Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

O Kanto D´Ela é um evento de voz e som e marca o segundo encontro no formato de recital, da dupla composta por Hitila Vanice e Sankofa.

A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Criativo, o nome do recital foi adaptado para a língua Bantu, onde o uso do K é frequente e indefinido. Assim, o `K’anto D’Ela´, tal como deixa adivinhar é o K’ANTO (Espaço) de palavra das artistas, que justificam que se fosse o “C teríamos a obrigação de ter um espetáculo de canto, (Música)”.

Diferente das apresentações habituais, o grupo será acompanhado por uma banda, durante todo espectáculo. Numa noite definida por dois momentos, nomeadamente: Múxima (coração, na língua nacional Kimbundu), na qual as perfomances serão sobre textos que expressam sentimentos amorosos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

Já o segundo momento, será dedicado à debates socias e intervenções, momento este denominado por Menha (água, também na língua nacional Kimbundu), detalha Hitila Vanice.

De acordo com a integrante, pretendem mais uma vez, mostrar a sua arte, “alcançar novo público, diversificar a nossa forma de nos apresentar, enquanto dupla e essencialmente os nossos textos são manifestos contra opressão e outros vários pontos, como a luta por uma sociedade mais justa”.

Sete perguntas às artistas

Este é o vosso segundo recital juntas… como surge a ideia de fazer um recital com banda?
O spoken Word é literatura Oral, e a literatura oral é com frequência considerada um aspecto crucial da humanidade. Nós seres humanos temos uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida quotidiana. O KANTO D´ELA é uma imersão da poesia da canção á poesia falada. A ideia do formato surgiu depois da gravação do ultimo episódio da primeira temporada do Podcast LUGAR DE FALA D´ELA, enquanto ouvíamos Akua Naru e Erykah Badu, aí percebemos que o formato é possível.

Como estão a viver os momentos que antecedem o evento?
Estamos a viver este momento com alguma ansiedade, com um forte sentimento de gratidão, por fazer acontecer. Os ensaios são cada vez mais emocionantes, o resultado final será lindo, verdadeiro e artístico a um nível extraordinário.

Terão alguma participação, além da banda?
Não, apenas a Banda e nós, Nós e a Banda.

Estão previstos dois momentos para o evento, nomeadamente Muxima e Menha, foi tudo orquestrado por vós ou contam com uma equipa por detrás deste aparatoso programa?
Os pontos pré evento foram pensados por nós, quanto a cenografia e gestão durante e pós evento o mérito é todo da nossa Equipe de Produção.

Enquanto dupla, em 2020 estiveram culturalmente presente com o podcast `Lugar de fala D´ela´, considera terem conquistado o vosso espaço?

Estamos no processo de conquista, o podcast foi e é um instrumento primordial para a nossa afirmação enquanto artistas da palavra e de palavra, tem-nos feito alcançar outras paragens dentro da lusofonia e isso é muito importante, sabemos que é preciso trabalhar muito pois o caminho faz-se trabalhando e não há nada garantido.

E individualmente, como avaliam as vossas carreiras?

Acreditamos que o sucesso da Dupla é o resultado daquilo que somos enquanto artistas individuais.

Dado o contexto actual, quais os projectos para 2021?

Agora o recital, tournée com o K’ANTO D’ELA e estrear a nova temporada do lugar de fala D’ELA, obedecendo a todas as regras de segurança.

as cargas mais recentes

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 meses

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 1 dia
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 9 meses
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.

5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

há 4 meses
Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 6 meses
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Show do Mês adia concerto ‘Vozes de Março’

há 1 ano

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 3 meses
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Samuel Eto’o irritado com clubes franceses

há 3 semanas

MixedByAli afirma que Kendrick Lamar “tem material inédito e suficiente para seis discos”

há 4 meses
MixedByAli cedeu uma entrevista ao podcast de Kevin Durant e explicou poderia rapidamente montar seis discos inéditos, da autoria de Kendrick Lamar, mas que não o faz, porque o rapper acredita que pode sempre fazer melhor.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 3 meses
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Músicos angolanos portadores de deficiência em destaque no prémio africano de música

há 6 meses
13 músicos músicos angolanos portadores de deficiência disputam desde ontem a semi-final de uma competição artístico-cultural promovida pela Costa do Marfim, que visa descobrir talentos entre as pessoas com deficiência no continente.

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

há 10 meses
Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

Rapper Houdini é morto durante tiroteio

há 11 meses
Com uma carreira em ascensão, Houdini de 21 anos foi morto esta terça-feira, durante um tiroteio em Toronto, no Canadá. O rapper foi atingido por tiros no hotel onde se encontrava.

Trunfos do DJ Znóbia

há 3 meses

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 11 meses
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Papekas analisa a própria carreira em novo single

há 5 meses