carga nas plataformas de streaming com a música `Bruxos´, Pongo Love foi também a “porta-bandeira” de Angola e do estilo musical e de dança que é muito nosso, na ColorsxStudios, uma das mais emergentes plataformas de divulgação de novos talentos.

Alicia Keys rompe contrato com a Sony Music após 20 anos

há 5 meses
Alicia Keys acaba de anunciar que é oficialmente uma artista independente. Alicia deu a conhecer que o seu 8ª álbum de estúdio “Keys” é o último a ser lançado sob a chancela da Sony Music.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 2 anos

Anselmo Ralph actua no Santa Casa Portugal ao Vivo

há 11 meses
O Santa Casa Portugal Ao Vivo está de regresso para uma 2ª edição e um dos artistas convidados é Anselmo Ralph, 17 Junho no Campo Pequeno (Lisboa) e 18 de Junho Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota (Porto), são duas datas a reter.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 10 meses
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 1 ano
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 2 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

há 7 meses
Nesta nova etapa da carreira, Dicklas tem agendado um novo álbum que, à semelhança, do Filho do Povo trará outros estilos. O músico tem novas ambições, assinou com duas produtoras de referência em África, está a apadrinhar um lar e fala sobre seus projectos.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 2 anos
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Kelly Silva dá nova roupagem à música `Casos de Amor´ em novo álbum

há 10 meses
O remake da música original de Euclides da Lomba, traz a participação de Yannick Afromen e fará parte do novo álbum de Kelly Silva, que intitular-se-á `20/20´, cuja previsão de lançamento é para Dezembro deste ano.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 2 anos
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.

Slam Lunar realiza primeira Double Poetry Slam “Omunga”

há 11 meses
O evento, cujo conceito será realizado pela primeira vez em Angola, é um concurso de spoken word onde poetas apresentam por meio da oralidade os seus poemas em dupla.

AMA: Após reacções sobre as nomeações, organização esclarece os critérios

há 2 anos
Durante uma conversa que a Carga manteve com a organização, se esclareceu que as inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação, que decorre neste momento.