Domingos Fernandes de Barros Neto publica quadrilogia de memórias

Foi ontem publicada, em Luanda, o conjunto de quatro obras intitulado “MEMÓRIAS- Num diário Fragmentado VOL.I, II, III e IV”. Realizado pela Editora Kalunga, o evento de lançamentos das obras do reputado escritor Domingos Fernandes de Barros Neto teve lugar no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda.

A quadrilogia Memórias – Num Diário Fragmentado, forma um edifício verbal de fé, estórias de vidas humanas, praxis de um caminho traçado em permanente diálogo com a imponderável metafisica do acontecer. Com apresentação crítica de José Luís Mendonça, o evento teve como mestre de cerimónia Cláudio Silva, enquanto que o momento cultural esteve a cargo do grupo teatral Jovens da Mulemba.

José Luís Mendonça manifestou que o livro “A quadrilogia Memórias – num diário fragmentado”, forma um edifício verbal de fé, estórias de vidas humanas, praxis de um caminho traçado em permanente diálogo com a imponderável metafisica do acontecer. Se o primeiro volume, que abarca o ano de 1971, é a luta intimista de um jovem seminarista entre a vocação para o sacerdócio e o apelo da selva, em que o lobo se salva da batina e emite latidos na floresta de betão, a partir do segundo volume, 1972, assiste-se à entrada desse mesmo lobo cristão na caça da sobrevivência numa sociedade caracterizada pelo domínio colonial, em que a vida militar é uma fornalha a temperar o aço da vontade de viver.

O volume III, 1974, marca o tempo da instabilidade que entrou em Angola, com o 25 de Abril. O quarto volume encerra aquilo que releva do registo global da quadrilogia: a História de Angola nos seus períodos mais decisivos, com o 27 de Maio de 1977 a definir a fronteira entre a liberdade e o medo de ser angolano.

Sobre o autor
Domingos Fernandes de Barros Neto nasceu no Cazengo – Kwanza-Norte (Angola) em 1945 viveu a sua infância no Dondo (Cambambe), e em Luanda onde concluiu os ensinos primário e liceal.

Formou-se em filosofia em Itália e, em Angola após a independência concluiu o curso de Direito na Universidade Agostinho Neto.Foi professor do ensino liceal em Angola (Luanda, Bailundo, Huambo Saurimo e Dundo). Trabalhou na Embaixada de Itália em Angola como tradutor, assistente comercial e adjunto da área da cooperação universitária italo-angolana.

Foi igualmente Diretor da SADIA – Sociedade Angolana dos Direitos do Autor. Passado à reforma, dedica-se actualmente a actividade de advocacia e, sobretudo, de sistematização literária.

Obras Publicadas: Ulungu, poemas – 1995, Terra Nova, poemas – 2000, Sinfonias: Reflexões, Ensaios e Crónicas – 2010, N’zaji: O Último Contratado – 2016, Harmonia Silenciosa, poemas – 2016, O Rumor Das Coisas – 2017, Brisa das Palavras – 2017 e O Roteiro De Laetis Sambondu – 2019.

as cargas mais recentes

Livro “O Alquimista” será adaptado ao cimema sob produção de Will Smith

há 2 anos
A longa-metragem será produzida por Will Smith a partir de Setembro do presente ano e estreia no próximo ano, ou seja, em 2022.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 2 anos
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

MV Bill retrata a própria trajectória em livro

há 3 anos
A Lenda do movimento hip hop brasileiro, MV Bill promete transformar as próprias experiências e pensamentos em livro. Tendo há algum tempo anunciado obra, tudo indica que o rapper está próximo de compartilhá-la com o mundo. A mesma obra vai ainda discorrer sobre figuras como Faustão, Lula, Chorão, “Estilo Vagabundo” e mais

Já são conhecidos os artistas Seleccionados para a Residência Artística LUUANDA

há 1 ano
Num total de 27 candidaturas recebidas, foram selecionados seis artistas, que vão participar da 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA. A exemplo da edição de estreia, LUUANDA acontece em Outubro, com a duração de três semanas e que vem desafiar os “eleitos”, a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa.

FLASHBACK – Hip Hop VS House Music

há 3 anos

Por onde andam os Detroia?

há 3 anos
Depois do sucesso da música “Bela”, tida como “febre”, o tempo foi “tomando Paracetamol” e a febre passou. O grupo gravou outras músicas, como “Tubia”, “Envelheceu”, entre outras, mas sem o sucesso do “Bela” e nem serviram para manutenção do grupo na “boca do povo”.

MV Bill canta `crónicas viscerais sobre um Brasil desestabilizado’ em novo álbum

há 2 anos
Com a produção de DJ Caíque e Tibery, o 9ª álbum do rapper, traz 12 faixas musicais, intitula-se `Voando Baixo´ e será publicado no próximo dia 30 de Abril.

NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

há 1 ano
Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 2 anos
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

Universidade Hip Hop Angola: 10 anos a alicerçar os elementos, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop

há 2 anos
Criada há uma década, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 2 anos
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

China decide “castigar” Lady Gaga, Justin Bieber e BTS

há 2 anos
Os músicos Justin Bieber, Lady Gaga e a banda BTS terão sido ‘castigados’ por causa de atitudes em relação a assuntos considerados sensíveis pela China.

Miguel Neto elege Dr. Romeu como melhor rapper nacional de todos os tempos

há 1 ano
Miguel Neto considerou, na tarde de hoje, durante o programa ‘A Tarde é Nossa’, que Dr. Romeu é o melhor rapper angolano de todos os tempos. O radialista não sustentou a sua afirmação enumerando particularidades do rapper, se ateu dizendo que até aos dias de hoje, foi o único que despertou a sua mente.

Netflix lança teaser do documentário sobre Kanye West

há 1 ano
Seis meses após noticiarmos que um documentário sobre Kanye West vem sendo produzido há duas décadas, a Netflix confirmou o facto com o lançamento do teaser e divulgação do título, Jeen-Yuh.

Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

há 2 anos
Aos 54 anos, Chi Modu se junta a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Lionel Messi iguala Rei Pelé ao conquistar a sétima “Bola de Ouro”

há 1 ano
A noite de ontem foi histórica para o futebol, com a conquista de Lionel, pela segunda vez consecutiva, da Bola de Ouro. O craque argentino do Paris Saint-Germain passa agora a contabilizar sete troféus contra cinco de Cristiano Ronaldo e aguala o brasileiro Rei Pelé.