Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

O Kanto D´Ela é um evento de voz e som e marca o segundo encontro no formato de recital, da dupla composta por Hitila Vanice e Sankofa.

A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Criativo, o nome do recital foi adaptado para a língua Bantu, onde o uso do K é frequente e indefinido. Assim, o `K’anto D’Ela´, tal como deixa adivinhar é o K’ANTO (Espaço) de palavra das artistas, que justificam que se fosse o “C teríamos a obrigação de ter um espetáculo de canto, (Música)”.

Diferente das apresentações habituais, o grupo será acompanhado por uma banda, durante todo espectáculo. Numa noite definida por dois momentos, nomeadamente: Múxima (coração, na língua nacional Kimbundu), na qual as perfomances serão sobre textos que expressam sentimentos amorosos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

Já o segundo momento, será dedicado à debates socias e intervenções, momento este denominado por Menha (água, também na língua nacional Kimbundu), detalha Hitila Vanice.

De acordo com a integrante, pretendem mais uma vez, mostrar a sua arte, “alcançar novo público, diversificar a nossa forma de nos apresentar, enquanto dupla e essencialmente os nossos textos são manifestos contra opressão e outros vários pontos, como a luta por uma sociedade mais justa”.

Sete perguntas às artistas

Este é o vosso segundo recital juntas… como surge a ideia de fazer um recital com banda?
O spoken Word é literatura Oral, e a literatura oral é com frequência considerada um aspecto crucial da humanidade. Nós seres humanos temos uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida quotidiana. O KANTO D´ELA é uma imersão da poesia da canção á poesia falada. A ideia do formato surgiu depois da gravação do ultimo episódio da primeira temporada do Podcast LUGAR DE FALA D´ELA, enquanto ouvíamos Akua Naru e Erykah Badu, aí percebemos que o formato é possível.

Como estão a viver os momentos que antecedem o evento?
Estamos a viver este momento com alguma ansiedade, com um forte sentimento de gratidão, por fazer acontecer. Os ensaios são cada vez mais emocionantes, o resultado final será lindo, verdadeiro e artístico a um nível extraordinário.

Terão alguma participação, além da banda?
Não, apenas a Banda e nós, Nós e a Banda.

Estão previstos dois momentos para o evento, nomeadamente Muxima e Menha, foi tudo orquestrado por vós ou contam com uma equipa por detrás deste aparatoso programa?
Os pontos pré evento foram pensados por nós, quanto a cenografia e gestão durante e pós evento o mérito é todo da nossa Equipe de Produção.

Enquanto dupla, em 2020 estiveram culturalmente presente com o podcast `Lugar de fala D´ela´, considera terem conquistado o vosso espaço?

Estamos no processo de conquista, o podcast foi e é um instrumento primordial para a nossa afirmação enquanto artistas da palavra e de palavra, tem-nos feito alcançar outras paragens dentro da lusofonia e isso é muito importante, sabemos que é preciso trabalhar muito pois o caminho faz-se trabalhando e não há nada garantido.

E individualmente, como avaliam as vossas carreiras?

Acreditamos que o sucesso da Dupla é o resultado daquilo que somos enquanto artistas individuais.

Dado o contexto actual, quais os projectos para 2021?

Agora o recital, tournée com o K’ANTO D’ELA e estrear a nova temporada do lugar de fala D’ELA, obedecendo a todas as regras de segurança.

as cargas mais recentes

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 2 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Jay-Z afirma que ninguém está a sua altura para um Verzuz battle e que Beyoncé é a evolução de Michael Jackson

há 5 meses
Jay-Z acaba de subestimar a indústria musical completa, ao afirmar que não há ninguém que possa o enfrentar numa batalhe de hits. A afirmação foi movida pela “expectativa” de um possível duelo com Hov, exteriorizado por Rick Ross.

Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

há 8 meses
Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 1 ano
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 5 meses
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 1 ano
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

Estrela de Missy Elliott já brilha na Calçada da Fama de Hollywood

há 6 meses
Aos 50 anos de idade, dos quais, mais de 25 dedicados ao Hip-Hop, Melissa Arnette Elliott mais conhecida como Missy ‘Misdemenor’ Elliott, acaba de ser honrada com a 2.708ª estrela da Calçada da Fama de Hollywood.

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 7 meses
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 1 ano
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais

há 2 anos
O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, p tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 1 ano
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Ready or not… Fugees estão de volta à ribalta

há 8 meses
Quer estejamos prontos quer não, Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michel voltarão a juntar-se para uma tour mundial que tem início em Novembro, porém, o trio fará uma aparição em concerto já amanhã na cidade de Nova York e tudo deve-se às celebrações dos 25 anos do álbum “The Score”.

A Konono Soul Music apresenta “Coisas Simples”, o novo single do A’mosi Just A Label

há 8 meses
Disponível a partir dia 17 de setembro. O single antecede o álbum Konono Soul, que está previsto a ser lançado no dia 22 de Outubro.

Ice Cube perde papel em novo filme por recusar vacina contra a Covid-19

há 7 meses
O rapper e actor de 52 anos de idade, perdeu um contrato de 9 milhões de dólares ao ser retirado do elenco da comédia “Oh Hell No” após declinar a exigência da vacinação que faz parte da política de saúde dos produtores do filme.

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 1 semana
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 2 anos
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.