O músico brasileiro, de 73 anos, revelou que padece de tremor essencial, uma condição neurológica que também foi diagnosticada no seu colega de profissão Caetano Veloso.
O tremor essencial é um dos transtornos de movimento mais comuns do mundo, com maior incidência entre idosos acima dos 65 anos e acomete homens e mulheres. Surge durante o movimento e pode acontecer em diferentes partes do corpo. Normalmente, está mais presente nas mãos, na cabeça e na voz.
Em entrevista ao jornal Globo, Djavan disse que está acometido pela doença. Especialistas descrevem que esses tipos de tremores têm duração de mais de três anos, sendo necessário, por isso, observar o histórico familiar para outras doenças neurológicas, se há factores que melhoram ou pioram a condição, se a pessoa usa drogas ou medicamentos e a localização desses tremores.
Os pontos de atenção para os tremores essenciais são:
- Tremores apenas nas mãos, membros superiores, cabeça ou voz;
- Tremores que persistem há mais de três anos
- Tremores dos dois lados do corpo (bilateral)
- Ausência de outras doenças neurológicas
- Causas e tratamento
As causas dos tremores que não têm causas patológicas podem ser diversas, segundo o neurocirurgião Cerqueira, como uso de drogas, de álcool, de nicotina, cafeína em excesso, antidepressivos em excesso, antipsicóticos ou alguns medicamentos para asma e arritmia.
Em alguns casos, é preciso uso de medicamentos específicos para tratar os tremores. Caso nenhum outro tratamento funcione e o quadro seja grave, é possível amenizar o problema por meio de cirurgias.