Eclosão: Leandro Marques inaugura primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Leandro Marques vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “ECLOSÃO”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 02 de Abril de 2021, pelas 18 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 26 de Abril, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Sobre o artista
O artista Marques é conhecido no seio familiar de Leandro Clécio de Sá Marques, nome com que os seus pais baptizaram-no antes mesmo de ao mundo dar os seus primeiros gritos no dia 26 de Novembro de 1988, na Maianga, em Luanda.

Como qualquer ser humano, Leandro de Sá Marques viria erguer-se na dinâmica do seu crescimento físico e mental, reencontrando-se, em 2018, no dote que lhe caracteriza- artista plástico- conhecendo assim a sua segunda identidade, Marques. É autodidata e membro da UNAP e Brigada de Jovens Artistas Plásticos.

Depois de participar em várias exposições colectivas, Marques desafia-se, mostrando no “Eclosão” um conjunto de obras com técnicas diferenciadas, na Galeria Tamar Golan. Entretanto, não é a primeira vez que se vai apresentar na Galeria Tamar Golan. Em 2018 e 2019, participou de duas exposições colectivas “No silêncio a arte fala” e “A Fonte”, respectivamente.

Ainda em 2018, participou numa exposição colectiva no Centro Cultural Brasil Angola, no âmbito da 7ª edição da Maratona dos artistas, e em 2019, na Galeria Banco Econômico, participou da exposição “Untitled.2”. Já em 2020, no Espaço d´Arte (Ed.Sky One) participou da exposição “Reunir”.

A Exposição

A presente exposição visa saudar e prestigiar a estreia, a título individual, do artista plástico Marques, depois de um número de participações consideráveis e marcantes em importantes exposições colectivas. Marques é pseudónimo de Leandro Clécio de Sá Marques, natural da província de Luanda, membro da UNAP/ Brigada Jovem. Marques, autodidata, começou a traçar o seu voo pelo universo das artes plásticas em casa e, através de constantes e sistemáticos exercícios, foi apurando a sua arte. Marques, em termos de harmonização, certamente não teria encontrado um título melhor que ECLOSÃO, pois toda a sua semântica explica esse voo primário que seguramente se vai repetir nos próximos tempos.

Contudo, tal estreia não pode ser entendida como fraqueza na medida em que esta exposição demonstra por si só o nascimento ou surgimento de um valor a ter em conta no circuito das artes plásticas.

Marques, como artista, demonstra ser alguém preocupado com o devir e, portanto, apresenta uma apurada visão “crítica” sobre os fenómenos sociais das sociedades do seu tempo, facto que pode ser comprovado ao observar atentamente as obras que compõem esta amostra. Nesta exposição, o artista não se sente preso a uma linha condutora, por isso as obras apresentam temas variados, mas sempre com o estilo próprio e convergência na visão, na técnica e no acabamento harmonioso.

Bem-haja ao artista Marques, bem-haja às artes plásticas em Angola.

EDUARDO VUEZA, artista plástico.

as cargas mais recentes

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 1 ano

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 1 ano
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Sintoniza 96.1 FM: O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”

há 5 meses
O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”, é descrito como um programa que expõe o livro na sua plenitude: Edição, Pesquisas, Ilustrações, em suma, tudo o que faz parte da constituição de cada livro publicado. No ar todas as quartas-feiras, das 15 as 16 horas, o espaço está focado nos Autores, Editores, Críticos e Leitores.

“Tchiloli Unlimited” agora disponível em livro

há 8 meses
Da autoria de René Tavares, a edição com prefácio de José Eduardo Agualusa, “Tchiloli Unlimited” apresenta olhares cruzados sobre os aspectos históricos, sociais e estéticos existentes nesta peça de teatro popular de São Tomé e Príncipe.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 7 meses
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 1 ano
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 2 anos

`Shyllaira´, uma música de inspiração para todos os pais de primeira viagem

há 1 ano
Trata-se de uma música em homenagem à filha de um amigo que completa, hoje, o primeiro ano de vida.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 1 ano
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

Segundo álbum póstumo de Pop Smoke já está disponível

há 7 meses
Faith é disponibilizado um ano após ao lançamento primeiro álbum póstumo de Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

Kid MC lança comédia inspirada na “Escolinha do Professor Raimundo”

há 4 meses
O rapper prepara o lançamento de um projecto de comédia denominado “A Turma do Vunda”, que será exibido em breve pela TV Zimbo. A série é uma adaptação da sitcom brasileira, a “A Escolinha do Professor Raimundo”, um velho clássico do humor brasileiro dos anos 60, de Chico Anysio.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 1 ano
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 1 ano
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 1 ano
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

J. Cole lança novo álbum próxima sexta-feira

há 9 meses
O aguardado álbum The Off-Season de J. Cole chega ao mercado na próxima sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo próprio, na tarde de ontem. A obra estava em construção há anos.