Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reza a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade. Em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.

Tal como o desporto, a música não pode ter fronteiras, e deve sempre ser desassociada da cor partidária, porque o músico é o legítimo representante das aspirações do homem livre. Todavia, não é isso o que acontece no país, segundo Dog Murras. Na opinião do artista, os músicos em Angola «são transformados em indigentes e pedintes para mais facilmente serem manipulados e usados como “moeda de troca”. E tal só acontece, prossegue, primeiro, por jogada política, segundo, porque «a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor».

Para o autor de “ Bué Angolano”, o 22 de Novembro é um dia para lembrar e homenagear aqueles que com o seu talento, criatividade e sensibilidade criam melodias e trilhas sonoras para a vida, porque é mais do que provado, que a música é “a mais profunda das artes, desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio e bem estar que facilitam a concentração e o desenvolvimento do raciocínio”.

Além de utilizar o seu capital simbólico para contribuir, tanto para a harmonização social como para romper barreiras e quebrar paradigmas, em tempo de hoje o artista deve procurar emancipar-se, ainda que tal signifique ser apagado do mapa, porque se tal não acontece, lamenta o músico resultará na “descaracterização da nossa pobreza cultural, do enfraquecimento da nossa história e o pior é a falta de referencias culturais nacionais para a nova geração”.

“Hoje, com a força da internet; redes sociais e os serviços de streaming, é possível inverter os factos, os artistas têm a soberana oportunidade de universalizar a sua música, obterem “kytadis” e ainda verem as suas obras receber reconhecimento. Jikulumesso! Quebrar as Algemas é Urgente!!!”, apelou.

as cargas mais recentes

Snoop Dogg: “Rappers brancos têm zero de respeito no Rap”

há 2 anos
Snoop Dogg explica porquê não considera Eminem melhor rapper de todos os tempos.

Taylor Swift acusada de plagiar no último álbum

há 2 anos
O álbum surpresa de Taylor Swift foi lançado na última sexta-feira (24) e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias em 24 horas. A capa do disco, segundo a banda de metal Emperor, é um plágio da obra “Stridig” e apresenta evidências.

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 12 meses
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 2 anos

DJ Khaled considera Drake um génio e Timbaland diz que o canadense é um deus

há 2 meses

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 1 ano
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Regresso do Show do Mês ao formato original leva público a delírio

há 11 meses

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 2 anos
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 2 anos
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 10 meses
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

É oficial: Phay Grand O Poeta já tem conta no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter

há 1 ano
Em cerca de 20 anos, sua carreira resumia-se entre o estúdio e venda de CDs: nada de contacto com seu público por redes sociais, o que o fez perder algum dinheiro, porque houve quem abrisse em Angola e no estrangeiro páginas falsas em seu nome e aproveitava para comercializar canções do rapper.

Lebron James acusado de ser o principal responsável pelo fracasso dos Lakers na NBA

há 10 meses

Homem Mau: Jay Arghh e Hot Blaze reafirmam lírica, flow e rimas em nova faixa colaborativa

há 1 ano
`Homem Mau´ é uma faixa de colaboração entre dois virtuosos no flow e na escrita de Moçambique: Jay Arghh e Hot Blaze. Esta colaboração traz-nos um festival furioso de verdadeiras habilidades líricas e de flow dos dois rappers. Vindos da agência CSV, os dois têm muitas colaborações, e sempre com elevados critérios tanto na música como na técnica.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 2 anos
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 2 anos
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

Scró Que Cuia encontra semelhanças do “Parte Cama” no novo videoclipe de Beyonce

há 2 anos
O cantor Scró Que Cuia disse, este sábado, ter encontrado semelhanças da coreografia da música “Parte Cama” (2017) no novo videoclipe “Already” da Beyonce, publicado na passada sexta-feira, 31 de Julho.