Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

O Kanto D´Ela é um evento de voz e som e marca o segundo encontro no formato de recital, da dupla composta por Hitila Vanice e Sankofa.

A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Criativo, o nome do recital foi adaptado para a língua Bantu, onde o uso do K é frequente e indefinido. Assim, o `K’anto D’Ela´, tal como deixa adivinhar é o K’ANTO (Espaço) de palavra das artistas, que justificam que se fosse o “C teríamos a obrigação de ter um espetáculo de canto, (Música)”.

Diferente das apresentações habituais, o grupo será acompanhado por uma banda, durante todo espectáculo. Numa noite definida por dois momentos, nomeadamente: Múxima (coração, na língua nacional Kimbundu), na qual as perfomances serão sobre textos que expressam sentimentos amorosos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

Já o segundo momento, será dedicado à debates socias e intervenções, momento este denominado por Menha (água, também na língua nacional Kimbundu), detalha Hitila Vanice.

De acordo com a integrante, pretendem mais uma vez, mostrar a sua arte, “alcançar novo público, diversificar a nossa forma de nos apresentar, enquanto dupla e essencialmente os nossos textos são manifestos contra opressão e outros vários pontos, como a luta por uma sociedade mais justa”.

Sete perguntas às artistas

Este é o vosso segundo recital juntas… como surge a ideia de fazer um recital com banda?
O spoken Word é literatura Oral, e a literatura oral é com frequência considerada um aspecto crucial da humanidade. Nós seres humanos temos uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida quotidiana. O KANTO D´ELA é uma imersão da poesia da canção á poesia falada. A ideia do formato surgiu depois da gravação do ultimo episódio da primeira temporada do Podcast LUGAR DE FALA D´ELA, enquanto ouvíamos Akua Naru e Erykah Badu, aí percebemos que o formato é possível.

Como estão a viver os momentos que antecedem o evento?
Estamos a viver este momento com alguma ansiedade, com um forte sentimento de gratidão, por fazer acontecer. Os ensaios são cada vez mais emocionantes, o resultado final será lindo, verdadeiro e artístico a um nível extraordinário.

Terão alguma participação, além da banda?
Não, apenas a Banda e nós, Nós e a Banda.

Estão previstos dois momentos para o evento, nomeadamente Muxima e Menha, foi tudo orquestrado por vós ou contam com uma equipa por detrás deste aparatoso programa?
Os pontos pré evento foram pensados por nós, quanto a cenografia e gestão durante e pós evento o mérito é todo da nossa Equipe de Produção.

Enquanto dupla, em 2020 estiveram culturalmente presente com o podcast `Lugar de fala D´ela´, considera terem conquistado o vosso espaço?

Estamos no processo de conquista, o podcast foi e é um instrumento primordial para a nossa afirmação enquanto artistas da palavra e de palavra, tem-nos feito alcançar outras paragens dentro da lusofonia e isso é muito importante, sabemos que é preciso trabalhar muito pois o caminho faz-se trabalhando e não há nada garantido.

E individualmente, como avaliam as vossas carreiras?

Acreditamos que o sucesso da Dupla é o resultado daquilo que somos enquanto artistas individuais.

Dado o contexto actual, quais os projectos para 2021?

Agora o recital, tournée com o K’ANTO D’ELA e estrear a nova temporada do lugar de fala D’ELA, obedecendo a todas as regras de segurança.

as cargas mais recentes

Tropa Yogaa apresenta último vídeo da saga “Tá Rebolar”

há 2 anos
No próximo sábado, a dupla vai apresentar o último dos três videoclipes do novo projecto “Tá Rebolar”, um projecto em que pretende provar que é muito mais fácil combinar o fisioculturismo à música e à dança.

Artista plástico Mieze protagoniza primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan com o tema “Luz”

há 8 meses
O artista angolano Mieze vai apresentar-se no próximo dia 09 de Junho de 2022, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “Luz”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 24 de Junho de 2022, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira.

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 3 anos

Will Smith dirige-se a Chris Rock: “Peço-te desculpa. O meu comportamento foi inaceitável”

há 6 meses

Bancos e agências de publicidades aprendem sobre como lidar com direitos autorais

há 7 meses

Um Café e a Conta: Sam The Kid lança álbum a homenagear Valete

há 2 anos
O reconhecimento é mútuo, já que ao longo da carreira, Valete faz questão de sublinhar as qualidades artísticas e a importância de Sam The Kid no Hip Hop. Este sábado, Sam The Kid fez o que poucos esperavam: usou um álbum em homenagem a Valete.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Bob Dylan decide vender todo seu catálogo de gravações à Sony Music

há 1 ano
Com cerca de 60 anos de música, o lendário músico norte-americano do “Blues”, “Folk” e “Country” vendeu todo o catálogo de gravações à Sony Music, desde o álbum homónimo, de 1962, até ao “Rough and Rowdy Ways”,  lançado em 2020. O que quer dizer, os direitos de reprodução e distribuição passam agora à concorrente da Universal- a quem tinha vendido os direitos de autor.

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 2 anos

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 2 anos
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 3 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 1 ano
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

Joe Budden usa podcast para ajudar a desestigmatizar a saúde mental

há 2 anos
“Shaking the Tree” da semana passada, como o episódio 435 foi intitulado, apresentou os quatro directores do podcast, o apresentador Joe Budden e os companheiros Rory, Mal e Parks, num debate de algo que muitos homens adultos acham extremamente difícil: Uma conversa honesta sobre o relacionamento entre os quatro.

Phedilson: “Uma das minhas causas é lutar contra a segregação regional dentro do rap game”

há 2 anos
Não basta ser bom rapper, Phedilson Ananás ou simplesmente PA, emplaca um êxito atrás do outro, sucesso este que acabada de ganhar mais um incremento, o LP #AVE, disponibilizado ontem, nas plataformas de streaming.

Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

há 10 meses
Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post-mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Price, como majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Isis Hembe promove liberdade de expressão com concertos grátis de Hip Hop nas ruas

há 1 ano
O artista está a desenhar uma nova era para rap alternativo angolano. Sua abordagem foge dos padrões e estereótipos que caracterizam esta vertente específica do Rap.