Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

Chama-se Tribe-Sound e é constituído pelos djs e produtores Havaiana, Demony, Zinho Fox e Lenny Capoco, este último o vocalista. O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre  outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Está prestes a lançar um novo projecto musical. De que se trata?

Trata-se de um projecto de House Music, onde pretendemos nos destacar com maior intensidade a nível internacional com o género de fusão Afro House e o Kuduro.

Não é a primeira vez que embarca para este tipo de aventura. O que vai caracterizar este dos seus anteriores projectos?

É um projecto que une 4 elementos, nos quais 3 djs produtores e um vocalista. Os 4 elementos são Dj Havaiana, Dj Zinho Fox, Demony e Lenny Capoco. Não se trata só de um projecto musical, é um grupo. As músicas que havemos de lançar trarão muitas participações, tanto nacionais como estrangeiros.

Dj Havaiana acaba de criar um grupo. O que o motivou a formá-lo?

Sim. O grupo chama-se Tribe-Sound. Criamos o projecto porque queremos mostrar ao mundo que o estilo Afro House e Kuduro vindos de Angola possuem um ritmo convidativo. A ideia é levar além-fronteiras a cultura angolana.

Apesar de o Afro House feito em Angola ganhar adeptos, muitos preferem ouvir os sul-africanos ou o Naidja, por exemplo. Que planos traçaram para se imporem noutros mercados?

A Tribe-Sound vai partilhar experiências com djs e produtores externos. A Tribe-Sound não irá se limitar só com produções ou participações, internas, as ideias externas serão bem-vindas. Por outra, o Afro House é um estilo que nos identifica como africanos. Vamos trazer uma linha com instrumentos como a conga, a marimba e outros etc.

De forma minuciosa, o que vai caracterizar o  grupo?

Neste projecto de House Music ou Afro House e Kuduro, pretendemos realçar com maior frequência as línguas africanas de Angola, como o Umbundu, o Kimbundu, o Cokwé, o Nganguela e outras. O projecto poderá estender-se mas, com a vibe que nos identifica, como o House Music e o Kuduro. 

Quando é pretendem apresentar os primeiros frutos da Tribe-Sound?

O nosso primeiro projecto musical será lançado daqui a uma semana e estará disponível nas plataformas digitais, nacionais e internacionais.

De que será feito este primeiro projecto musical?

A Tribe-Sound já tem um EP com 5 faixas musicais e, umas das faixas iremos disponibilizar daqui a uma semana nas plataformas digitais. Esta música virá com um vídeoclipe.

O quê que Dj Havaiana ainda não alcançou e que espera obter com a Tribe-Sound?

É um projecto que visa expandir mais os estilos Afro House e o Kuduro além-fronteiras no bom ritmo, dançante da nossa mwangolé (Angola). Pretendemos alcançar metas consideráveis, metas que possam dignificar o bom nome da cultura nacional.

Significa que vão divulgar as línguas bantu de Angola através da música afro?

Sim. Geralmente as línguas africanas quando cantadas e bem interpretadas casam perfeitamente nos beats de House Music ou Afro House. A intenção é ver e ouvir os nossos trabalhos serem bem consumidos com grande intensidade em várias nações.

Quer descrever um pouco mais sobre  a música que a Tribe-Sound vai disponibilizar na próxima semana?

É  um Afro House Music (gênero de fusão da House Music) ao ritmo de Angola, com a vocalização perfeita e profunda de Lenny Capoco na língua Umbundu.

as cargas mais recentes

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 5 meses
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 2 meses
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Addy Buxexa lança single “Não Vai Embora” com a participação de Eudreezy

há 5 meses
A música é uma declaração de amor e, acima de tudo, um elogio à importância que as mulheres têm na vida dos homens. Com este single, Addy Buxexa quer também mostrar uma nova maturidade, com uma nova sonoridade e versatilidade.

Lil Wayne anuncia duplo lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´

há 2 meses
Um mês após informar à Variety que o seu “álbum favorito da série Carter estava a caminho”, Weezy, reiterou este sábado em entrevista à ESPN, que não tem planos de “desacelerar” tão cedo e que está para breve o lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 4 meses
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 3 meses
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 4 meses
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 4 semanas
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Euclides da Lomba: “Foi uma falha não atribuírmos nenhum prémio a Carlos Burity”

há 2 meses
A Direcção Nacional da Cultura diz sentir-se culpada e admite ter falhado pelo facto de não atribuir nenhum prémio a Carlos Burity e aventa a possibilidade de atribuição a título póstumo.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 4 meses
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 6 meses
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 6 dias
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Após destaque no Moda Luanda, Scró Q Cuia e Nerú Americano anunciam álbum de estreia

há 4 meses
Há dois anos era impossível pensar numa relação entre ambos. Scró Q Cuia e Nerú Americano vêm provando que são verdadeiros profissionais ao criarem os “Pintins”. A dupla anuncia o álbum de estreia, fala do tempo que vai durar a parceria, enumera as conquistas e desvenda os segredos da tamanha cumplicidade, deixando palavras de apreço para os angolanos.

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 7 meses
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 3 meses
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 4 meses
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.