Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

O Kanto D´Ela é um evento de voz e som e marca o segundo encontro no formato de recital, da dupla composta por Hitila Vanice e Sankofa.

A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Criativo, o nome do recital foi adaptado para a língua Bantu, onde o uso do K é frequente e indefinido. Assim, o `K’anto D’Ela´, tal como deixa adivinhar é o K’ANTO (Espaço) de palavra das artistas, que justificam que se fosse o “C teríamos a obrigação de ter um espetáculo de canto, (Música)”.

Diferente das apresentações habituais, o grupo será acompanhado por uma banda, durante todo espectáculo. Numa noite definida por dois momentos, nomeadamente: Múxima (coração, na língua nacional Kimbundu), na qual as perfomances serão sobre textos que expressam sentimentos amorosos.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

Já o segundo momento, será dedicado à debates socias e intervenções, momento este denominado por Menha (água, também na língua nacional Kimbundu), detalha Hitila Vanice.

De acordo com a integrante, pretendem mais uma vez, mostrar a sua arte, “alcançar novo público, diversificar a nossa forma de nos apresentar, enquanto dupla e essencialmente os nossos textos são manifestos contra opressão e outros vários pontos, como a luta por uma sociedade mais justa”.

Sete perguntas às artistas

Este é o vosso segundo recital juntas… como surge a ideia de fazer um recital com banda?
O spoken Word é literatura Oral, e a literatura oral é com frequência considerada um aspecto crucial da humanidade. Nós seres humanos temos uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da literatura oral ser tão preponderante na vida quotidiana. O KANTO D´ELA é uma imersão da poesia da canção á poesia falada. A ideia do formato surgiu depois da gravação do ultimo episódio da primeira temporada do Podcast LUGAR DE FALA D´ELA, enquanto ouvíamos Akua Naru e Erykah Badu, aí percebemos que o formato é possível.

Como estão a viver os momentos que antecedem o evento?
Estamos a viver este momento com alguma ansiedade, com um forte sentimento de gratidão, por fazer acontecer. Os ensaios são cada vez mais emocionantes, o resultado final será lindo, verdadeiro e artístico a um nível extraordinário.

Terão alguma participação, além da banda?
Não, apenas a Banda e nós, Nós e a Banda.

Estão previstos dois momentos para o evento, nomeadamente Muxima e Menha, foi tudo orquestrado por vós ou contam com uma equipa por detrás deste aparatoso programa?
Os pontos pré evento foram pensados por nós, quanto a cenografia e gestão durante e pós evento o mérito é todo da nossa Equipe de Produção.

Enquanto dupla, em 2020 estiveram culturalmente presente com o podcast `Lugar de fala D´ela´, considera terem conquistado o vosso espaço?

Estamos no processo de conquista, o podcast foi e é um instrumento primordial para a nossa afirmação enquanto artistas da palavra e de palavra, tem-nos feito alcançar outras paragens dentro da lusofonia e isso é muito importante, sabemos que é preciso trabalhar muito pois o caminho faz-se trabalhando e não há nada garantido.

E individualmente, como avaliam as vossas carreiras?

Acreditamos que o sucesso da Dupla é o resultado daquilo que somos enquanto artistas individuais.

Dado o contexto actual, quais os projectos para 2021?

Agora o recital, tournée com o K’ANTO D’ELA e estrear a nova temporada do lugar de fala D’ELA, obedecendo a todas as regras de segurança.

as cargas mais recentes

Notorious B.I.G, Tupac e Jay-Z excluídos por Snoop Doog da sua lista dos melhores rappers da História

há 11 meses
Após ter enfrentado várias críticas por não considerar Eminem melhor rapper de todos os tempos, Snoop Dogg voltou a surpreender o movimento ao excluir Jay-Z, Nas, Tupac, Biggie Smalls e Kanye West da lista dos seus melhores rappers de todos os tempos.

Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

há 4 meses

Kaysha testa positivo para o Covid-19

há 11 meses
A notícia foi avançada pelo próprio artista, com um vídeo que inicialmente indicava ter feito o teste para o novo Coronavírus e posteriormente veio a público, por meio de uma publicação na sua página oficial do Instagram a confirmar que testou positivo.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 10 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 7 meses
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 1 ano
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 12 meses
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 1 ano
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 7 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 9 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

The Weeknd é excluído dos Grammy e denuncia actos de “corrupção” na organização

há 7 meses
2021 entrará para a história como o ano de Jay-Z e Beyoncé. O casal tornou-se no mais indicado de sempre, com Jay-Z a alcançar 80 nomeações e a esposa 79, mas a exclusão de The Weeknd está a causar mal-estar.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 11 meses
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 11 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 2 meses
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Paulo Alves entra para 2021 a dar carga com “sunset dos sonhos”

há 6 meses
O dj angolano vai abrir o 2021 com um “sunset dos sonhos”, na Marginal de Luanda. O evento acontece no dia 10 de Janeiro e terá duração de 8 horas.

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 4 meses