Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

O músico português Dino D’santiago foi, ontem à noite, o principal destacado dos prémios Play, conquistando os galardões mais importantes da Música Portuguesa edição 2021, onde também concorriam os angolanos Paulo Flores e Prodígio.

O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino. 

Organizados pela Audiogest e com patrocínio e transmissão em directo da RTP, a terceira edição dos Play entregou um total de 12 prémios em diversas categorias.

Os angolanos Paulo Flores e Prodígio também concorriam na categoria Prémio Lusofonia, com a música “Nzambi”. O prémio acabou por ser conquistado pelo brasileiro Emicida (ft Gilberto Gil), com o tema “É Tudo Pra Ontem”.

Dino D’Santiago foi o principal vencedor da noite, repetindo o feito da primeira edição, em 2019, conquistando três dos prémios mais importantes: Prémio da Crítica, Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum. Veja a lista completa dos vencedores:

MELHOR GRUPO
Clã

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Louco” – Piruka feat. Bluay

MELHOR ÁLBUM
“Kriola” – Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA FEMININA
Capicua

MELHOR VIDEOCLIPE
“Assobia Para O Lado” – Carlão (Realizado por Fernando Mamede)

ARTISTA REVELAÇÃO
Cláudia Pascoal

MELHOR ÁLBUM FADO
“Do Coração” – Sara Correia

PRÉMIO LUSOFONIA
“É tudo pra ontem” – Emicida part. Gilberto Gil

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Dianho” – André Fernandes

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA
“Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” – Cupertinos

PRÉMIO DA CRÍTICA
Dino D’Santiago

as cargas mais recentes

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 12 meses
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 4 meses
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 1 ano
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 2 anos
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 1 ano
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 7 meses
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Larama: Causa da morte será revelada após autópsia

há 11 meses
Ao contrário do que se noticiou, nas primeiras horas de hoje, Larama não foi encontrado morto, segundo esclareceu Maya Cool -Tio do malogrado-, em entrevista ao Fala Angola.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 1 ano
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 1 ano
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 3 meses
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 2 anos
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 4 meses
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 8 meses

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 1 ano

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 1 ano
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Repertório entre Znobia X Havaiana acontece já nesta sexta-feira

há 1 ano
Inicialmente marcado para o dia 22, o evento interactivo foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira dia 29 de Maio, no Facebook e Instagram “Carga Magazine”. O Repertório não é literalmente um duelo, mas um desfile hits.