DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Ao falar à Rádio Voz da América (Moçambique) sobre o mercado do Hip Hop, venda de CDs e a auto-sustentabilidade, considerou que as dificuldades económicas que o seu país enfrenta não ajuda artistas, músicos nem produtores musicais, mas a paixão pelo estilo fica cada vez mais forte.

Para tornar o negócio sustentável criou a opção da réplica e da duplicação. O projecto já lançou 39 desde 2017 dos 40 planeados. Entre os CDs mais vendidos pela produtora estão “Duduitos Way” do Duas Caras (2017), “Plata o Plomo” do Sleam Nigga (2018), “Sextas Felizes” do Hernâni da Silva (2018) e “Rapper do Povo” do Bander (2019).

Sobre o Hip Hop feminino naquele país, DJ Sidney disse que muita coisa tem que ser feita para melhorar a condição de trabalho das rappers e revelou que tem trabalhado com Carina Houston, para produzir um álbum com 17 vozes.

Quanto à auto-sustento do artista, explicou que o que arrecada com as vendas dos CDs serve apenas para cobrir o custo de fazer o disco, por isso torna-se imperativo que o artista trabalhe para conseguir espetáculos e se associe a outras marcas.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

Quando questionado sobre a qualidade do hip hop em Moçambique, o empresário respondeu que é muito boa, mas reconheceu que precisa haver uma melhora nas letras das músicas.

“Em termos de qualidade, o hip hop nacional, na minha opinião, é o melhor dos PALOP”.

Como empresário, seu maior desejo é ver os discos que produz serem autografados e vendidos em todas as províncias de Moçambique. Quer também trabalhar na padronização dos CDs, bem como no desenvolvimento da venda digital e ajudar a criar o auto-emprego para os ghostwriters.

as cargas mais recentes

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 1 ano
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

há 1 ano
Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

Vozes alternativas abrem Clássicos na Kwanza

há 7 meses

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 1 ano
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 1 ano
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 12 meses
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 1 ano
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 4 meses
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 7 meses
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

José Neto é o novo técnico de basquetebol do Petro

há 1 ano
O técnico brasileiro José Neto é o novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda.

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 9 meses
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 1 ano
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Black Coffee apresenta set especial para o famoso concerto Tiny Desk da NPR

há 8 meses

2 Mundos: Novo filme de Hochi Fu estreia nos cinemas

há 1 ano
O filme estreia no dia 23 deste mês nas salas do Cine Max e traz à tona o drama amoroso vivido pela maioria dos artistas angolanos no início da carreira. Em breve entrevista à Carga, Hochi Fu fala das razões que o levaram a elaborar o roteiro.

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 1 ano
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Man Renas: “Tinha agendada uma tour pela Europa, mas foi tudo cancelado devido o Covid-19”

há 2 anos
Nem mesmo ele consegue explicar o “milagre”. Em apenas dois anos como profissional, Man Renas escreve a sua história. Diferente de outros, o djing foi o mais prejudicado pelo Covid-19. Teve que ver “tudo” cancelado. Mas, ainda assim, está a preparar um projecto invejável.