Documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ já cumpre agenda internacional

Após a exitosa estreia em Luanda, o documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ segue viagem para o Reino Unido, França, Bélgica, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.

Também faz parte da agenda, uma exposição de fotográfica da autoria de Damião Lima, datada de 2004-2005, que deverá ser realizada em Mbanza Congo, passando ainda pelos restantes cinco municípios do Zaire.

A actividade que teve lugar na Mediateca de Luanda, superou as expectativas do autor, com uma multiplicidade de público a prestigiar a estreia. Particularizando as contribuições do público juvenil, o autor detalha que “elogiaram a iniciativa e sentiram-se orgulhosos pelo documentário”, não só pela representatividade, mas principalmente por ser uma versão muito diferente das habituais.

Apesar de ser prematuro adiantar datas, Ne Kunda Nlaba já trabalha para fazer uma apresentação mais abrangente do filme não ficcional, na capital luandense, a fim de receber também a avaliação dos críticos da matéria, que considera ser um incentivo imperioso e necessário para “trabalhar mais e melhor, continuar a promover a nossa história na nossa sociedade e no mundo.”

Sobre o documentário
`Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ é um filme não ficcional que reapresenta Reino do Kongo na óptica africana, desconstruindo tudo o que nos foi ensinado sobre o tema.

Em 104 minutos, o documentário não é massante e, mostra-se instigante à medida que vai avançando. Temas como a ascenção de King Mvemba NZinga, a figura que potenciou a indução do cristianismo aos nossos ancestrais, a queda do extinto Kongo Dia Ntotela, as alegadas inverdades sobre as trocas mercantis, bem como as facilidades do tráfico de escravos, são descortinados neste material investigativo, que nos convida a abandonar os livros e leva-nos à uma viagem reflexiva em torno “deste grande estado destruído”.

`Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´, é sobretudo uma ferramenta que nos leva a questionar e não nos fiarmos em fontes europeias, é-nos apresentado, além das escavações arqueológicas, os escritos de historiadores, sociólogos e antropólogos do Kongo e a tradição oral também ajudam a reconstruir essa rica história usando livros, correspondências entre os reis do Kongo e portugueses, retratos, testemunhos de chefes tradicionais e guias do Museu dos reis do Kongo.

as cargas mais recentes

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 9 meses
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 9 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 6 meses

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 1 ano
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Kyaku Kyadaff deixa LS Republicano

há 1 ano
De acordo com uma fonte, o autor de sucessos como “Sete sete e rosas”, “Monica”, “Bibi”, entre outras, não renovou o contrato com a LS.

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 8 meses
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Rihanna é acusada de “roubar” ideias da filha de Lauryn Hill

há 10 meses
A jovem estilista Selah Marley, de 21 anos, acusa a autora de “Umbrella” de copiar as suas ideias para o desfile de Savage x Fenty apresentado no passado dia 2 pela cantora, e composto de roupas íntimas masculinas.

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 3 meses
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

Estrela do Rap Lil’ Kim pede um desafio de hits contra Nick Minaj

há 1 mês

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 7 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Luso resume problemas intra-familiares em álbum de Rap

há 3 meses
A obra intitula-se “Laços de Família” e será lançado em formato físico e digital em Junho e Dezembro deste ano. É um retrato dos principais problemas vividos nos lares africanos assolados por brigas e influências sociais.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 1 ano
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Morreu “Gigante” da música africana

há 1 ano
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Lewis Hamilton será condecorado com título de “Cavaleiro” pela Rainha da Inglaterra

há 8 meses
Com sete títulos mundiais, o piloto de 35 anos está prestes a sagrar-se o melhor de sempre da Fórmula-1.

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 1 ano
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.