Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

A antologia de poesia reúne o pensamento de poetas que, desde o século XVII, são o espelho criativo dos aspectos sociológicos do país. Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor é o título da obra organizada por Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira, e que está disponível de forma mais abrangente.

A obra traz nomes como Agualusa , Manuel Rui, Ana Paula Tavares, Lopito Feijóo, Amélia Dalomba ou Ondjaki e vai para as bancas portuguesas na próxima terça-feira, depois de uma edição menos completa tirada em Angola, em 2011.

A edição atravessa os “primórdios da literatura angolana” e terminam na última geração de poetas. “A poesia angolana, como a de qualquer outro país, tem muito a ver com a realidade passada, presente e futura”, sublinha Carlos Ferreira, co-autor da obra, e “acompanhou a evolução de todo o processo político e é um espelho criativo dos vários aspectos sociológicos de Angola”, refere.

Para o escritor, também conhecido por Cassé, há nesta obra um aspecto comum que se identifica ao longo dos séculos: “O sentido de profunda angolanidade, sem chauvinismos, integrado no concerto do africano e do universal”.

“A poesia angolana nunca teve características chauvinistas. É uma literatura extremamente patriótica, com profundo sentido de terra, mas ao mesmo tempo aberto às influências de África e do mundo inteiro”, disse à Lusa.

Composta por 700 páginas, o livro está dividido em três partes: Formas de arte verbal ou oratura, os precursores (séculos XVII a XIX) e modernidade e contemporaneidade (séculos XX e XXI).

Participou também na organização desta antologia a investigadora Irene Guerra Marques, autora da primeira antologia de literatura angolana (Poesia de Angola), em 1976, e de vários livros e trabalhos nas áreas da linguística e da investigação literária.

as cargas mais recentes

Projecto acústico `Lud Session´ emplaca topo do YouTube por seis dias consecutivos

há 1 semana
Disponibilizado on-line, o dueto entre Ludmilla que se assume bissexual e Glória Groove, drag, ficou marcado pela representatividade LGBTQIA+, uma parceria que ficou por dias seguidos no top 10 do YouTube e no top 200 do Spotify, noticiou o POPline.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 1 ano
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 5 meses

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 8 meses
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 5 meses

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 4 meses
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 4 meses
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

George Floyd era rapper e membro do mesmo grupo de DJ Screw nos anos 90

há 1 ano
À medida que mais informações começam a surgir sobre a morte de George Floyd, um homem negro que recentemente se mudou para Minneapolis e foi morto sufocado por um policial, tornou-se público que Floyd era na verdade um membro do lendário grupo de rap de DJ Screw, Screwed Up Click.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 1 ano
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Ary e Anselmo Ralph celebram o amor com um espectáculo “Ao Vivo”

há 6 meses

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 9 meses
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Catálogo musical de Aaliyah não chegará tão cedo às plataformas de streaming

há 4 meses
Após anunciar o lançamento de um canal oficial no Youtube, equipa de Aaliyah recua e comunica em nota que “não têm acesso ao acervo musical da artista”.

Telma Lee lança música surpresa em dia de aniversário

há 3 meses
Intitulada ‘Efatá’, o tema foi lançado na primeira hora do dia de hoje, em comemoração ao seu 28° aniversário. Por agora, a música está apenas disponível no canal oficial do YouTube de Telma Lee.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 11 meses
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

há 2 meses
São elegíveis, crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 1 ano
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.