Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Organizado e produzido pelo Team Ngola Slam, que é a junção da Kwanza Eventos, Art Sem Letras e Luanda Slam, formando um corpo único, a programação de três dias contemplou actividades como: Rodas de Microfone Aberto, Oficinas de Spoken Word com a Elisangela Rita, Spoken Show com a Poetisa Luz Feliz, Debate em torno do Poema ` Photoshop Social´ de António Paciência com Dino Cross e Catarino Luamba, uma mesa redonda sobre Spoken Show com Lukeny Bamba Fortunato, Kool Klever, Elisangela Rita e Kiako Zambo, momentos de música ao vivo com A Banda Omwenho Groove, Aylasa Tchipilica e Wilmar Nakeni.

O evento culminou com o Campeonato Angolano de Spoken Word que juntou no mesmo palco para uma batalha renhida os vencedores de diferentes Slams realizados em 6 províncias, nomeadamente: Benguela, Huíla, Huambo, Malanje, Luanda e Uíge.

Oriundo da província do Uíge, sagrou-se vencedor o poeta Domingos Dembo, este que esteve como representante do Kassemba Slam mas que ao longo de 2021 também venceu concursos dentre os quais, Luanda Slam e o Slam TundaWala, e foi sem sombra de dúvidas o Poeta de Spoken Word do ano pela forma muito original como apresenta os seus poemas.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

O Segundo lugar foi arrebatado pela grande Sandra Bande, cuja qualidade levou-a ao empate na disputa pelo trono, ficou com o segundo lugar do pódio do Ngola Slam e o terceiro lugar foi merecido ao poeta Empty proveniente do Slam da Huíla e todos eles classificados pelo modelo internacional de votação para batalhas de Spoken Word (O Júri popular).

O Ngola Slam surgiu da necessidade de se criar um espaço que une os fazedores de poesia falada em Angola de modo a aproximar todas as localidades interessadas em desenvolver a prática deste movimento e também para proporcionar um intercâmbio cultural através de eventos intimistas e interactivos.

De acesso livre, o evento teve afluência de aproximadamente 300 pessoas ao longo dos 3 dias, contou com o apoio do Goeth Institut e do Palácio de Ferro.

as cargas mais recentes

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 2 anos

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 2 anos
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 2 anos
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Ainda sob a tutela do pai, Britney Spears se recusa a fazer shows

há 2 anos
Segundo o advogado da cantora, Samuel D. Ingham, a artista, que está em meio a uma batalha legal para que a sua tutela saia das mãos do pai, ela afirmou que não vai voltar a subir num palco enquanto Jamie for seu tutor.

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 1 ano
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 1 ano
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Gerilson Insrael e Edmásia cantam no “é-Kwanza”

há 2 anos
Os músicos Gerilson Insrael e Edmásia serão “cabeças” de cartaz na próxima edição do “Ao vivo é-Kwanza”, sábado, num concerto cujo objectivo é angariar donativos para os lares necessitados.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 2 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

T-Pain lança livro de cocktails ‘Can I Mix You a Drink?’

há 1 ano
O nativo de Tallahassee partilhou que a ideia surgiu em conjunto com a autora Kathy Iandoli e, que no intuito de fazer algo inovador na sua carreira, este conceito, de combinar a paixão pela música com o amor por beber. E em vez de te comprar uma bebida, desta vez, T-Pain vai mostrar-nos como fazer uma.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 1 ano
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 2 anos
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Zezé Di Camargo e Luciano lançam série de TV para celebrar os 30 anos de carreira

há 1 ano
Ao celebrar os 30 anos, a dupla vai lançar uma série com novas releituras de sucessos como É o Amor, com participação de Luan Santana, fã confesso de Zezé e Luciano. A produção deve ser lançada em Novembro.

Kuduro já está na plataforma Colors Show na voz de Pongo

há 1 ano
No dia em que voltou a dar carga nas plataformas de streaming com a música `Bruxos´, Pongo Love foi também a “porta-bandeira” de Angola e do estilo musical e de dança que é muito nosso, na ColorsxStudios, uma das mais emergentes plataformas de divulgação de novos talentos.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 1 ano
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Fat Joe vai lançar um livro sobre os momentos mais sombrios da sua vida

há 3 meses

Mi Casa: Single Mamela chega a Platina

há 7 meses