A Alliance Française de Luanda dá início às comemorações do Dia Internacional do Jazz com uma serie de eventos, dentre os quais, um ciclo de Cinema e uma Exposição.
A instituição fez saber em nota, que as actividades terão início com a exposição “Rumba Conexão”, em parceria com a Bienal de Luanda e a UNESCO, na Sexta-feira 23 de Abril às 17 horas no palácio de ferro, com um concerto de rumba congolesa em paralelo à abertura da exposição e a projecção do filme Staff Benda Bilili.
Iniciado no início do seu octogésimo aniversário e terminado exatamente cinco anos mais tarde do mesmo dia, `Tonton Manu´ é um retrato do músico Manu Dibango, incansável defensor da mistura de culturas, leva-nos a três continentes. Impulsionado por uma diversidade de intercâmbios e pelas convicções de personalidades, este documento sensível e modesto é salpicado de momentos de graça musical onde o Grande Manu traz momentos de pura emoção do seu saxofone.
Já, o filme “Staff Benda Bilili”, trará um foco sobre o estilo musical que é a Rumba Congolesa, que se tornou património imaterial da humanidade.
A Exposição intitulada “Rumba Conexão” retratará os grandes nomes de músicos que fizeram a história da rumba congolesa até hoje. Estilo este que é tocado e ouvido principalmente nos dois Congos, no Gabão, Camarões, e em Angola.