Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

No seu novo álbum, o músico faz uma homenagem aos “badius”, povo genética e eticamente oriundo da África e formados em Cabo-Verde. Exímios agricultores, este grupo caracterizava-se pela sua pele escura e destacava-se pela sua bravura e rebeldia ante a dominação colonial.

O disco homónimo é também inspirado no nascimento do primeiro filho do artista e será lançado a 26 deste mês, enquanto se aguarda pelo concerto de apresentação em Abril próximo, no Coliseu de Lisboa.

Revestido por uma paisagem bucólica, onde o som do batuque despe a kizomba e de tudo o que é supérfluo, colhe harmonias numa perspectiva em que só a morna consegue, ‘Badiu’ sucede “Kriola”, lançado em 2020, e é uma ode ao seu novo modo de vida.

Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

Em comunicado divulgado pela imprensa portuguesa, realça-se que a obra resulta de “um contexto de pandemia que se revelou demasiado intenso”, tendo deste modo, estado rodeado  de uma equipa de estúdio, músicos, produtores, família, e durante quatro semanas refugiou-se nos arredores de Lisboa, onde viveu, respirou, maturou e executou ideias, sons, pensamentos, música.”, lê-se.

O próprio considera que o álbum é inspirado “na jornada do povo Badiu do interior da ilha de Santiago até às metrópoles da América e Europa, até à minha Quarteira umbilical”, explica Dino d’Santiago. “A música é o grande passaporte da cultura cabo-verdiana no mundo.”

A ilha de Santiago ficou conhecida como “a mais africana das ilhas de Cabo Verde”, por ter recebido o maior número de pessoas escravizadas dos territórios onde se situam hoje o Senegal e a Gâmbia.

É o lugar onde a população negra fugia do cativeiro para as montanhas do interior. É estes grupos de escravizados foragidos que se chamou ‘Badius’ (vadios). Um termo historicamente depreciativo, mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho” do povo de Cabo-Verde.

as cargas mais recentes

Supergroup Mount Westmore anuncia data de lançamento do 1° álbum

há 8 meses
O Supergroup Mt. Westmore fez a sua estreia pública com uma actuação no ‘Triller Fight Club’, no passado dia 17 de Abril de 2021, com o primeiro single colaborativo “Big Subwoofer”. Passado um ano, o quarteto old school, confirmou o primeiro primeiro álbum para o dia 7 de Junho, terça-feira, mas não adiantou detalhes sobre a obra.

Após desmentir informações sobre “fim da carreira” Anna Joyce anuncia dois concertos

há 2 anos
Considerada uma das maiores referências da música angolana dos últimos tempos, Anna Joyce estará no palco do Club S, em Luanda, nos dias 17 e 18 para protagonizar os seus primeiros espectáculos desde o início da pandemia.

`Arte ao Peito´ , para ver até ao dia 15 de Outubro

há 1 ano
Sob o lema “Há obras que valem muito. Estas valem vidas”, foi inaugurado o projecto expositivo que dá início às actividades do mês da luta contra o cancro em Angola.

Yanick cancela nove shows e dois contratos

há 3 anos
Por causa do Covid-19, o rapper Yanick Afroman teve que cancelar nove shows e dois contratos com marcas diferentes para publicidade.

Ascensão Music quebra hiato com duplo lançamento de videoclipes

há 1 ano
A Ascensão Music que tem se mostrado um grupo bastante coeso e cada vez mais abrangente em termos de sonoridade, traz dois temas diferentes  “Pra ninguém” (que é uma música num registo love song, como uma narrativa romântica e poética) e “Wagwan”, cuja expressão deriva do dialeto Jamaicano “Patois” que significa : “O que é que se passa” ou “Qual é a idéia” é um UK drill à moda angolana, com muito sauce, mas claro, com aquela energia e a caneta pesada que caracteriza o grupo.

Arma que provocou a tragédia no set de gravações de `Rust´ era usada para a prática de tiro ao alvo

há 1 ano
O TMZ publicou que a arma que supostamente deveria ter fins cenográficos, era utilizada pela produção para momentos recreativos e carregada com munição “letal”, balas estas que eram guardadas junto às de festim.

Rihanna quebra o silêncio e dá spoiler do seu regresso aos palcos

há 4 meses
Não, ainda não é o anúncio de um novo álbum, a heroína de Barbados fez saber por meio de uma publicação duplicada pela NFL, que será a grande atracção do show do intervalo do Super Bowl LVII.

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 2 anos
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

Primeira edição do festival de publicidade pode ser online

há 3 anos
O Festival de Publicidade e Marketing Angolano poderá ser realizado no formato digital, com transmissão streaming, se a crise pandémica em Angola não abrandar, soube hoje a Carga Magazine.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 2 anos

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 2 anos

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 3 anos
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 2 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 1 ano
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.

Eminem entra para o Rock & Roll Hall of Fame no seu primeiro ano de elegibilidade

há 9 meses
Slim Shady é o único artista de hip-hop a ser indicado como performer este ano e o único artista que começou a lançar música nos anos 90.

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 2 anos
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.