Documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ já cumpre agenda internacional

Após a exitosa estreia em Luanda, o documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ segue viagem para o Reino Unido, França, Bélgica, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.

Também faz parte da agenda, uma exposição de fotográfica da autoria de Damião Lima, datada de 2004-2005, que deverá ser realizada em Mbanza Congo, passando ainda pelos restantes cinco municípios do Zaire.

A actividade que teve lugar na Mediateca de Luanda, superou as expectativas do autor, com uma multiplicidade de público a prestigiar a estreia. Particularizando as contribuições do público juvenil, o autor detalha que “elogiaram a iniciativa e sentiram-se orgulhosos pelo documentário”, não só pela representatividade, mas principalmente por ser uma versão muito diferente das habituais.

Apesar de ser prematuro adiantar datas, Ne Kunda Nlaba já trabalha para fazer uma apresentação mais abrangente do filme não ficcional, na capital luandense, a fim de receber também a avaliação dos críticos da matéria, que considera ser um incentivo imperioso e necessário para “trabalhar mais e melhor, continuar a promover a nossa história na nossa sociedade e no mundo.”

Sobre o documentário
`Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ é um filme não ficcional que reapresenta Reino do Kongo na óptica africana, desconstruindo tudo o que nos foi ensinado sobre o tema.

Em 104 minutos, o documentário não é massante e, mostra-se instigante à medida que vai avançando. Temas como a ascenção de King Mvemba NZinga, a figura que potenciou a indução do cristianismo aos nossos ancestrais, a queda do extinto Kongo Dia Ntotela, as alegadas inverdades sobre as trocas mercantis, bem como as facilidades do tráfico de escravos, são descortinados neste material investigativo, que nos convida a abandonar os livros e leva-nos à uma viagem reflexiva em torno “deste grande estado destruído”.

`Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´, é sobretudo uma ferramenta que nos leva a questionar e não nos fiarmos em fontes europeias, é-nos apresentado, além das escavações arqueológicas, os escritos de historiadores, sociólogos e antropólogos do Kongo e a tradição oral também ajudam a reconstruir essa rica história usando livros, correspondências entre os reis do Kongo e portugueses, retratos, testemunhos de chefes tradicionais e guias do Museu dos reis do Kongo.

as cargas mais recentes

Unac e Smarca assinam acordo para assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos

há 12 meses
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.

Bow Wow manifesta interesse em lançar um último álbum sob chancela da Death Row Records

há 11 meses
Desde que foi adquirida por Snoop Dogg todos os olhos se voltaram à icónica gravadora. Aposentado da música desde 2016, Bow Wow elegeu a Death Row Records como lar perfeito para o seu último álbum, durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 3 anos

Há 25 anos, The Notorious B.I.G. partia para a eternidade

há 11 meses
B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 3 anos
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 2 anos
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

Dr. Dre inclui dois artistas surdos à sua performance no intervalo do Super Bowl

há 12 meses
Sean Forbes e Warren Snipe farão história no Super Bowl, já neste domingo. Ao lado Eminem, Snoop Dogg, Kendrick Lamar e Mary J. Blige, a convite de D. Dre, ambos rappers surdos tornar-se-ão os primeiros intérpretes da ASL a apresentar canções do segmento em Linguagem Gestual Americana, em 55 anos de história.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 2 anos
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 3 anos
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 2 anos
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 2 anos

New Generation: PJ Mussungo apresenta primeira música promocional da EP Befology77

há 2 anos
Desde o incentivo a solidariedade que é no fundo o esteio do projecto, à necessidade de preservação do ecossistema e salvaguardar a identidade africana e humanização de todos os povos. New Generation ou Nova Geração, transborda uma mensagem alternativa e interventiva aos factos que abordam questões e versões sobre perspectivas sociais.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 2 anos
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

Certified Lover Boy revela um Drake mais voltado para o R&B

há 1 ano
Com 21 músicas no total, CLB tem a duração de quase uma hora e meia e, dentro da sua longa tracklist há algumas revelações emocionantes e surpresas sugerindo uma nova direcção mais focada em R&B para o cantor/rapper.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 2 anos
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 2 anos
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.