Dog Murras: “A música ‘Não!!!’ deverá ser a palavra de ordem, se quisermos uma Angola melhor para todos”

Dog Murras está a partilhar com o público momentos de alegria e reflexão, após o lançamento, no passado dia 18, da música “Não!!!”, que conta neste instante com 48 mil visualizações no Youtube e inúmeras reacções em outras redes sociais.

O tema é primeira faixa do seu oitavo álbum de estúdio, traz uma mensagem aberta sobre a definição das políticas públicas e alinha-se no pensamento crítico-social com que é conhecido há décadas.

A adesão em massa à música, considera o artista, deveu-se ao facto de muitos se identificarem com o tema em questão e sublinha que, à medida que tempo vai passando, tem sentido a necessidade de alterar as abordagens nas suas composições.

Há alguns anos tem forjado o lançamento do novo álbum. “Não!!!” é um dos temas que  completam este disco?

Sim!!! O álbum continua a ser costurado, o tema “Não!!!” é o primeiro single deste que será o oitavo álbum de originais da minha carreira. 

Pelas reacções, nota-se que o público tem sede das suas músicas. Não acha que devia aproveitar para tirar o tão desejado álbum?

A reacção tem sido incrível! Provavelmente a novidade sobre o meu regresso aos palcos deixou muitos muximas felizes, o que a mim, deixa por demais agradecido. Quanto à saída do álbum é uma questão de tempo, vai obedecer a um plano estratégico e na hora certa virá a publico.

Na sua opinião, o que influenciou a adesão do público ao tema?

Acredito que o segredo do sucesso da música, principalmente nas redes sociais, seja o facto de as pessoas se identificarem com a mensagem aberta.

Título: Não!!!
Artista: Dog Murras

Acha que são estes tipos de assuntos que os ouvintes gostariam de ver os artistas angolanos a abordarem?

Acho que não tem nada a ver. As pessoas precisam entender que a diversidade faz parte da beleza da criação divina e isso se reflecte em todos os aspectos da natureza humana. Nós não podemos todos cantar sobre os mesmos assuntos. A diferença nas vozes, nas vibes e no estilo musical, bem como as mensagens diferenciadas preenchem as pessoas em diferentes momentos da sua vivência e enriquecem a nossa cultura.

“Não!!!” é uma música ousada. Não receia que venha a ser acusado de incitar a subversão popular?

Por um lado, a música “Não!!!” não foge a minha linha de composição musical. Por outro, nós sempre dissemos “sim” sobre decisões e políticas sociais que beneficiam uma minoria e prejudicam a maioria do hommo angolensis. A música “Não!!!” vem com a clara intenção de levar os “mangops” a reflectirem sobre a necessidade de não podermos mais aceitar o actual status quo. A música “Não!!!” vem p’ra dizer que precisamos de políticas publicas idôneas, responsáveis, cuja efectividade se reflictam no bem-estar do nosso povo. Não podemos mais continuar a viver de improviso. A música “Não!!!” deverá ser a palavra de ordem, se quisermos uma Angola melhor p’ra todos nós.

Boa parte do álbum já estava concluído. O tempo vai passando e novos assuntos com ele vão surgindo. Tem sentido a necessidade de mudar as abordagens constantemente?

Ya! Essa é a missão, principalmente de um artista de intervenção social como eu; acompanhar o tempo, as circunstâncias e a os factos para poder oferecer para as pessoas uma visão real do nosso panorama social.

O quê que mais tem sentido a obrigação de actualizar no álbum?

É hora de chamar atenção sobre as nossas péssimas decisões individuais que no final do dia comprometem toda a tibo. Esse álbum vem chamar os angolanos para a hora da Inteligência Colectiva. Temos que agir unidos e como grupo.

Ainda sobre o “Não!!!” em que circuntâncias escreveu este tema?

Esse tema é nada mais, nada menos do que o reflexo do que se vive nas ruas de Angola, no período entre 2021 até hoje em 2022. Só por isso foi lançado agora, sem mais delongas.

as cargas mais recentes

Escultor constrói estátua de Kobe e Gigi Bryant e coloca no local do acidente

há 4 meses
Esta quarta-feira, 26, fez dois anos desde que Kobe e Gigi Bryant morreram no trágico acidente de helicóptero, em Calabasas, a caminho de um jogo de basquete feminino. Para lembrar a data, um escultor colocou uma estátua de bronze no local do acidente.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 2 anos
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 1 ano
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 2 anos
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Beyoncé é eleita a melhor artista de tournée da última década

há 11 meses
A Pollstar, publicação especializada em shows ao vivo, decidiu honrar os artistas da década e Bey considerada a protagonista das melhores turneés.

Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

há 2 anos
Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 2 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 2 anos
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 2 anos
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

há 11 meses
Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 8 meses
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 2 anos
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 2 anos
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.

Sabia que hoje é o Dia do Artista?

há 9 meses
Neste dia, a Carga Magazine, com admiração e respeito, deixa a sua mais viva homenagem àqueles que fazem da arte um modo de vida e, se dedicam, com talento e inspiração.

Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher africana a conquistar Prémio Camões

há 7 meses
A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.