Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Adimaldo é professor autodidacta e criou Tok’ Aki, uma escola de música que administra aulas de piano, guitarra, canto, flauta, bateria, violino, kissanje, saxofone, dikanza só para citar alguns.

Seu envolvimento com a música começou na infância. Mais tarde, aperfeçoou e hoje suas habilidades vão da guitarra, passando pelo piano até aos instrumentos de sopro.

Como a união faz a força, o maestro de 22 anos uniu-se a mais vinte profissionais e esão a tranformar a Tok’ Aki numa grande escola de música.

O projecto que começou há um ano com lições de casa em casa e online já formou cerca de 60 alunos.

O professor deixa algumas dicas para os amantes da boa música.

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

De economista para professor de música parece ser muito distante. Como é que tudo começa?

Interessante questão. Na verdade, sempre fui apaixonado por música, inclusive também sou pianista, tenho noções de guitarra e flauta. Aproveitei do estudo em Economia e Gestão para saber como empreender melhor e concomitantemente fazê-lo na área da música.

Como e onde foi que aprendeu música?
Autodidactismo. Na igreja tinha um piano, que não estava a ser usado, eu passava horas e horas praticando e, mais tarde, um casal missionário ofertou-me um teclado , continuei a praticar e aprimorar. Depois, recebi algumas reciclagens de quem sabia melhor do que eu, e até hoje venho aprendendo.

Para um empreendedor, investir em escola de música parece ser muito arriscado, uma vez que a maioria dos artistas torna-se cantor em função do talento, e não propriamente por passar numa escola. O que lhe motivou a apostar na música?

Vi uma grande oportunidade porque as pessoas são mais produtivas quando trabalham com aquilo que amam e gostam.

Em Angola, os instrumentistas são pouco valorizados. Realçar aqui que olhando nessa perspectiva, comecei eu mesmo ensinando música ao domicílio, depois o número foi crescendo e hoje temos um team de 20 professores, cantores e intérpretes, tanto do sexo masculino como do sexo feminino. Alguns deles vieram dos bairros e hoje auferem mais do que um salário mínimo e conseguem suster eles e as famílias com o dinheiro do seu talento ou arte, que é a música neste caso.

Começou no piano. Como foi possivel evoluir para outros instrumentos músicais?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

O segredo é a prática. Quando se aprende um instrumento, abrem-se portas para facilmente aprender outros. A música é universal, um dó no piano, continua sendo dó em outros instrumentos.

Quantos e que instrumentos pode tocar?

Eu toco piano, leio música (partituras) e faço arranjos. Guitarra toco alguns acordes e flauta sei as notas naturais.

É realmente emocionante. Quando olha para o nível que atingu e pensa em como tudo começou, o que lhe vem à alma?

Sentimento de gratidão, porque o dever ainda não foi cumprido e nem tão pouco chegámos onde tenciono. Sinto muita alegria e isso me impulsiona a acreditar que é possível, independentemente de qualquer situação. Então, vamos continuar a trabalhar arduamente.

Quem mais procura pelos seus serviços? Os músicos o solicitam?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Tivemos o privilégio de administrar aulas de canto ao Silvanio Ramos “Nlaukiddy” proveniente do Zaire e que tem músicas com Paulelson, Lil Saint, Nanuto.

Em termos de aprendizagem em que áreas os alunos mais se destacam?

Isso é muito relativo, porque depende muito da prática. Posso dizer que na sua maioria têm mais facilidade com as aulas de guitarra, mas, no seu todo, são bem dedicados.

Tecnicamente como é dar aulas de música em Angola?

Fim ao cabo acaba sendo proveitoso dar aulas aqui em Angola e ver o avanço que temos tido até aqui.

É das pessoas mais indicadas para falar sobre a qualidade de música que consumimos.

Temos poucos artistas investindo em licenciaturas em música, presumo que a busca de mais conhecimento poderia fortalecer o ecossistema no mundo da música

Qual é o seu maior sonho?

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

Gerar riqueza para mim e distribuir para a comunidade que estou inserido, por meio de novos postos de empregos, mudança de vida e impactar pessoas.

Aproveito para dizer que estou aberto a parcerias, sejam eles músicos ou empreendedores nessa área.

as cargas mais recentes

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 9 meses
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 10 meses
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 1 ano
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 9 meses
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Enlightened Path: Quarto álbum de DJ Djeff já está disponível em Angola

há 6 meses
Este que é o seu quarto álbum de originais, foi desenvolvido ao longo deste último ano, e muito, influenciado pelas inúmeras actuações por este mundo fora e subsequente experiências.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 6 meses
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 2 dias
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 7 meses
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 5 meses
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.

Show do Mês com “vassouradas digital”

há 12 meses
Depois de Angola 70, Os Jovens do Prenda e Ary, é a vez dos Kiezos fazerem a transição do palco do Show do Mês, com público (ao vivo), para o digital.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 8 meses
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 6 meses
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 11 meses
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 9 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Bruno Mars responde ao pé da letra ao ser conotado como apropriador cultural em programa ao vivo

há 2 meses
Há anos que Bruno Mars vem sendo apontado por críticos de aproveitar-se da ambiguidade racial para cruzar gêneros historicamente negros e, mal regressou à ribalta, já se viu na “boca do vulcão” por conta dos obstinados questionamentos sobre apropriação cultural.

Filme angolano estreia sexta-feira na Netflix

há 9 meses
O filme angolano “Santana” estreia esta sexta-feira (28) no canal de streaming “Netflix”, tornando-se na primeira longa angolana e segunda dos Palops, a ser exibida nesta plataforma.