Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

Chama-se Tribe-Sound e é constituído pelos djs e produtores Havaiana, Demony, Zinho Fox e Lenny Capoco, este último o vocalista. O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre  outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Está prestes a lançar um novo projecto musical. De que se trata?

Trata-se de um projecto de House Music, onde pretendemos nos destacar com maior intensidade a nível internacional com o género de fusão Afro House e o Kuduro.

Não é a primeira vez que embarca para este tipo de aventura. O que vai caracterizar este dos seus anteriores projectos?

É um projecto que une 4 elementos, nos quais 3 djs produtores e um vocalista. Os 4 elementos são Dj Havaiana, Dj Zinho Fox, Demony e Lenny Capoco. Não se trata só de um projecto musical, é um grupo. As músicas que havemos de lançar trarão muitas participações, tanto nacionais como estrangeiros.

Dj Havaiana acaba de criar um grupo. O que o motivou a formá-lo?

Sim. O grupo chama-se Tribe-Sound. Criamos o projecto porque queremos mostrar ao mundo que o estilo Afro House e Kuduro vindos de Angola possuem um ritmo convidativo. A ideia é levar além-fronteiras a cultura angolana.

Apesar de o Afro House feito em Angola ganhar adeptos, muitos preferem ouvir os sul-africanos ou o Naidja, por exemplo. Que planos traçaram para se imporem noutros mercados?

A Tribe-Sound vai partilhar experiências com djs e produtores externos. A Tribe-Sound não irá se limitar só com produções ou participações, internas, as ideias externas serão bem-vindas. Por outra, o Afro House é um estilo que nos identifica como africanos. Vamos trazer uma linha com instrumentos como a conga, a marimba e outros etc.

De forma minuciosa, o que vai caracterizar o  grupo?

Neste projecto de House Music ou Afro House e Kuduro, pretendemos realçar com maior frequência as línguas africanas de Angola, como o Umbundu, o Kimbundu, o Cokwé, o Nganguela e outras. O projecto poderá estender-se mas, com a vibe que nos identifica, como o House Music e o Kuduro. 

Quando é pretendem apresentar os primeiros frutos da Tribe-Sound?

O nosso primeiro projecto musical será lançado daqui a uma semana e estará disponível nas plataformas digitais, nacionais e internacionais.

De que será feito este primeiro projecto musical?

A Tribe-Sound já tem um EP com 5 faixas musicais e, umas das faixas iremos disponibilizar daqui a uma semana nas plataformas digitais. Esta música virá com um vídeoclipe.

O quê que Dj Havaiana ainda não alcançou e que espera obter com a Tribe-Sound?

É um projecto que visa expandir mais os estilos Afro House e o Kuduro além-fronteiras no bom ritmo, dançante da nossa mwangolé (Angola). Pretendemos alcançar metas consideráveis, metas que possam dignificar o bom nome da cultura nacional.

Significa que vão divulgar as línguas bantu de Angola através da música afro?

Sim. Geralmente as línguas africanas quando cantadas e bem interpretadas casam perfeitamente nos beats de House Music ou Afro House. A intenção é ver e ouvir os nossos trabalhos serem bem consumidos com grande intensidade em várias nações.

Quer descrever um pouco mais sobre  a música que a Tribe-Sound vai disponibilizar na próxima semana?

É  um Afro House Music (gênero de fusão da House Music) ao ritmo de Angola, com a vocalização perfeita e profunda de Lenny Capoco na língua Umbundu.

as cargas mais recentes

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 2 anos
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 3 anos

Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos

há 2 anos
O programa está a ser apoiada pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 3 anos
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 3 anos
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 2 anos
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 2 anos

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 3 anos
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

há 2 anos
No seu novo álbum, o músico faz uma homenagem aos “badius”, povo genética e eticamente oriundo da África e formados em Cabo-Verde. Exímios agricultores, este grupo caracterizava-se pela sua pele escura e destacava-se pela sua bravura e rebeldia ante a dominação colonial.

Shane Maquemba testa popularidade com álbum de estreia e tour por quatro países europeus

há 2 anos
O autor dos hits `Moré´, `Saco Vazio´, `Água da Vida´ e `Amor perfeito´, vai fazer a sua estreia discográfica no próximo dia 20 de Agosto, com o álbum `Gênesis´, que será apresentado numa tour, a ter início em Helsinky, na Finlândia.

Calema protagonizam espectáculos em Luanda e Benguela

há 2 anos
As “Estrelas do Sul”, como também são conhecidos, vêm a Angola para dois espectáculos em Luanda e Benguela, respectivamente, agendados para o mês de Dezembro.

Burna Boy apresenta detalhes do seu novo álbum produzido por P. Diddy

há 3 anos
Intitulado “Twice As Tall”, o novo álbum do músico nigeriano teve a produção executiva de Puff Diddy, Bosede Ogulu e o próprio Burna Boy.

Idris Elba volta a protagonizar o papel que o consagrou em novo filme derivado de `Luther´

há 2 anos
A série de TV que teve cinco temporadas no período compreendido entre 2010 a 2019, foi adaptada ao cinema patenteada pela Netflix e a BBC e traz no roteiro o DCI John Luther (Elba), “um policial britânico forte e altamente capaz da Unidade de Crimes Graves que confunde os limites entre seu trabalho e sua vida pessoal”.

Jay-Z liga para governador de Minnesota a exigir justiça

há 3 anos
Muitos rappers participaram de protestos em várias partes dos Estados Unidos da América a exigir justiça pela morte de George Floyd. Os que não puderam, contribuíram para o Freedom Funds, que fornece dinheiro sob fiança para os presos manifestantes.

Rádios observam semana de Artur Nunes

há 3 anos
De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Anna Joyce: “Este álbum poderia virar um filme”

há 2 anos
Mais do que simples depositário de experiências sensoriais e / ou relações amorosas e afectivas, o segundo álbum de Anna Joyce é uma personificação da cantora, desde a produção, composição, até a escolha dos intervenientes, como refere à Carga é “um trabalho de que muito se orgulha”.