DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Ao falar à Rádio Voz da América (Moçambique) sobre o mercado do Hip Hop, venda de CDs e a auto-sustentabilidade, considerou que as dificuldades económicas que o seu país enfrenta não ajuda artistas, músicos nem produtores musicais, mas a paixão pelo estilo fica cada vez mais forte.

Para tornar o negócio sustentável criou a opção da réplica e da duplicação. O projecto já lançou 39 desde 2017 dos 40 planeados. Entre os CDs mais vendidos pela produtora estão “Duduitos Way” do Duas Caras (2017), “Plata o Plomo” do Sleam Nigga (2018), “Sextas Felizes” do Hernâni da Silva (2018) e “Rapper do Povo” do Bander (2019).

Sobre o Hip Hop feminino naquele país, DJ Sidney disse que muita coisa tem que ser feita para melhorar a condição de trabalho das rappers e revelou que tem trabalhado com Carina Houston, para produzir um álbum com 17 vozes.

Quanto à auto-sustento do artista, explicou que o que arrecada com as vendas dos CDs serve apenas para cobrir o custo de fazer o disco, por isso torna-se imperativo que o artista trabalhe para conseguir espetáculos e se associe a outras marcas.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

Quando questionado sobre a qualidade do hip hop em Moçambique, o empresário respondeu que é muito boa, mas reconheceu que precisa haver uma melhora nas letras das músicas.

“Em termos de qualidade, o hip hop nacional, na minha opinião, é o melhor dos PALOP”.

Como empresário, seu maior desejo é ver os discos que produz serem autografados e vendidos em todas as províncias de Moçambique. Quer também trabalhar na padronização dos CDs, bem como no desenvolvimento da venda digital e ajudar a criar o auto-emprego para os ghostwriters.

as cargas mais recentes

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 4 meses
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 1 ano
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 6 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

há 11 meses
O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Repertório entre Znobia X Havaiana acontece já nesta sexta-feira

há 11 meses
Inicialmente marcado para o dia 22, o evento interactivo foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira dia 29 de Maio, no Facebook e Instagram “Carga Magazine”. O Repertório não é literalmente um duelo, mas um desfile hits.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 7 meses
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 3 semanas
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

The Flaming Lips revolucionam espectáculos em tempos de Covid

há 3 meses
A banda de rock norte-americana The Flaming Lips criou uma maneira criativa de fazer shows ao vivo no meio da pandemia, os membros da banda e a plateia dentro de bolhas espaciais protectoras.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 10 meses
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 1 ano
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 10 meses
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 5 meses
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

19 anos depois Helga Fêty apresenta vídeo de “Entrega Total”

há 10 meses
Dezanove anos depois do lançamento da música “Entrega Total”, tema que dá título ao primeiro álbum de originais publicado em Fevereiro último, a cantora e actriz Helga Fêty apresenta o referido vídeo clipe, que traz participações de Presilha Calei e Loromance.

Vírus Inesperado: Filme de produção angolana é premiado em Londres

há 3 meses
O filme “Vírus Inesperado”, uma co-produção entre Henrique Sungo (produtor) e o santomense Felipe Anjos (editor), fala sobre o impacto do novo coronavírus na comunidade Palop no Reino Unido.

Fã de Taylor Swift condenado a 30 meses de prisão por perseguição

há 7 meses
O tribunal federal condenou esta semana Eric Swarbrick a 30 meses de prisão, depois do individuo ter se declarado culpado de perseguir e enviar cartas e e-mails ameaçadores a Taylor Swift.

Músico Paul McCartney lança livro infantil

há 1 mês