Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

A compreensão da dimensão artisco-cultural de Sindika Dokolo começa pelas coleccões de artes contemporâneas africanas, passa pela música e a dança e chega até à cultura angolana.

O mecenas foi dos maiores promotores da cultura nacional, sobretudo no que diz respeito às artes plásticas. O seu legado será exaltado postumamente esta terça-feira às 21 horas, na Zap Viva.

A homenagem especial a Sindika Dokolo, subtamente morto por conta de uma embolia, visa exaltar a sua dimensão cultural. O programa, conduzido por Daniel do Nascimento, a partir da Fortaleza, em Luanda, contará com vários depoimentos de quem consigo viveu.

A paixão de Sindika pelas artes começa com os seus 15 anos e até a sua morte aos 48 anos reuniu mais de três mil obras de arte africana contemporânea. Dokolo foi o fundador da III Trienal de Luanda, um dos maiores espaços de exposição da música, da dança e das artes plásticas do país.

Durante o evento em sua memória amanhã será também recordado o percurso deste ahomem que, em vida, lutou para o resgate da identidade cultural africana, além das actuações musicais de Yola Semedo, Dodó Miranda e Gari Sinedima.

No acervo cultural de Sindika Dokolo ficam os registos de obras que vão desde Andy Warhol, Marlene Dumas e Kendell Geers, Mestre Kapela, Mampuya entre outras peças da cultura cokwe e lunda.

as cargas mais recentes

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 10 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 10 meses
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 5 meses
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Morgan Freeman participa no álbum de 21 Savage e explica porquê

há 6 meses
O actor fez uma espécie de introdução do disco, recitando um texto escrito por Big Rube da Dungeon Family. Satisfeito com o resultado confessou à Revista GQ, que “todo convite que está fora do seu habitué é divertido de fazer”.

Ao Vivo Homenagem à Música, História da Música Popular e Estrelas ao Palco integram a programação da Zap em Janeiro

há 3 meses
O início do ano novo será marcado por um notável dinamismo na programação com a entrada de novos programas, novos rostos e horários bem como o regresso de grandes formatos a que a ZAP está habituada a presentear os seus telespectadores.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 10 meses
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 3 meses
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 5 meses
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 11 meses
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 4 meses
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 1 ano
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 2 semanas
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 5 meses
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 2 meses

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 12 meses

Filme`Tom and Jerry´chega aos cinemas em 2021

há 5 meses
A Warner Bros. divulgou esta semana o primeiro trailer do live-action `Tom & Jerry: O Filme´, trata-se da estreia das aventuras de Tom & Jerry nos cinemas desde que a animação foi lançada em 1992.