Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

O músico português Dino D’santiago foi, ontem à noite, o principal destacado dos prémios Play, conquistando os galardões mais importantes da Música Portuguesa edição 2021, onde também concorriam os angolanos Paulo Flores e Prodígio.

O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino. 

Organizados pela Audiogest e com patrocínio e transmissão em directo da RTP, a terceira edição dos Play entregou um total de 12 prémios em diversas categorias.

Os angolanos Paulo Flores e Prodígio também concorriam na categoria Prémio Lusofonia, com a música “Nzambi”. O prémio acabou por ser conquistado pelo brasileiro Emicida (ft Gilberto Gil), com o tema “É Tudo Pra Ontem”.

Dino D’Santiago foi o principal vencedor da noite, repetindo o feito da primeira edição, em 2019, conquistando três dos prémios mais importantes: Prémio da Crítica, Melhor Artista Masculino e Melhor Álbum. Veja a lista completa dos vencedores:

MELHOR GRUPO
Clã

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Louco” – Piruka feat. Bluay

MELHOR ÁLBUM
“Kriola” – Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Dino D’Santiago

MELHOR ARTISTA FEMININA
Capicua

MELHOR VIDEOCLIPE
“Assobia Para O Lado” – Carlão (Realizado por Fernando Mamede)

ARTISTA REVELAÇÃO
Cláudia Pascoal

MELHOR ÁLBUM FADO
“Do Coração” – Sara Correia

PRÉMIO LUSOFONIA
“É tudo pra ontem” – Emicida part. Gilberto Gil

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Dianho” – André Fernandes

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA
“Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” – Cupertinos

PRÉMIO DA CRÍTICA
Dino D’Santiago

as cargas mais recentes

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 2 anos
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 1 ano
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Yuri da Cunha detalha Show “Cantar Teta Lando” em conferência de imprensa

há 2 anos
O músico Yuri da Cunha realiza, nos dias 9 e 10 de Abril, dois shows interpretando os temas do malogrado Teta Lando, cuja apresentação será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Março.

HBO estreia documentário musical com Plutónio e Dino D’ Santiago

há 11 meses
Denominado ‘Acustic Home’, o programa dará a conhecer o universo de “dez artistas do mundo da música, através de um concerto acústico e de testemunhos das suas próprias experiências”, lê-se numa nota divulgada pela imprensa portuguesa.

Morreu ‘Bang’ produtor moçambicano

há 2 anos
Morreu esta manhã (segunda-feira), vítima de doença, o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho “Bang”, esposo da cantora Lizha James.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 2 anos
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Projecto acústico `Lud Session´ emplaca topo do YouTube por seis dias consecutivos

há 1 ano
Disponibilizado on-line, o dueto entre Ludmilla que se assume bissexual e Glória Groove, drag, ficou marcado pela representatividade LGBTQIA+, uma parceria que ficou por dias seguidos no top 10 do YouTube e no top 200 do Spotify, noticiou o POPline.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 2 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

há 1 ano
O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Duetos N´avenida: “É um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade”.

há 3 anos
Projecto musical reafirma inclusão e valorização artística na abertura da 4ª temporada.

Vênias aos Filipes

há 3 anos
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Após especulações de internamento por Covid-19 Anitta recebe alta hospitalar

há 2 anos

Videoclip da música `Semba original´ já está disponível no YouTube

há 1 ano
`Semba original´ está disponível desde as 19 horas de hoje, no canal oficial do YouTube de Paulo Flores. No clipe, Ti Paulito recria a própria infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba.

Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

há 2 anos
A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 2 anos
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 2 anos
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.