Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reza a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade. Em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.

Tal como o desporto, a música não pode ter fronteiras, e deve sempre ser desassociada da cor partidária, porque o músico é o legítimo representante das aspirações do homem livre. Todavia, não é isso o que acontece no país, segundo Dog Murras. Na opinião do artista, os músicos em Angola «são transformados em indigentes e pedintes para mais facilmente serem manipulados e usados como “moeda de troca”. E tal só acontece, prossegue, primeiro, por jogada política, segundo, porque «a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor».

Para o autor de “ Bué Angolano”, o 22 de Novembro é um dia para lembrar e homenagear aqueles que com o seu talento, criatividade e sensibilidade criam melodias e trilhas sonoras para a vida, porque é mais do que provado, que a música é “a mais profunda das artes, desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio e bem estar que facilitam a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”.

Além de utilizar o seu capital simbólico para contribuir, tanto para a harmonização social como para romper barreiras e quebrar paradigmas, em tempo de hoje o artista deve procurar emancipar-se, ainda que tal signifique ser apagado do mapa, porque se tal não acontece, lamenta o músico resultará na “descaracterização da nossa pobreza cultural, do enfraquecimento da nossa história e o pior é a falta de referencias culturais nacionais para a nova geração”.

“Hoje, com a força da internet; redes sociais e os serviços de streaming, é possível inverter os factos, os artistas têm a soberana oportunidade de universalizar a sua música, obterem “kytadis” e ainda verem as suas obras receber reconhecimento. Jikulumesso! Quebrar as Algemas é Urgente!!!”, apelou.

as cargas mais recentes

Dybala testa positivo pela quarta vez

há 2 anos

Carla Moreno: “Chegou o momento de tentar voos mais altos e apostar mais em mim”

há 2 anos
Não basta ser uma exímia intérprete, Carla Moreno é a back vocal de muitos sucessos musicais nacionais, e prova que a música está de boa saúde sempre que sobe ao palco, fazendo juz ao talento. Com uma vasta carreira musical dividida entre Portugal e Angola, Carla quer reforçar o seu posicionamento associando-se à produtora Hey Hey Heyyy Entertainment, cujo CEO é o também músico, Sarissari.

Chris Brown cria perfil em site pornográfico e cobra 20 dólares por seguidor

há 1 ano
Cresce a onda de abertura de contas no site de conteúdos adultos Only Fans por parte de estrelas ligadas à música. Depois de Anitta, Cardi B e Tyga, Chris Brown também criou o seu perfil, e está a deixar fãs divididos.

Empresa abre processo judicial alegando que perdeu prestígio por causa da parceria com Drake

há 10 meses

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 1 ano
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 11 meses
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 1 ano
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

`O último Roubo´ marca a estreia de Sofia Lucas no teatro

há 4 meses
O Grupo Muxima Yetu Teatro vai estreiar no dia 28 & 29 de Agosto do corrente ano, às 19 horas, no auditório Njinga Mbande, a peça `O Último Roubo´.

Mestre Kapela é homenageado hoje no Sete & Meio

há 1 ano
Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, uma exposicão e mesa redonda em homenagem a Mestre Kapela -in memoriam-, no Sete & Meio Bar Galeria. Denominada “Na capela do Kapela”, o encontro visa memorar o legado do Mestre da espiritualidade da arte nacional.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 1 ano
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Mobbers representam Hip Hop angolano na 12.ª edição do Sumol Summer Fest

há 1 ano
O evento dedicado ao hip-hop português terá lugar de 2 a 3 de Julho de 2021, no Ericeira Camping, em Portugal. Os angolanos actuarão no primeiro dia, o mesmo em que estarão em palco os músicos Burna Boy, Saint Jhn e Piruka.

Shane Maquemba testa popularidade com álbum de estreia e tour por quatro países europeus

há 4 meses
O autor dos hits `Moré´, `Saco Vazio´, `Água da Vida´ e `Amor perfeito´, vai fazer a sua estreia discográfica no próximo dia 20 de Agosto, com o álbum `Gênesis´, que será apresentado numa tour, a ter início em Helsinky, na Finlândia.

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 1 ano
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

Jay-Z decide processar o fotógrafo da icónica capa do álbum “Resonable Doubt”

há 6 meses
O rapper e empresário move um processo judicial contra Jonathan Mannion, o homem que o fotografou em 1996 para o seu primeiro álbum “Resonable Doubt”, por entender que este está a explorar o seu nome e imagem.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 11 meses
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Angolana eleita melhor jogadora da semana nos EUA

há 9 meses