Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

A compreensão da dimensão artisco-cultural de Sindika Dokolo começa pelas coleccões de artes contemporâneas africanas, passa pela música e a dança e chega até à cultura angolana.

O mecenas foi dos maiores promotores da cultura nacional, sobretudo no que diz respeito às artes plásticas. O seu legado será exaltado postumamente esta terça-feira às 21 horas, na Zap Viva.

A homenagem especial a Sindika Dokolo, subtamente morto por conta de uma embolia, visa exaltar a sua dimensão cultural. O programa, conduzido por Daniel do Nascimento, a partir da Fortaleza, em Luanda, contará com vários depoimentos de quem consigo viveu.

A paixão de Sindika pelas artes começa com os seus 15 anos e até a sua morte aos 48 anos reuniu mais de três mil obras de arte africana contemporânea. Dokolo foi o fundador da III Trienal de Luanda, um dos maiores espaços de exposição da música, da dança e das artes plásticas do país.

Durante o evento em sua memória amanhã será também recordado o percurso deste ahomem que, em vida, lutou para o resgate da identidade cultural africana, além das actuações musicais de Yola Semedo, Dodó Miranda e Gari Sinedima.

No acervo cultural de Sindika Dokolo ficam os registos de obras que vão desde Andy Warhol, Marlene Dumas e Kendell Geers, Mestre Kapela, Mampuya entre outras peças da cultura cokwe e lunda.

as cargas mais recentes

Killarmy está de volta

há 1 ano
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 5 meses
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 1 ano
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Naomi Osaka abre mão do torneio Roland Garros pela sua saúde mental

há 3 semanas
Após ter revelação sobre depressão ignorada, a número dois do ténis feminino desistiu do Grand Slam, tendo já recebido uma punição de 15 mil dólares por não participar na conferência de imprensa de abertura e advertência de expulsão caso continuasse com a decisão de não falar com a imprensa.

Após alegado escândalo sexual, Marvel Studios descarta TI de Ant-Man 3

há 4 meses
TI desempenhou um papel coadjuvante nos primeiros dois filmes do Homem-Formiga e embora pessoas próximas ao projecto da Disney tenham dito que nunca foi “programado o retorno do rapper”, a imprensa internacional veicula que a decisão tem a ver com a recente acusação.

`Placa do Naná´ chega ao Sambila

há 6 meses
Dois meses após a inauguração da primeira dependência, localizada no Kilamba, mais propriamente no KK 5.000, o Spot mais democratizado da actualidade chega ao Sambizanga, município do qual Nagrelha é oriundo.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 1 ano
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Já está disponível o segundo single do álbum ‘Boyca 4 Life Vol. II’

há 11 meses
Intitulado ‘passado’, neste segundo single do próximo álbum, os Boyca fazem uma retrospectiva da sua carreira.

Taylor Swift cancela toda a digressão pela Europa

há 4 meses

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 5 meses

Novo álbum de Paulo Flores será lançado no dia 30 deste mês

há 2 meses
“Independência” é um retrato sobre tudo o que o músico viu e sentiu. É a construção do ser de Paulo Flores. É sobre “tudo o que perdeu e tudo o que a perda gerou”.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 10 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 10 meses
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 6 meses
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 10 meses
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.