DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Ao falar à Rádio Voz da América (Moçambique) sobre o mercado do Hip Hop, venda de CDs e a auto-sustentabilidade, considerou que as dificuldades económicas que o seu país enfrenta não ajuda artistas, músicos nem produtores musicais, mas a paixão pelo estilo fica cada vez mais forte.

Para tornar o negócio sustentável criou a opção da réplica e da duplicação. O projecto já lançou 39 desde 2017 dos 40 planeados. Entre os CDs mais vendidos pela produtora estão “Duduitos Way” do Duas Caras (2017), “Plata o Plomo” do Sleam Nigga (2018), “Sextas Felizes” do Hernâni da Silva (2018) e “Rapper do Povo” do Bander (2019).

Sobre o Hip Hop feminino naquele país, DJ Sidney disse que muita coisa tem que ser feita para melhorar a condição de trabalho das rappers e revelou que tem trabalhado com Carina Houston, para produzir um álbum com 17 vozes.

Quanto à auto-sustento do artista, explicou que o que arrecada com as vendas dos CDs serve apenas para cobrir o custo de fazer o disco, por isso torna-se imperativo que o artista trabalhe para conseguir espetáculos e se associe a outras marcas.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

Quando questionado sobre a qualidade do hip hop em Moçambique, o empresário respondeu que é muito boa, mas reconheceu que precisa haver uma melhora nas letras das músicas.

“Em termos de qualidade, o hip hop nacional, na minha opinião, é o melhor dos PALOP”.

Como empresário, seu maior desejo é ver os discos que produz serem autografados e vendidos em todas as províncias de Moçambique. Quer também trabalhar na padronização dos CDs, bem como no desenvolvimento da venda digital e ajudar a criar o auto-emprego para os ghostwriters.

as cargas mais recentes

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 9 meses
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 2 semanas
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 6 meses
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Prenda de Natal: Milionário Records apresenta colectânea musical

há 1 mês
Chega ao mercado angolano uma colectânea de canções sugestivas, repleta de estrelas da editora milonário records, apresentando vinte e oito músicas de doze artistas, que fazem parte da extensa família MR, cujo lançamento será feito durante quinze dias, trazendo várias propostas musicais no estilo Kizomba, R&B, Naija, Guetto Zouk, para este período fraternal do ano.

Música dos Linkin Park ultrapassa 1 bilião de visualizações no YouTube

há 7 meses
‘In the End’, do album “Hybrid Theory”, publicado em 2000, acaba por entrar na história, por ultrapassar, esta semana, mil milhões de visualizações no YouTube. O clássico dos Linkin Park é o segundo da banda a conseguir tal feito.

Começou uma nova era dos Autocines

há 9 meses
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Carlos Morais concorre para o smach da década

há 8 meses
O afundanço de Carlos Morais, no concurso, é referente ao jogo frente a Moçambique, no Afrobasket de 2013.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 4 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 3 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.

Kazuza, o Dj que virou “contador de sonhos”

há 3 semanas
Da sua versatilidade saíram dois álbuns, um dos quais com participações de Daboless, Mister K, Dr. Romeu e Jay Lourenzo, mas é com mesa misturadora que Djkazuza quer atingir o apogeu. Na música há dez anos, o deejay apresenta-se como um dos principais promotores da música eletrónica no país.

Paulo Miranda na “calha” do Fala Angola

há 8 meses
O radialista Paulo Miranda poderá ser o novo apresentador do espaço televisivo “Fala Angola”, na TV Zimbo, em substituição de Salú Gonçalves, apurou a Revista Carga de fonte oficial.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 7 meses
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Lil Saint falha no directo e Uami Ndongadas abre o #FestivalMúsicaNoKubico

há 10 meses

No Dia Mundial da Voz, entenda a importância de cuidar da saúde vocal

há 9 meses
À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apenar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.

Familiares confirmam morte de Manu Dibango pelo Covid-19

há 10 meses
Natural dos Camarões, Manu Dibango acabou por falecer hoje aos 86 anos num dos hospitais de Paris, depois de ter sido infectado no passado dia 18.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 9 meses