Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

O músico português Dino D’santiago foi, ontem à noite, o principal destacado dos prémios Play, conquistando os galardões mais importantes da Música Portuguesa edição 2021, onde também concorriam os angolanos Paulo Flores e Prodígio.

O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino. 

Organizados pela Audiogest e com patrocínio e transmissão em directo da RTP, a terceira edição dos Play entregou um total de 12 prémios em diversas categorias.

Os angolanos Paulo Flores e Prodígio também concorriam na categoria Prémio Lusofonia, com a música “Nzambi”. O prémio acabou por ser conquistado pelo brasileiro Emicida (ft Gilberto Gil), com o tema “É Tudo Pra Ontem”.

Dino D’Santiago foi o principal vencedor da noite, repetindo o feito da primeira edição, em 2019, conquistando três dos prémios mais importantes: Prémio da Crítica, Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum. Veja a lista completa dos vencedores:

MELHOR GRUPO
Clã

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Louco” – Piruka feat. Bluay

MELHOR ÁLBUM
“Kriola” – Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA FEMININA
Capicua

MELHOR VIDEOCLIPE
“Assobia Para O Lado” – Carlão (Realizado por Fernando Mamede)

ARTISTA REVELAÇÃO
Cláudia Pascoal

MELHOR ÁLBUM FADO
“Do Coração” – Sara Correia

PRÉMIO LUSOFONIA
“É tudo pra ontem” – Emicida part. Gilberto Gil

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Dianho” – André Fernandes

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA
“Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” – Cupertinos

PRÉMIO DA CRÍTICA
Dino D’Santiago

as cargas mais recentes

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 1 ano
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 3 anos
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 2 anos

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 2 anos
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

Prodígio acaba com o “jogo” Pro Evolution e fãs reagem

há 2 anos
Intitulada Pro Evolution3, a última mixtape da saga lançada em 2015 contém nove faixas musicais das quais Fell Me, Negócio de Sentimentos e Minha Dor, que estão a receber “mar de elogios” dos fãs.

Preto Show apresenta novo álbum online

há 3 anos

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 10 meses
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 2 anos
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

União Africana e AFRIMA abrem formação grátis sobre como ganhar dinheiro na música

há 1 ano
A organização dos prémios africano de música e (AFRIMA) e a União Africana iniciam, a partir do dia 19 desde mês, um ciclo de conferências para capacitação de músicos, agentes musicais e empreendedores do sector, sobre como ganhar dinheiro no mundo da música.

Músico promete bater Miguel Neto por denúncias de plágio

há 2 anos
Esta não é a primeira vez que o radialista recebe avisos, mas acabou por chamar mais atenção, porque o músico denunciado deslocou-se à Radio Lac, emissora onde o referido programa é emitido, para proferir as ameaças pessoalmente.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 2 anos
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.

Novo single do Leo Príncipe já está disponível nas plataformas de streaming e YouTube

há 1 ano
Em 2021 está de regresso com o single “ As Bocas Só Falam”, um tema sobre o amor e a confiança plena de um casal

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 3 anos
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 2 anos
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Mamba Week: Nike celebra legado de Kobe Bryant

há 2 anos
Para celebrar a carreira de Kobe Bryant, a sua parceria de longa data e impacto na indústria desportiva, a Nike lançará a “Semana da Mamba” no domingo, 23 de Agosto, data em o “cinco vezes” campeão da NBA celebraria o 42º aniversário.

Erick Shine liberta “O Mais Bruto do Game Vol.3 – O Deus da Guerra”

há 3 anos
Há muito que Erick Shine não “era tido e nem achado” nas lides do hip hop nacional, mas recentemente o rapper prometeu disponibilizar um trabalho para a manutenção daquilo que é o seu legado, e assim o fez.