A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades: A personalidade raivosa de “X” que foi criada “para proteger Earl”. O artista é “DMX”, que também cuida de “Earl”, mas ele é “muito mais manso”.
O documentário “Ruff Ryders Chronicles” traz um olhar abrangente sobre a ascensão de uma das gravadoras mais icônicas do Hip Hop e os artistas que ajudaram a moldá-la, incluindo The LOX, Eve, Swizz Beatz e DMX, noticiou a Complex.
O episódio de DMX, tornou-se o mais emotivo pelo facto de ser questionado sobre como lida com sua saúde mental. Apesar de hesitar em responder, explicou que as personalidades “estão aqui para me ajudar na vida. Não sei se os fiz ou se Deus os deu para mim, ou talvez as circunstâncias e situações sim.”
Noutra parte do documentário, a ex-mulher de DMX, Tashera Simmons, explicou que “Earl”, o nome verdadeiro do rapper, é a criança que o rapper era na altura em que o pai abandonou a família, e a mãe “não sabia como lidar com ele”. Consequentemente, Simmons sugeriu que a personalidade mais agressiva de “X” foi criada “para proteger Earl de assumir todo o trauma de sua infância”, o chamou de “o zangado”. Enquanto isso, “DMX” é o artista que cuida de “Earl”, mas ele é “muito mais manso”.
X já havia abordado sobre este assunto antes, em uma entrevista de 2011 ao ABC 15 Arizona, onde admitiu que lutava contra o transtorno bipolar – mas mencionou apenas duas personalidades.