Dji Tafinha factura o equivalente a cerca de 15 milhões de Kwanzas em direitos autorais

O músico é dos artistas angolanos que mais factura com direitos autorais em Portugal e aproveita o dinheiro para reinvestir. E, enquanto os colegas se debatem com os problemas de divisas, o produtor facilmente dá a volta por cima, recorrendo aos rendimentos da Sociedade Portuguesa de Autores.

Quase todos sabem o tipo de artista que é, mas ninguém provavelmente saiba que, se tivermos de mencionar cinco ou dez músicos angolanos que mais dinheiro recebem dos direitos autorais em Portugal, Dji Tafinha estaria entre os cinco primeiros ou permeava os dez. O músico produziu para principais referências da nossa música, Anselmo Ralph, Yola Semedo e Zona 5 são alguns deles.

Dji Tafinha é das vozes autorizadas para falar da importância de estar inscrito numa sociedade de autores. É membro da Sociedade Portuguesa de Autores há sensivelmente seis anos e, recentemente, tornou-se membro associado da Sadia. O músico foi um dos intervenientes ao Live da revista Carga, sobre “o papel da SADIA no mercado da música” e o “Impacto do Covid-19 no mercado musical”.

Durante o fórum, partilhou a sua experiência, revelando que já chegou a receber até 20 mil Euros, cerca de 14 milhões 945 mil Kwanzas (câmbio actual) de rendimentos autorais, faseadamente. Valores que aplicou em outros investimentos e alavancou sua marca na Europa.

“Se tivesse que fazer uma escala de artistas angolanos que ganham muito bem com os direitos de autores em Portugal, eu era capaz de dizer que nos 5 a 10 eu estaria. Daquilo que pude ganhar da SPA, reinvesti e reinvisto até hoje o que ganho lá fora. Eu já cheguei a receber de direitos de autores perto de 20 mil Euros”, revelou.

E, enquanto os colegas enfrentam problemas de divisas, o autor de “Duetos” recorre aos rendimentos da entidade gestora dos seus direitos autorais, por isso, augura que a Sociedade Angolana de Direitos de Autores continue a trabalhar, porque os artistas precisam de incentivos de género.

“Num momento como estes, o meu ganha-pão, em termos de divisas, é SPA. Se nós conseguirmos traduzir isto para Angola, seria magnifico, ganhávamos todos, tínhamos muito mais capacidade de produzir mais música, porque os artistas precisam deste estimulo”, aconselhou. 

O artista recebe até hoje relatórios de rendimentos de canções que produziu para outros artistas há cinco ou 10 anos e realça que quando se produz os famosos clássicos, o “bolo” também é maior. “Desde o momento que me inscrevi na Sociedade Portuguesa de Autores, comecei instantaneamente a ganhar pela repercussão das minhas músicas, ou seja, estou quieto em casa, numa época como esta da pandemia, recebo algum emailsinho, da SPA a dizer seu saldo é de  x euros”, partilhou.

Humilde, Tafinha reconheceu que nunca foi dos músicos angolanos de maiores concertos. O segredo da estabilidade na carreira está na forma como capitaliza os meios que dispõe. Aconselha, no entanto, outros artistas a, no acto da negociação, assinarem sempre algum documento.

as cargas mais recentes

José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

há 1 mês
Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos.

Totó regressa ao Show do Mês

há 10 meses
O músico Totó St será a próxima atração do Show do Mês Live, agendado para sábado (21), com transmissão na TPA 2 e Internacional, além da página da Nova Energia no Youtube. A primeira vez que Totó esteve no Show do Mês foi na quarta temporada, ainda no Royal Plaza.

BAI Dança Com Ritmo está de volta

há 6 meses
A partir deste sábado, dia 10 de Abril poderá acompanhar o maior concurso televisivo de dança em Angola, que está de volta ao ZAP Viva com a retransmissão dos castings.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 6 meses
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 6 meses

Drake anuncia lançamento de nova colecção de roupas e calçados com a Nike

há 10 meses
Depois da parceria com a Jordan Brand, Drake vai, finalmente, lançar uma colecção de vestuário com a Nike, uma ideia já antes divulgada nas redes sociais e que acabou por ser confirmada pelo próprio.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 11 meses
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 1 ano
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 1 ano
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 1 ano
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

MixedByAli afirma que Kendrick Lamar “tem material inédito e suficiente para seis discos”

há 10 meses
MixedByAli cedeu uma entrevista ao podcast de Kevin Durant e explicou poderia rapidamente montar seis discos inéditos, da autoria de Kendrick Lamar, mas que não o faz, porque o rapper acredita que pode sempre fazer melhor.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 1 ano
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 1 ano
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 1 ano
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 1 ano
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 9 meses
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.