Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Adimaldo é professor autodidacta e criou Tok’ Aki, uma escola de música que administra aulas de piano, guitarra, canto, flauta, bateria, violino, kissanje, saxofone, dikanza só para citar alguns.

Seu envolvimento com a música começou na infância. Mais tarde, aperfeçoou e hoje suas habilidades vão da guitarra, passando pelo piano até aos instrumentos de sopro.

Como a união faz a força, o maestro de 22 anos uniu-se a mais vinte profissionais e esão a tranformar a Tok’ Aki numa grande escola de música.

O projecto que começou há um ano com lições de casa em casa e online já formou cerca de 60 alunos.

O professor deixa algumas dicas para os amantes da boa música.

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

De economista para professor de música parece ser muito distante. Como é que tudo começa?

Interessante questão. Na verdade, sempre fui apaixonado por música, inclusive também sou pianista, tenho noções de guitarra e flauta. Aproveitei do estudo em Economia e Gestão para saber como empreender melhor e concomitantemente fazê-lo na área da música.

Como e onde foi que aprendeu música?
Autodidactismo. Na igreja tinha um piano, que não estava a ser usado, eu passava horas e horas praticando e, mais tarde, um casal missionário ofertou-me um teclado , continuei a praticar e aprimorar. Depois, recebi algumas reciclagens de quem sabia melhor do que eu, e até hoje venho aprendendo.

Para um empreendedor, investir em escola de música parece ser muito arriscado, uma vez que a maioria dos artistas torna-se cantor em função do talento, e não propriamente por passar numa escola. O que lhe motivou a apostar na música?

Vi uma grande oportunidade porque as pessoas são mais produtivas quando trabalham com aquilo que amam e gostam.

Em Angola, os instrumentistas são pouco valorizados. Realçar aqui que olhando nessa perspectiva, comecei eu mesmo ensinando música ao domicílio, depois o número foi crescendo e hoje temos um team de 20 professores, cantores e intérpretes, tanto do sexo masculino como do sexo feminino. Alguns deles vieram dos bairros e hoje auferem mais do que um salário mínimo e conseguem suster eles e as famílias com o dinheiro do seu talento ou arte, que é a música neste caso.

Começou no piano. Como foi possivel evoluir para outros instrumentos músicais?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

O segredo é a prática. Quando se aprende um instrumento, abrem-se portas para facilmente aprender outros. A música é universal, um dó no piano, continua sendo dó em outros instrumentos.

Quantos e que instrumentos pode tocar?

Eu toco piano, leio música (partituras) e faço arranjos. Guitarra toco alguns acordes e flauta sei as notas naturais.

É realmente emocionante. Quando olha para o nível que atingu e pensa em como tudo começou, o que lhe vem à alma?

Sentimento de gratidão, porque o dever ainda não foi cumprido e nem tão pouco chegámos onde tenciono. Sinto muita alegria e isso me impulsiona a acreditar que é possível, independentemente de qualquer situação. Então, vamos continuar a trabalhar arduamente.

Quem mais procura pelos seus serviços? Os músicos o solicitam?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Tivemos o privilégio de administrar aulas de canto ao Silvanio Ramos “Nlaukiddy” proveniente do Zaire e que tem músicas com Paulelson, Lil Saint, Nanuto.

Em termos de aprendizagem em que áreas os alunos mais se destacam?

Isso é muito relativo, porque depende muito da prática. Posso dizer que na sua maioria têm mais facilidade com as aulas de guitarra, mas, no seu todo, são bem dedicados.

Tecnicamente como é dar aulas de música em Angola?

Fim ao cabo acaba sendo proveitoso dar aulas aqui em Angola e ver o avanço que temos tido até aqui.

É das pessoas mais indicadas para falar sobre a qualidade de música que consumimos.

Temos poucos artistas investindo em licenciaturas em música, presumo que a busca de mais conhecimento poderia fortalecer o ecossistema no mundo da música

Qual é o seu maior sonho?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Gerar riqueza para mim e distribuir para a comunidade que estou inserido, por meio de novos postos de empregos, mudança de vida e impactar pessoas.

Aproveito para dizer que estou aberto a parcerias, sejam eles músicos ou empreendedores nessa área.

as cargas mais recentes

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 2 anos
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 2 anos
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

há 2 anos
A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 2 anos
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 2 anos
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

The advantages and Negatives of Informal Hookup Assessments

há 3 meses

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 1 ano
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Lewis Hamilton eliminado do Q1 da Arábia Saudita com a pior classificação

há 6 meses
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, foi eliminado, este sábado, do Q1 do GP da Arábia Saudita. O heptacampeão obteve a pior classificação ao ficar fora em 16° posição.

Banda vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2021 está a ser investigada

há 1 ano
O grupo italiano Måneskin está a ser investigado por suspeito uso de drogas em palco e, apesar de já ter categoricamente rejeitado as alegações, o seu vocalista será submetido a testes de despistagem, caso se confirme a suspeita, o prémio pode vir a ser anulado.

Desapego: Flagelo Urbano brinda ouvintes com nova música em dia de aniversário

há 12 meses
Não é apenas mais um single, ‘Desapego’ é um marco na carreira de Ngola Sambala que já conta mais de 20 anos. Pela primeira vez, uma música da sua autoria será acompanhada de videoclip.

James Harden foi detido e Lil Baby preso em Paris por porte de cannabis

há 1 ano
A TMZ informou na tarde de ontem, que o astro do basquetebol James Harden foi apenas detido, enquanto que Lil Baby chegou a ser preso e levado a uma delegacia em Paris, após a abordagem da polícia ao carro em que ambos seguiam, por supostamente sentir o cheiro do alucinogénio.

Documentário ‘Para Lá dos Meus Passos’ vence a 1°edição do DOCLuanda-Festival Internacional de Cinema Documental

há 6 meses

Mark Sport apresenta projecto “2022 bolas no Ar”

há 10 meses
A empresa angolana de eventos desportivos Marksport apresenta segunda-feira, em Luanda, o projecto social “2022 bolas no Ar”, cujo objectivo é ajudar clubes, núcleos e programas comunitários com problemas de material, bolas em particular.

Rapper britânico Ty morre de Covid-19

há 2 anos
Após um mês de internamento hospitalar, Ty, rapper britânico de origem nigeriana, morreu quinta-feira aos 47 anos, vítima de Covid-19, segundo noticiou o Mirror.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 2 anos
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

5ª edição do Slam Tundawala tem início dia 29

há 6 dias
O Centro cultural Brasil Angola, acolhe mais uma vez, de 29 de Setembro a 1 de Outubro, o Slam Tundawala, um festival de poesia e performance que tem o objectivo de fomentar a literatura oral e impulsionar a competição saudável e criativa a partir de batalhas de poesia falada em Angola.