Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

O músico português Dino D’santiago foi, ontem à noite, o principal destacado dos prémios Play, conquistando os galardões mais importantes da Música Portuguesa edição 2021, onde também concorriam os angolanos Paulo Flores e Prodígio.

O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino. 

Organizados pela Audiogest e com patrocínio e transmissão em directo da RTP, a terceira edição dos Play entregou um total de 12 prémios em diversas categorias.

Os angolanos Paulo Flores e Prodígio também concorriam na categoria Prémio Lusofonia, com a música “Nzambi”. O prémio acabou por ser conquistado pelo brasileiro Emicida (ft Gilberto Gil), com o tema “É Tudo Pra Ontem”.

Dino D’Santiago foi o principal vencedor da noite, repetindo o feito da primeira edição, em 2019, conquistando três dos prémios mais importantes: Prémio da Crítica, Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum. Veja a lista completa dos vencedores:

MELHOR GRUPO
Clã

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Louco” – Piruka feat. Bluay

MELHOR ÁLBUM
“Kriola” – Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA FEMININA
Capicua

MELHOR VIDEOCLIPE
“Assobia Para O Lado” – Carlão (Realizado por Fernando Mamede)

ARTISTA REVELAÇÃO
Cláudia Pascoal

MELHOR ÁLBUM FADO
“Do Coração” – Sara Correia

PRÉMIO LUSOFONIA
“É tudo pra ontem” – Emicida part. Gilberto Gil

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Dianho” – André Fernandes

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA
“Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” – Cupertinos

PRÉMIO DA CRÍTICA
Dino D’Santiago

as cargas mais recentes

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 1 mês

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 6 meses

Kanda anuncia lançamento do novo EP para Outubro

há 1 ano
O cantor lançou recentemente a música intitulada `Estúpida´, como forma de confirmação da chegada `Kakus de Amor´, inicialmente projectado como sucessor do álbum `Sinais´, mas que por imposição dos novos tempos será apenas um EP.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 1 ano
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

há 3 meses
Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 1 mês
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 12 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Paulo Alves entra para 2021 a dar carga com “sunset dos sonhos”

há 7 meses
O dj angolano vai abrir o 2021 com um “sunset dos sonhos”, na Marginal de Luanda. O evento acontece no dia 10 de Janeiro e terá duração de 8 horas.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 12 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

P. Diddy muda de nome pela 4° vez

há 3 meses
Três vezes vencedor do Grammy, Diddy nasceu Sean John Combs, na cidade de Nova York em 1969. Quando entrou no mundo do rap, ficou Puff Daddy, ou seja P. Diddy, Cinco anos depois l, retirou o “P” para se tornar “Diddy”, que mais tarde foi expandido para incluir o grupo Diddy — Dirty Money.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 11 meses
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 1 ano
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 11 meses
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Bob da Rage Sense: Na linha da frente dos protestos

há 1 ano
Ao contrário de muitos artistas que se limitam a “protestar” nas redes sociais, o rapper saiu às ruas para também dar voz às palavras de ordem: “Vidas Negras Importam”, “Justiça, justiça, nós queremos justiça” e “Só queria respirar, mas até para isso tenho que suplicar”.

Documentário sobre a Kizomba no festival indiano do cinema

há 11 meses
O filme angolano “Kizomba sem fronteiras” está a concorrer no festival indiano de cinema, na categoria de melhor documentário. O evento inicia no dia 06 de Setembro.

Billboard elege melhores músicas e álbuns do K-Pop em 2020

há 7 meses
Na selecção de discos, a equipa do periódico escolheu 10 destaques para o ranking, que, surpreendentemente, não traz nem o BTS, nem o BLACKPINK, os dois maiores fenómenos do género actualmente.