Dji Tafinha factura o equivalente a cerca de 15 milhões de Kwanzas em direitos autorais

O músico é dos artistas angolanos que mais factura com direitos autorais em Portugal e aproveita o dinheiro para reinvestir. E, enquanto os colegas se debatem com os problemas de divisas, o produtor facilmente dá a volta por cima, recorrendo aos rendimentos da Sociedade Portuguesa de Autores.

Quase todos sabem o tipo de artista que é, mas ninguém provavelmente saiba que, se tivermos de mencionar cinco ou dez músicos angolanos que mais dinheiro recebem dos direitos autorais em Portugal, Dji Tafinha estaria entre os cinco primeiros ou permeava os dez. O músico produziu para principais referências da nossa música, Anselmo Ralph, Yola Semedo e Zona 5 são alguns deles.

Dji Tafinha é das vozes autorizadas para falar da importância de estar inscrito numa sociedade de autores. É membro da Sociedade Portuguesa de Autores há sensivelmente seis anos e, recentemente, tornou-se membro associado da Sadia. O músico foi um dos intervenientes ao Live da revista Carga, sobre “o papel da SADIA no mercado da música” e o “Impacto do Covid-19 no mercado musical”.

Durante o fórum, partilhou a sua experiência, revelando que já chegou a receber até 20 mil Euros, cerca de 14 milhões 945 mil Kwanzas (câmbio actual) de rendimentos autorais, faseadamente. Valores que aplicou em outros investimentos e alavancou sua marca na Europa.

“Se tivesse que fazer uma escala de artistas angolanos que ganham muito bem com os direitos de autores em Portugal, eu era capaz de dizer que nos 5 a 10 eu estaria. Daquilo que pude ganhar da SPA, reinvesti e reinvisto até hoje o que ganho lá fora. Eu já cheguei a receber de direitos de autores perto de 20 mil Euros”, revelou.

E, enquanto os colegas enfrentam problemas de divisas, o autor de “Duetos” recorre aos rendimentos da entidade gestora dos seus direitos autorais, por isso, augura que a Sociedade Angolana de Direitos de Autores continue a trabalhar, porque os artistas precisam de incentivos de género.

“Num momento como estes, o meu ganha-pão, em termos de divisas, é SPA. Se nós conseguirmos traduzir isto para Angola, seria magnifico, ganhávamos todos, tínhamos muito mais capacidade de produzir mais música, porque os artistas precisam deste estimulo”, aconselhou. 

O artista recebe até hoje relatórios de rendimentos de canções que produziu para outros artistas há cinco ou 10 anos e realça que quando se produz os famosos clássicos, o “bolo” também é maior. “Desde o momento que me inscrevi na Sociedade Portuguesa de Autores, comecei instantaneamente a ganhar pela repercussão das minhas músicas, ou seja, estou quieto em casa, numa época como esta da pandemia, recebo algum emailsinho, da SPA a dizer seu saldo é de  x euros”, partilhou.

Humilde, Tafinha reconheceu que nunca foi dos músicos angolanos de maiores concertos. O segredo da estabilidade na carreira está na forma como capitaliza os meios que dispõe. Aconselha, no entanto, outros artistas a, no acto da negociação, assinarem sempre algum documento.

as cargas mais recentes

Sílvio Nascimento e Adjany Costa representam Angola na Oxford Africa Conference

há 2 anos
Ao actor angolano cabe a responsabilidade de abordar assuntos ligados à realização de filmes, produção cinematográfica em África e as vantagens que o continente dispõe para o fim, enquanto a bióloga e ex-ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa intervirá no Painel sobre Ambiente.

NGA assume responsabilidade do Rap angolano nos Bet Awards

há 2 anos

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 3 anos
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

há 2 anos
Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 3 anos
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Elon Musk brinca sobre comprar a Coca-Cola “para colocar a cocaína de volta”

há 1 ano
De acordo com a própria história da bebida, a Coca-Cola foi originada em 1886 pelo farmacêutico de Atlanta John Pemberton. Continha cocaína na forma de um extrato da folha de coca, já que a cocaína era um ingrediente legal e comum em medicamentos na época, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 2 anos

Paulo Flores acaba de lançar novo álbum

há 2 anos
O álbum Independência do músico Paulo Flores já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e de streaming e nas lojas de música. Para acompanhar o 17.° álbum, Ti Paulito disponobilizou também um videoclipe.

Cleyton M cria versão de James Brown e Michael Jackson no Afro House

há 2 anos
Diferente dos anteriores sucessos, na nova música, Cleyton M (des)constrói sua personagem a partir do lendário James Brown e Michael Jackson num tema que versa bem os tempos actuais.

C4 Pedro é o artista angolano que mais vende nas plataformas de streaming

há 2 anos
O relatórios do Spotify, Apple Music, Boom Play e Deezer indicam que, o autor de “Pele Negra” é angolano que mais vendeu nas plataformas de rscuta, com mais de 7 milhões de streamings, só no primeiro trimestre de 2021.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 2 anos

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 3 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Polícia faz buscas e apreende o equivalente a 56 milhões de Kwanzas de Nego do Borel

há 2 anos
As buscas e apreensões estão relaccionadas com a participação que Duda Reis, ex-noiva do músico brasileiro, prestou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) há 15 dias, alegando que Nego de Borel a teria agredido constantemente durante o relacionamento amoroso que terminou em Dezembro do ano passado.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 3 anos
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Jay Z encerra academia de Boxe por causa da crise

há 3 anos
A Roc Nation Sports, subsidiária da Roc Nation, empresa do músico e empresário Jay Z, decidiu abandonar a modalidade de boxe, após colocar vários atletas em competições profissionais internacionais.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 2 anos
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.