Dois rostos femininos saúdam Março Mulher com a exposição “Caminhos Cruzados” na Galeria Tamar Golan

As artistas angolanas Ximena Meso Vuvu e Maria Kingica vão apresentar-se amanhã, dia 04 de Março, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Caminhos Cruzados”, uma exposição colectiva que saúda assim o Dia Internacional da Mulher, e que ficará patente ao público até ao dia 25 do corrente mês.

A exposição ‘Caminhos Cruzados’ dá-nos dois grandes ângulos de entendimentos e sobre eles se assenta a sua essência. O primeiro ângulo chamaríamos de “Têxtil de Ximena Meso Vuvu” que traduzem o olhar da artista Ximena nesta colectiva que une dois rostos femininos, e o segundo “Cruzando os caminhos dos esperimentos artísticos”, de Maria Kingica, que viria dar o tema desta Exposição colectiva com o título “Caminhos Cruzados”, explica a nota da galeria.

É óbvio dizer que os têxteis encontram um lugar muito natural na criação contemporânea. A peça tecida está em todo o continente e nutre reflexos abundantes. Nesta família de tecelões e designers, nos apressamos em adicionar Ximena Vuvu Meso. Ximena escolheu o bordado como meio criativo e seu virtuosismo não é apenas técnico.

As obras de Kingica reflectem a necessidade que há de fugir a qualquer forma de estigma e maltrato da mulher. É, na visão de Kingica, encontrar uma bela mulher ao lado de um carro, de uma cerveja, de um cigarro, de um electro-doméstico, as até comparando a mulher a uma potente máquina, e quando esta perde o brilho da juventude e começa a flacidez da pele, aí é jogada como um simples descartável, para o lixo e se vai em busca de outra. Kingika joga mão aos vários esperimentos e os resultados são interessantes, coloca, por exemplo, cordas e tintas envoltas a figuras femeninas cujos resultados são de todo interessantes.

Na gesta da arte angolana há algumas insuficiências difíceis de colmatar pela ausência do caracter iniciático como o seria o Efiko, casa de tintas e outras serimónias conforme Kingica aborda entre várias temáticas que junta na encruzilada de sua vida e do seu ponto de estética e poética, estas e mais temáticas que cobrem como um véu escuro as várias mulheres de nossas vidas, desde a esposa, filha, mãe, irmã, prima, tia, colegas e tantas outras mulheres que cruzam e entrecruzam a tecitura das nossas vidas.

as cargas mais recentes

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 2 anos

Companhia Cubico Mwangole representa Angola no projecto do Mandela Day

há 3 anos
Promovido pela organização ONE.org para África, o projecto está agora na sua segunda fase, que compreende desafios entre grupos de dança de renome do continente Africano.

Estrela do Rap Lil’ Kim pede um desafio de hits contra Nick Minaj

há 2 anos

The Heart Part 5: Kendrick Lamar disponibiliza o primeiro single do seu novo álbum “Mr. Morale & The Big Steppers”

há 1 ano
“The heart part 5” é o primeiro single do novo álbum de Kendrick Lamar que estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 13. Como o título indica, The Heart Part 5 é a quinta parte de uma “saga” que teve início em 2009 com o projecto “K. Dot Drops”. The Heart costuma espelhar a visão do rapper, de como é ser negro nos Estados Unidos.

Lil Wayne disponibiliza terceira mixtape da saga `No Ceilings´

há 3 anos
Para Lil Wayne, `No Ceilings 3´ veio ressuscitar a cenas das mixtapes, que parecia já ser uma arte em extinção e, sendo um dos pioneiros, achou oportuno reoxigenar, uma vez que considera que a mesma ter um papel importante no apogeu da sua carreira.

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 2 anos
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Novo single do Leo Príncipe já está disponível nas plataformas de streaming e YouTube

há 2 anos
Em 2021 está de regresso com o single “ As Bocas Só Falam”, um tema sobre o amor e a confiança plena de um casal

NBA All-Star 2022: Steph Curry vence All-Star MVP com recorde de 50 pontos

há 1 ano
Curry estabeleceu um recorde de All-Star Game ao drenar 16-de-27 tentativas de 3 pontos, quebrou o anterior recorde de Paul George, estabelecido em 2016. O armador terminou com 50 pontos em 17-30 remates do campo, cinco ressaltos, duas assistências, dois blocos e um roubo, quase igualou o recorde do All-Star Game, detido por Anthony Davis, que chegou aos 52 em 2017.

Sabia que LL Cool J foi nomeado durante seis anos antes da indução no Rock & Roll Hall of Fame?

há 2 anos
Embora elegível desde 2010, LL Cool J entrou no Rock & Roll Hall of Fame apenas este ano, na categoria de excelência musical, porém, já havia sido nomeado outras seis vezes.

Unitel agora vai começar também a pagar os autores das músicas do “Toque de Espera”

há 10 meses

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 3 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Lou Ottens, precursor da portabilidade musical morre aos 94 anos

há 2 anos
Conhecido como o “Pai” da cassete de fita, o engenheiro holandês, foi nada mais que um inventor revolucionário na década de 1960, cuja criação democratizou o sector musical, facilitando a portabilidade e alcance.

Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

há 2 anos

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 3 anos
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 2 anos

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 3 anos
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.