Dois rostos femininos saúdam Março Mulher com a exposição “Caminhos Cruzados” na Galeria Tamar Golan

As artistas angolanas Ximena Meso Vuvu e Maria Kingica vão apresentar-se amanhã, dia 04 de Março, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Caminhos Cruzados”, uma exposição colectiva que saúda assim o Dia Internacional da Mulher, e que ficará patente ao público até ao dia 25 do corrente mês.

A exposição ‘Caminhos Cruzados’ dá-nos dois grandes ângulos de entendimentos e sobre eles se assenta a sua essência. O primeiro ângulo chamaríamos de “Têxtil de Ximena Meso Vuvu” que traduzem o olhar da artista Ximena nesta colectiva que une dois rostos femininos, e o segundo “Cruzando os caminhos dos esperimentos artísticos”, de Maria Kingica, que viria dar o tema desta Exposição colectiva com o título “Caminhos Cruzados”, explica a nota da galeria.

É óbvio dizer que os têxteis encontram um lugar muito natural na criação contemporânea. A peça tecida está em todo o continente e nutre reflexos abundantes. Nesta família de tecelões e designers, nos apressamos em adicionar Ximena Vuvu Meso. Ximena escolheu o bordado como meio criativo e seu virtuosismo não é apenas técnico.

As obras de Kingica reflectem a necessidade que há de fugir a qualquer forma de estigma e maltrato da mulher. É, na visão de Kingica, encontrar uma bela mulher ao lado de um carro, de uma cerveja, de um cigarro, de um electro-doméstico, as até comparando a mulher a uma potente máquina, e quando esta perde o brilho da juventude e começa a flacidez da pele, aí é jogada como um simples descartável, para o lixo e se vai em busca de outra. Kingika joga mão aos vários esperimentos e os resultados são interessantes, coloca, por exemplo, cordas e tintas envoltas a figuras femeninas cujos resultados são de todo interessantes.

Na gesta da arte angolana há algumas insuficiências difíceis de colmatar pela ausência do caracter iniciático como o seria o Efiko, casa de tintas e outras serimónias conforme Kingica aborda entre várias temáticas que junta na encruzilada de sua vida e do seu ponto de estética e poética, estas e mais temáticas que cobrem como um véu escuro as várias mulheres de nossas vidas, desde a esposa, filha, mãe, irmã, prima, tia, colegas e tantas outras mulheres que cruzam e entrecruzam a tecitura das nossas vidas.

as cargas mais recentes

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 2 anos
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Neezera estreia-se pela Loco Knight com single inédito

há 10 meses
O artista está em destaque na Playlist Editorial Spotify: New Music Friday Portugal divulgada hoje.

Álbum “Nevermind” completa 30 anos e ganha edição comemorativa

há 11 meses
Em entrevista à revista “Uncut”, o baixista do extinto Nirvana, Krist Novoselic, revelou que o trigésimo aniversário do clássico álbum não vai passar em branco.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 2 anos
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 2 anos
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 1 ano

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 12 meses
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 2 anos
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Exposição `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´ para ver até ao dia 30 de Setembro

há 9 meses
Em alusão ao 99ª aniversário natalício do patrono da Nação, o Memorial António Agostinho Neto em parceria com o Belas Shopping, realiza a exposição fotográfica intitulada `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´. Inaugurada no passado dia 1 de Setembro, pode ser visitada naquela unidade comercial até ao dia 30.

DJ René Bombástico desafia quatro vozes do Rap feminino angolano

há 2 anos
O DJ e produtor juntou as vozes representativas do rap feminino nacional num único projecto musical. A obra é o protótipo do terceiro álbum do disc jockey intitulado ‘Ideias Malucas Vol. 3’.

Fat Joe vai lançar um livro sobre os momentos mais sombrios da sua vida

há 1 mês

Daniel Mendes: “Com ou sem pandemia o Angola Music Awards acontecerá em 2020”

há 2 anos
A faltar dois dias para o fecho das inscrições, Daniel Mendes fala à Carga sobre a presente edição do Angola Music Awards, que traz como destaque a categoria música dos PALOP. Doravante, o evento passará a intercalar entre Angola e Portugal. O responsável explica por que razão a gala era realizada em Portugal, apesar de prestigiar a música e os músicos angolanos e lança as novidades do próximo ano 2021.

Kyaku Kyadaff regressa ao Show do Mês

há 1 ano
O show do mês de Abril marca o regresso do músico ao projecto que conhece bem, depois de várias passagens nas temporadas anteriores, com destaque para 2015 em que foi o cabeça de cartaz.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 2 anos
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 2 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 2 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.