Dog Murras: “A música ‘Não!!!’ deverá ser a palavra de ordem, se quisermos uma Angola melhor para todos”

Dog Murras está a partilhar com o público momentos de alegria e reflexão, após o lançamento, no passado dia 18, da música “Não!!!”, que conta neste instante com 48 mil visualizações no Youtube e inúmeras reacções em outras redes sociais.

O tema é primeira faixa do seu oitavo álbum de estúdio, traz uma mensagem aberta sobre a definição das políticas públicas e alinha-se no pensamento crítico-social com que é conhecido há décadas.

A adesão em massa à música, considera o artista, deveu-se ao facto de muitos se identificarem com o tema em questão e sublinha que, à medida que tempo vai passando, tem sentido a necessidade de alterar as abordagens nas suas composições.

Há alguns anos tem forjado o lançamento do novo álbum. “Não!!!” é um dos temas que  completam este disco?

Sim!!! O álbum continua a ser costurado, o tema “Não!!!” é o primeiro single deste que será o oitavo álbum de originais da minha carreira. 

Pelas reacções, nota-se que o público tem sede das suas músicas. Não acha que devia aproveitar para tirar o tão desejado álbum?

A reacção tem sido incrível! Provavelmente a novidade sobre o meu regresso aos palcos deixou muitos muximas felizes, o que a mim, deixa por demais agradecido. Quanto à saída do álbum é uma questão de tempo, vai obedecer a um plano estratégico e na hora certa virá a publico.

Na sua opinião, o que influenciou a adesão do público ao tema?

Acredito que o segredo do sucesso da música, principalmente nas redes sociais, seja o facto de as pessoas se identificarem com a mensagem aberta.

Título: Não!!!
Artista: Dog Murras

Acha que são estes tipos de assuntos que os ouvintes gostariam de ver os artistas angolanos a abordarem?

Acho que não tem nada a ver. As pessoas precisam entender que a diversidade faz parte da beleza da criação divina e isso se reflecte em todos os aspectos da natureza humana. Nós não podemos todos cantar sobre os mesmos assuntos. A diferença nas vozes, nas vibes e no estilo musical, bem como as mensagens diferenciadas preenchem as pessoas em diferentes momentos da sua vivência e enriquecem a nossa cultura.

“Não!!!” é uma música ousada. Não receia que venha a ser acusado de incitar a subversão popular?

Por um lado, a música “Não!!!” não foge a minha linha de composição musical. Por outro, nós sempre dissemos “sim” sobre decisões e políticas sociais que beneficiam uma minoria e prejudicam a maioria do hommo angolensis. A música “Não!!!” vem com a clara intenção de levar os “mangops” a reflectirem sobre a necessidade de não podermos mais aceitar o actual status quo. A música “Não!!!” vem p’ra dizer que precisamos de políticas publicas idôneas, responsáveis, cuja efectividade se reflictam no bem-estar do nosso povo. Não podemos mais continuar a viver de improviso. A música “Não!!!” deverá ser a palavra de ordem, se quisermos uma Angola melhor p’ra todos nós.

Boa parte do álbum já estava concluído. O tempo vai passando e novos assuntos com ele vão surgindo. Tem sentido a necessidade de mudar as abordagens constantemente?

Ya! Essa é a missão, principalmente de um artista de intervenção social como eu; acompanhar o tempo, as circunstâncias e a os factos para poder oferecer para as pessoas uma visão real do nosso panorama social.

O quê que mais tem sentido a obrigação de actualizar no álbum?

É hora de chamar atenção sobre as nossas péssimas decisões individuais que no final do dia comprometem toda a tibo. Esse álbum vem chamar os angolanos para a hora da Inteligência Colectiva. Temos que agir unidos e como grupo.

Ainda sobre o “Não!!!” em que circuntâncias escreveu este tema?

Esse tema é nada mais, nada menos do que o reflexo do que se vive nas ruas de Angola, no período entre 2021 até hoje em 2022. Só por isso foi lançado agora, sem mais delongas.

as cargas mais recentes

Mambos da Banda: Plazza enaltece Angola em nova EP

há 2 anos
Com músicas e letras do próprio, a produção é de Mad Superstar, que participa em cinco featurings neste EP que também conta com o toque qualitativo de Filipe Mukenga, no sexto tema. A EP transmite uma parte importante das vivências do autor e memórias de Angola, que lhe serviram de base e inspiração para a criação das 6 músicas que compõem este EP, daí o nome “Mambos Da Banda”.

Beam Me Up Scotty: Nicki Minaj relança mixtape com faixas inéditas

há 2 anos

Slash Stana cria plataforma de debates sobre temas pertinentes no Rap Game

há 3 anos
Denominada “Meus Niggas”, surge no intuito de suprir a lacuna que existe no meio “hipopeano”, no que toca a debates. Ao lado de figuras com legitimidade, Stanna traz ao de cima problemáticas que afectam muitos rappers.

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 2 anos
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 3 anos

Juninho Bill: Vocalista de sucessos infantis dos anos 80 faz vaquinha para gravar álbum a solo

há 3 anos
Juninho Bill foi um dos vocalistas do Trem da Alegria, grupo infantil brasileiro que tocou e continua a tocar em vários países da lusofonia, principalmente Angola, basta recordar o sucesso “Uni Duni Tê”.

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 3 anos
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 3 anos
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 3 anos
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

há 2 anos
De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro, José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

Bobby Shmurda posto em liberdade mais cedo por causa do seu bom comportamento

há 3 anos

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 3 anos
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Eduardo Paim faz vibrar Angola e o mundo com show nostálgico

há 2 anos
Com um percurso artístico invejável, de mais de 40 anos, o músico Eduardo Paim mostrou mais uma vez, no Show do Mês, que é um dos artistas com mais sucessos em Angola.

Artista plástico Osvaldo Ferreira expõe “as rupturas” do espaço público luandense

há 2 anos
Com mais de 200 produções artísticas, Osvaldo Ferreira volta à ribalta e traz a história social do quotidiano luandense em 20 peças de arte.

NBA All-Star 2022: Steph Curry vence All-Star MVP com recorde de 50 pontos

há 2 anos
Curry estabeleceu um recorde de All-Star Game ao drenar 16-de-27 tentativas de 3 pontos, quebrou o anterior recorde de Paul George, estabelecido em 2016. O armador terminou com 50 pontos em 17-30 remates do campo, cinco ressaltos, duas assistências, dois blocos e um roubo, quase igualou o recorde do All-Star Game, detido por Anthony Davis, que chegou aos 52 em 2017.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 3 anos
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.