DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Ao falar à Rádio Voz da América (Moçambique) sobre o mercado do Hip Hop, venda de CDs e a auto-sustentabilidade, considerou que as dificuldades económicas que o seu país enfrenta não ajuda artistas, músicos nem produtores musicais, mas a paixão pelo estilo fica cada vez mais forte.

Para tornar o negócio sustentável criou a opção da réplica e da duplicação. O projecto já lançou 39 desde 2017 dos 40 planeados. Entre os CDs mais vendidos pela produtora estão “Duduitos Way” do Duas Caras (2017), “Plata o Plomo” do Sleam Nigga (2018), “Sextas Felizes” do Hernâni da Silva (2018) e “Rapper do Povo” do Bander (2019).

Sobre o Hip Hop feminino naquele país, DJ Sidney disse que muita coisa tem que ser feita para melhorar a condição de trabalho das rappers e revelou que tem trabalhado com Carina Houston, para produzir um álbum com 17 vozes.

Quanto à auto-sustento do artista, explicou que o que arrecada com as vendas dos CDs serve apenas para cobrir o custo de fazer o disco, por isso torna-se imperativo que o artista trabalhe para conseguir espetáculos e se associe a outras marcas.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

Quando questionado sobre a qualidade do hip hop em Moçambique, o empresário respondeu que é muito boa, mas reconheceu que precisa haver uma melhora nas letras das músicas.

“Em termos de qualidade, o hip hop nacional, na minha opinião, é o melhor dos PALOP”.

Como empresário, seu maior desejo é ver os discos que produz serem autografados e vendidos em todas as províncias de Moçambique. Quer também trabalhar na padronização dos CDs, bem como no desenvolvimento da venda digital e ajudar a criar o auto-emprego para os ghostwriters.

as cargas mais recentes

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 3 anos
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 2 anos

Masta anuncia novo EP com lançamento de single amanhã

há 2 anos
O tema intitula-se ‘Novo Normal’, estreia amanhã, 27, no Afro Music Channel e em seguida estará disponível no canal oficial do YouTube do artista. O single fará parte do de um novo EP, revelou hoje o rapper à revista Carga.

Globos de Ouro já tem indicados e será realizado em duas cidades

há 3 anos

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 3 anos
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

Carlos Morais concorre para o smach da década

há 3 anos
O afundanço de Carlos Morais, no concurso, é referente ao jogo frente a Moçambique, no Afrobasket de 2013.

Aline Frazão “escreve” novo disco

há 3 anos
A artista angolana Aline Frazão aproveita o momento para trabalhar no próximo disco, escrevendo músicas inéditas para um projecto que pretende concluir em 2021.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 3 anos
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 3 anos
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 3 anos
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 3 anos
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Segundo P. Diddy o R&B perdeu a sua essência e morreu

há 1 ano

Quavo reage às acusações: “Eu não agredi fisicamente Saweetie”

há 3 anos

Já está disponível a obra “Ressurreição” de Helena Dias

há 3 anos

Bonga abre espaço de discussões sobre a preservação da memória cultural africana

há 2 anos
O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências de vida social e artística.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

há 3 anos
Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.