Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

A antologia de poesia reúne o pensamento de poetas que, desde o século XVII, são o espelho criativo dos aspectos sociológicos do país. Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor é o título da obra organizada por Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira, e que está disponível de forma mais abrangente.

A obra traz nomes como Agualusa , Manuel Rui, Ana Paula Tavares, Lopito Feijóo, Amélia Dalomba ou Ondjaki e vai para as bancas portuguesas na próxima terça-feira, depois de uma edição menos completa tirada em Angola, em 2011.

A edição atravessa os “primórdios da literatura angolana” e terminam na última geração de poetas. “A poesia angolana, como a de qualquer outro país, tem muito a ver com a realidade passada, presente e futura”, sublinha Carlos Ferreira, co-autor da obra, e “acompanhou a evolução de todo o processo político e é um espelho criativo dos vários aspectos sociológicos de Angola”, refere.

Para o escritor, também conhecido por Cassé, há nesta obra um aspecto comum que se identifica ao longo dos séculos: “O sentido de profunda angolanidade, sem chauvinismos, integrado no concerto do africano e do universal”.

“A poesia angolana nunca teve características chauvinistas. É uma literatura extremamente patriótica, com profundo sentido de terra, mas ao mesmo tempo aberto às influências de África e do mundo inteiro”, disse à Lusa.

Composta por 700 páginas, o livro está dividido em três partes: Formas de arte verbal ou oratura, os precursores (séculos XVII a XIX) e modernidade e contemporaneidade (séculos XX e XXI).

Participou também na organização desta antologia a investigadora Irene Guerra Marques, autora da primeira antologia de literatura angolana (Poesia de Angola), em 1976, e de vários livros e trabalhos nas áreas da linguística e da investigação literária.

as cargas mais recentes

Documentário sobre Kanye West que vem sendo produzido há duas décadas estreia ainda este ano

há 10 meses
O documentário ainda sem título, já tem previsão de lançamento e acaba de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, que desembolsou nada menos que 30 milhões de dólares.

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 2 anos
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

Tina Turner entra no Rock & Roll Hall of Fame pela 2ª vez

há 3 meses

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 2 anos
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

Jaden Smith põe fim aos mistérios e anuncia a data do novo álbum

há 1 ano
O músico e actor Jaden Smith anunciou esta segunda-feira, para a próxima semana, a chegada do novo álbum “Cool Tape Volume 3” produzido pela MSFTS/Roc Nation e traz participações de Justin Bieber e Raury.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 1 ano
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 8 meses
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 1 ano
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 1 ano
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 1 ano
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 6 meses
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 1 ano
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 2 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.

Lil Wayne decepciona fãs ao apoiar Donald Trump nas eleições

há 1 ano
Embora a maioria do meio artístico demonstre total repúdio por Donald Trump, o artista de New Orleans não pareceu ter se intimidado com possíveis criticas e boicotes por se posicionar ao lado dele.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 10 meses

Do backstage ao palco: produtor executivo do Duetos N’Avenida aposta na carreira musical

há 4 semanas