Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

Chama-se Tribe-Sound e é constituído pelos djs e produtores Havaiana, Demony, Zinho Fox e Lenny Capoco, este último o vocalista. O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre  outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Está prestes a lançar um novo projecto musical. De que se trata?

Trata-se de um projecto de House Music, onde pretendemos nos destacar com maior intensidade a nível internacional com o género de fusão Afro House e o Kuduro.

Não é a primeira vez que embarca para este tipo de aventura. O que vai caracterizar este dos seus anteriores projectos?

É um projecto que une 4 elementos, nos quais 3 djs produtores e um vocalista. Os 4 elementos são Dj Havaiana, Dj Zinho Fox, Demony e Lenny Capoco. Não se trata só de um projecto musical, é um grupo. As músicas que havemos de lançar trarão muitas participações, tanto nacionais como estrangeiros.

Dj Havaiana acaba de criar um grupo. O que o motivou a formá-lo?

Sim. O grupo chama-se Tribe-Sound. Criamos o projecto porque queremos mostrar ao mundo que o estilo Afro House e Kuduro vindos de Angola possuem um ritmo convidativo. A ideia é levar além-fronteiras a cultura angolana.

Apesar de o Afro House feito em Angola ganhar adeptos, muitos preferem ouvir os sul-africanos ou o Naidja, por exemplo. Que planos traçaram para se imporem noutros mercados?

A Tribe-Sound vai partilhar experiências com djs e produtores externos. A Tribe-Sound não irá se limitar só com produções ou participações, internas, as ideias externas serão bem-vindas. Por outra, o Afro House é um estilo que nos identifica como africanos. Vamos trazer uma linha com instrumentos como a conga, a marimba e outros etc.

De forma minuciosa, o que vai caracterizar o  grupo?

Neste projecto de House Music ou Afro House e Kuduro, pretendemos realçar com maior frequência as línguas africanas de Angola, como o Umbundu, o Kimbundu, o Cokwé, o Nganguela e outras. O projecto poderá estender-se mas, com a vibe que nos identifica, como o House Music e o Kuduro. 

Quando é pretendem apresentar os primeiros frutos da Tribe-Sound?

O nosso primeiro projecto musical será lançado daqui a uma semana e estará disponível nas plataformas digitais, nacionais e internacionais.

De que será feito este primeiro projecto musical?

A Tribe-Sound já tem um EP com 5 faixas musicais e, umas das faixas iremos disponibilizar daqui a uma semana nas plataformas digitais. Esta música virá com um vídeoclipe.

O quê que Dj Havaiana ainda não alcançou e que espera obter com a Tribe-Sound?

É um projecto que visa expandir mais os estilos Afro House e o Kuduro além-fronteiras no bom ritmo, dançante da nossa mwangolé (Angola). Pretendemos alcançar metas consideráveis, metas que possam dignificar o bom nome da cultura nacional.

Significa que vão divulgar as línguas bantu de Angola através da música afro?

Sim. Geralmente as línguas africanas quando cantadas e bem interpretadas casam perfeitamente nos beats de House Music ou Afro House. A intenção é ver e ouvir os nossos trabalhos serem bem consumidos com grande intensidade em várias nações.

Quer descrever um pouco mais sobre  a música que a Tribe-Sound vai disponibilizar na próxima semana?

É  um Afro House Music (gênero de fusão da House Music) ao ritmo de Angola, com a vocalização perfeita e profunda de Lenny Capoco na língua Umbundu.

as cargas mais recentes

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 2 anos
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

Rihanna é “coroada” a cantora mais rica do Reino Unido

há 2 anos
A artista entra na categoria `Rich Times´ do Sunday Times, ocupando a 3ª posição com uma fortuna equivalente a 326 biliões de Kwanzas, acima de Adele, Ed Sheeran e Mick Jagger.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 1 ano
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 12 meses

TV Zimbo emite ‘Especial Manuel Rui Monteiro’ hoje a partir das 22:30

há 3 meses
A vida e obra do Poeta, contista, ensaísta e crítico, Manuel Rui Monteiro será hoje revisitada com um Especial na TV Zimbo, em alusão ao seu 80ª aniversário natalício.

‘Wonder Woman 1984’ estreia dia 25 de Dezembro no HBO Max e nos cinemas

há 1 ano
A novidade foi avançada pela directora do filme, Patty Jenkins e pela protagonista, Gal Gadot, na rede social Twitter. Ambas publicaram um texto afirmando que “Chegou a hora da estreia” e que o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e no serviço de streaming da WarnerMedia, HBO Max.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 1 ano
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

há 9 meses
Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 2 anos
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 10 meses
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 2 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Jay-Z leiloa “Trono que herdou há 25 anos” para ajudar instituições de caridade

há 7 meses
A peça simbólica reinterpreta e recontextualiza a capa do famoso álbum e cria uma visão contemporânea de um retrato que definiu uma era – como um comentário e lembrete de que Reasonable Doubt continua vital e novo até os dias de hoje.

Prodígio representa Angola na maior montra de Hip Hop do mundo

há 4 meses
Se houve dúvida sobre o convite a Cage One, Elizabeth Ventura e Anna Joyce, em 2020, para dar boas-vindas a África lusófona no Bet Awards, Prodígio vem agora testemunhar que a música angolana, particularmente o Hip Hop, caminha a passos firmes.

Future diz que, actualmente, nas ruas ele é melhor que Jay-Z

há 1 mês
O rapper Future considerou ontem que Jay-Z pode ser um ícone do rap, mas já não carrega tanto peso hoje no Hip Hop, principalmente em comparação com alguém como o próprio Future.

Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

há 2 meses
O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reja a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade, em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 2 anos
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.