Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

O Kanto D´Ela é um evento de voz e som e marca o segundo encontro no formato de recital, da dupla composta por Hitila Vanice e Sankofa.

A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Criativo, o nome do recital foi adaptado para a língua Bantu, onde o uso do K é frequente e indefinido. Assim, o `K’anto D’Ela´, tal como deixa adivinhar é o K’ANTO (Espaço) de palavra das artistas, que justificam que se fosse o “C teríamos a obrigação de ter um espetáculo de canto, (Música)”.

Diferente das apresentações habituais, o grupo será acompanhado por uma banda, durante todo espectáculo. Numa noite definida por dois momentos, nomeadamente: Múxima (coração, na língua nacional Kimbundu), na qual as perfomances serão sobre textos que expressam sentimentos amorosos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

Já o segundo momento, será dedicado à debates socias e intervenções, momento este denominado por Menha (água, também na língua nacional Kimbundu), detalha Hitila Vanice.

De acordo com a integrante, pretendem mais uma vez, mostrar a sua arte, “alcançar novo público, diversificar a nossa forma de nos apresentar, enquanto dupla e essencialmente os nossos textos são manifestos contra opressão e outros vários pontos, como a luta por uma sociedade mais justa”.

Sete perguntas às artistas

Este é o vosso segundo recital juntas… como surge a ideia de fazer um recital com banda?
O spoken Word é literatura Oral, e a literatura oral é com frequência considerada um aspecto crucial da humanidade. Nós seres humanos temos uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida quotidiana. O KANTO D´ELA é uma imersão da poesia da canção á poesia falada. A ideia do formato surgiu depois da gravação do ultimo episódio da primeira temporada do Podcast LUGAR DE FALA D´ELA, enquanto ouvíamos Akua Naru e Erykah Badu, aí percebemos que o formato é possível.

Como estão a viver os momentos que antecedem o evento?
Estamos a viver este momento com alguma ansiedade, com um forte sentimento de gratidão, por fazer acontecer. Os ensaios são cada vez mais emocionantes, o resultado final será lindo, verdadeiro e artístico a um nível extraordinário.

Terão alguma participação, além da banda?
Não, apenas a Banda e nós, Nós e a Banda.

Estão previstos dois momentos para o evento, nomeadamente Muxima e Menha, foi tudo orquestrado por vós ou contam com uma equipa por detrás deste aparatoso programa?
Os pontos pré evento foram pensados por nós, quanto a cenografia e gestão durante e pós evento o mérito é todo da nossa Equipe de Produção.

Enquanto dupla, em 2020 estiveram culturalmente presente com o podcast `Lugar de fala D´ela´, considera terem conquistado o vosso espaço?

Estamos no processo de conquista, o podcast foi e é um instrumento primordial para a nossa afirmação enquanto artistas da palavra e de palavra, tem-nos feito alcançar outras paragens dentro da lusofonia e isso é muito importante, sabemos que é preciso trabalhar muito pois o caminho faz-se trabalhando e não há nada garantido.

E individualmente, como avaliam as vossas carreiras?

Acreditamos que o sucesso da Dupla é o resultado daquilo que somos enquanto artistas individuais.

Dado o contexto actual, quais os projectos para 2021?

Agora o recital, tournée com o K’ANTO D’ELA e estrear a nova temporada do lugar de fala D’ELA, obedecendo a todas as regras de segurança.

as cargas mais recentes

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 2 anos

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 9 meses
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 1 ano
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

há 1 mês
Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 1 ano
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 9 meses
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 1 ano
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 12 meses
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 1 ano
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Mano a Mano: Mano Brown democratiza debates no Spotify

há 1 mês
Mano Brown estreou o podcast no passado mês de Agosto, com a rapper artista Karol Conká, também já passaram pelo programa Drauzio Varela e mais recentemente o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lulas da Silva.

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 1 ano
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 1 ano
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

Documentário sobre Kanye West que vem sendo produzido há duas décadas estreia ainda este ano

há 6 meses
O documentário ainda sem título, já tem previsão de lançamento e acaba de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, que desembolsou nada menos que 30 milhões de dólares.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 2 anos

Henriques Narciso: “Se não tive o Prémio Nacional de Cultura e Artes é porque é dado por indicação política”

há 3 meses
Ao longo da entrevista com a Carga, Dito, como também é conhecido, disse não entender os critérios de atribuição do Prémio Nacional de Cultura e Arte, porque, descreve, pessoas há que receberam o prémio, e se questiona por que razão é que elas recebem.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 1 ano
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.