Dois rostos femininos saúdam Março Mulher com a exposição “Caminhos Cruzados” na Galeria Tamar Golan

As artistas angolanas Ximena Meso Vuvu e Maria Kingica vão apresentar-se amanhã, dia 04 de Março, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Caminhos Cruzados”, uma exposição colectiva que saúda assim o Dia Internacional da Mulher, e que ficará patente ao público até ao dia 25 do corrente mês.

A exposição ‘Caminhos Cruzados’ dá-nos dois grandes ângulos de entendimentos e sobre eles se assenta a sua essência. O primeiro ângulo chamaríamos de “Têxtil de Ximena Meso Vuvu” que traduzem o olhar da artista Ximena nesta colectiva que une dois rostos femininos, e o segundo “Cruzando os caminhos dos esperimentos artísticos”, de Maria Kingica, que viria dar o tema desta Exposição colectiva com o título “Caminhos Cruzados”, explica a nota da galeria.

É óbvio dizer que os têxteis encontram um lugar muito natural na criação contemporânea. A peça tecida está em todo o continente e nutre reflexos abundantes. Nesta família de tecelões e designers, nos apressamos em adicionar Ximena Vuvu Meso. Ximena escolheu o bordado como meio criativo e seu virtuosismo não é apenas técnico.

As obras de Kingica reflectem a necessidade que há de fugir a qualquer forma de estigma e maltrato da mulher. É, na visão de Kingica, encontrar uma bela mulher ao lado de um carro, de uma cerveja, de um cigarro, de um electro-doméstico, as até comparando a mulher a uma potente máquina, e quando esta perde o brilho da juventude e começa a flacidez da pele, aí é jogada como um simples descartável, para o lixo e se vai em busca de outra. Kingika joga mão aos vários esperimentos e os resultados são interessantes, coloca, por exemplo, cordas e tintas envoltas a figuras femeninas cujos resultados são de todo interessantes.

Na gesta da arte angolana há algumas insuficiências difíceis de colmatar pela ausência do caracter iniciático como o seria o Efiko, casa de tintas e outras serimónias conforme Kingica aborda entre várias temáticas que junta na encruzilada de sua vida e do seu ponto de estética e poética, estas e mais temáticas que cobrem como um véu escuro as várias mulheres de nossas vidas, desde a esposa, filha, mãe, irmã, prima, tia, colegas e tantas outras mulheres que cruzam e entrecruzam a tecitura das nossas vidas.

as cargas mais recentes

Coco Gauff dá cartas em Roland Garros

há 2 anos
A demonstrar que a idade são apenas números, com a ausência de Naomi Osaka, Coco tem se destacado no torneio francês, graças a boa desenvoltura nas partidas, que a garantira um lugar entre as três mulheres na final do Grand Slam.

Teyana Taylor acusa produtora de Kanye West de “empurrá-la” para aposentadoria precoce

há 2 anos
Seis meses após lançar o “The Album”, terceiro álbum da carreira, Teyana Taylor, de 30 anos, anunciou em Dezembro que se retiraria da música.

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 3 anos
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 3 anos
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Palestra sobre Direitos de autores e Conexos, a não perder, a partir desta quinta-feira

há 1 ano
É já nesta quinta-feira que terás a oportunidade de saber mais sobre a Importância da Gestão Colectiva dos Direitos de Autor e Conexos, através de duas palestras a acontecerem no Edifício da Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 2 anos
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

Isis Hembe assina com a produtora Swahili e anuncia novo EP

há 10 meses
Depois dos lançamentos de Prazer, Isis Hembe e “O Escrivão Solar”, o artista voltou a entrar em estúdio para produzir um novo EP, agora com o suporte e selo da Swahili, que reúne nomes como, Verbal Uzula & Ahzazel, Damani VanDuném e Elzo Sénior.

Black Coffee consquista Grammy pela primeira vez em 19 anos de “luta”

há 10 meses

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 2 anos

Orquestra Camerata de Luanda e governo da Venezuela organizam Festival de Música Clássica em Angola

há 1 ano
Após regressar aos palcos, no passado mês de Setembro, vindo de um interregno, a orquestra angolana prepara-se para realizar um festival de música clássica, no próximo ano, e que contará com o apoio do governo venezuelano.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 10 meses
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 3 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 1 ano
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Novo álbum de Bonga será lançado em Fevereiro de 2022

há 1 ano
Em meio século de carreira, Bonga mantém vivo o seu comprometimento com a música angolana e a cultura africana. O músico soma e segue com mais um álbum, que estará disponível no dia 18 de Fevereiro do próximo ano.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 2 anos
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 1 ano
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.