Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

No seu novo álbum, o músico faz uma homenagem aos “badius”, povo genética e eticamente oriundo da África e formados em Cabo-Verde. Exímios agricultores, este grupo caracterizava-se pela sua pele escura e destacava-se pela sua bravura e rebeldia ante a dominação colonial.

O disco homónimo é também inspirado no nascimento do primeiro filho do artista e será lançado a 26 deste mês, enquanto se aguarda pelo concerto de apresentação em Abril próximo, no Coliseu de Lisboa.

Revestido por uma paisagem bucólica, onde o som do batuque despe a kizomba e de tudo o que é supérfluo, colhe harmonias numa perspectiva em que só a morna consegue, ‘Badiu’ sucede “Kriola”, lançado em 2020, e é uma ode ao seu novo modo de vida.

Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

Em comunicado divulgado pela imprensa portuguesa, realça-se que a obra resulta de “um contexto de pandemia que se revelou demasiado intenso”, tendo deste modo, estado rodeado  de uma equipa de estúdio, músicos, produtores, família, e durante quatro semanas refugiou-se nos arredores de Lisboa, onde viveu, respirou, maturou e executou ideias, sons, pensamentos, música.”, lê-se.

O próprio considera que o álbum é inspirado “na jornada do povo Badiu do interior da ilha de Santiago até às metrópoles da América e Europa, até à minha Quarteira umbilical”, explica Dino d’Santiago. “A música é o grande passaporte da cultura cabo-verdiana no mundo.”

A ilha de Santiago ficou conhecida como “a mais africana das ilhas de Cabo Verde”, por ter recebido o maior número de pessoas escravizadas dos territórios onde se situam hoje o Senegal e a Gâmbia.

É o lugar onde a população negra fugia do cativeiro para as montanhas do interior. É estes grupos de escravizados foragidos que se chamou ‘Badius’ (vadios). Um termo historicamente depreciativo, mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho” do povo de Cabo-Verde.

as cargas mais recentes

Nas revela sentir-se honrado pelo beef que teve com Jay-Z

há 2 anos

Sean Penn desembarca na Ucrânia para filmar documentário sobre ataque de forças de Putin

há 7 meses
Em meio à guerra, o actor e director rumou para o país do Leste Europeu para gravar um documentário sobre a invasão russa, segundo uma nota publicada pelo gabinete do primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Facebook.

Professor Elavoko aborda “Coisas que (não) se dizem” em livro

há 8 meses
‘Coisas Que Não Se Dizem’ é um livro que aborda fenómenos sociais reputados por tabús ou sensíveis para debate público, porém com muitas incidências na sociedade angolana e não só. Temáticas como pornografia, abuso sexual e outros são destacadas na obra, de forma específica, trazendo os seus pontos negativos mais sonantes.

Filme angolano estreia sexta-feira na Netflix

há 2 anos
O filme angolano “Santana” estreia esta sexta-feira (28) no canal de streaming “Netflix”, tornando-se na primeira longa angolana e segunda dos Palops, a ser exibida nesta plataforma.

Anitta diz que só volta ao Rock in Rio “se um dia derem aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros”

há 3 semanas

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 2 anos
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Autor de “Bad B Tá Maluco” fala do boicote no Festa da Música: “Eles ´e que foram à minha procura”

há 3 meses

Mike Shinoda diz que Linkin Park ajudaram a tornar o Rock “menos branco”

há 2 anos
O guitarrista dos Linkin Park afirmou, durante uma entrevista, sobre o impacto do álbum Hybrid Theory, o primeiro da banda lançado em 2000, que o surgimento do seu grupo ajudou a tornar o Rock “menos branco”.

Novo álbum de Bonga será lançado em Fevereiro de 2022

há 10 meses
Em meio século de carreira, Bonga mantém vivo o seu comprometimento com a música angolana e a cultura africana. O músico soma e segue com mais um álbum, que estará disponível no dia 18 de Fevereiro do próximo ano.

Dr. Dre não levou o holograma de Tupac, mas deu em 15 minutos um dos concertos mais épicos do Super Bowl

há 8 meses
Dr. Dre, o grande maestro da noite, apresentou-se como na vida real, imponente e no controle do seu estúdio dando início ao show, por onde também passou Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar, Snoop Dogg e Anderson. Paak e 50 cent, como convidados surpresa.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 2 anos
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 1 ano
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

há 2 anos
O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

Vencedora do Prémio Camões 2021 apresenta seu primeiro álbum discográfico em Angola

há 7 meses

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 2 anos
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 3 anos