Eis a explicação do porquê CR7 é candidato à Bola de Ouro e Messi não

A nomeação de Cristiano Ronaldo e a não selecção de Lionel Messi como candidato à Bola de Ouro, tem sido considerado um “sacrilégio” pelos adeptos do futebol. O jornal francês L’Équipe explica o que fez com que o argentino do PSG não fosse “tido nem achado” entre os 30 nomeados.

Pela primeira vez desde 2005, o nome de Lionel Messi não consta entre os nomeados para a Bola de Ouro. O conhecido jornal francês diz que se trata de nenhum “sacrilégio”, mas sim o resultado da “alteração dos critérios” do troféu que distingue o melhor jogador do mundo é que reduziu o espaço de tempo que os jornalistas tiveram para avaliar os desempenhos do internacional argentino.

Nesse sentido, defende-se que a primeira temporada de Messi ao serviço do Paris Saint-Germain esteve longe de ser o melhor (chega mesmo a usar a palavra “desilusão” para a descrever) e recorda-se os momentos de tensão com Mauricio Pochettino.

A eliminação dos gauleses dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, diante do Real Madrid, depois de terem encerrado a primeira mão com uma vantagem de 1-0 no marcador, é, de resto, apontado como um momento-chave nesta apreciação.

Em sentido inverso, o L’Équipe recorda que o avançado português Cristiano Ronaldo tornou-se, em 2022, no maior goleador da história ao nível das seleções, marcou seis golos pelo Manchester United na fase de grupos da prova milionária e terminou a época com 32 tentos em 49 partidas oficiais.

O internacional argentino, que por sete ocasiões conquistou este galardão (2009, 2011, 2012, 2013, 2016, 2019 e 2021), ficou de fora dos nomeados, algo que não sucedia desde 2005.

Recorde-se que na temporada transacta, ao serviço do Paris Saint-Germain, Lionel Messi contabilizou 11 golos e 14 assistências em 34 encontros.

A lista da France Football divulgada, esta sexta-feira, coloca de fora Messi e Neymar entre os 30 nomeados à Bola de Ouro. Confira:

  • Antonio Rüdiger (ALE, Real Madrid,)
  • Bernardo Silva (POR, Manchester City,)
  • Casemiro (BRA, Real Madrid)
  • Christopher Nkunku (FRA, RB Leipzig)
  • Cristiano Ronaldo (POR, Manchester United)
  • Darwin Núñez (URU, Liverpool)
  • Dusan Vlahovic (SER, Juventus)
  • Erling Haaland (NOR, Manchester City)
  • Fabinho (BRA, Liverpool)
  • Harry Kane (ING, Tottenham)
  • Heung-Min Son (COR, Tottenham)
  • João Cancelo (POR, Manchester City)
  • Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique).

as cargas mais recentes

Covid-19: Omicron força adiamento das vendas e sessões de autógrafos dos álbuns ‘The Coach’ e ‘Comboio Vol.1’

há 1 ano
Face às medidas anuncias no passado dia 27 de Novembro, que por sinal entraram em vigor no dia 1 de Dezembro e uma vez realizada a conferência de imprensa como confirmação da materialização de ambos projectos, a questão que se impõe é o que estará na base deste tardio comunicado: Despreparo, falha de comunicação ou será mais uma estratégia de marketing da LS?

Desiludidos, MCK e Ikonoklasta lembram aos dirigentes que “Não Era Pra Ser Assim”

há 1 ano
Na música, MCK e Ikonoklasta adaptam o tema “Anangola Ya Dila”, de Artur Nunes, ao actual contexto de crise e incertezas que o país mergulhou desde 1975.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 3 anos
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 2 anos

Homem Mau: Jay Arghh e Hot Blaze reafirmam lírica, flow e rimas em nova faixa colaborativa

há 2 anos
`Homem Mau´ é uma faixa de colaboração entre dois virtuosos no flow e na escrita de Moçambique: Jay Arghh e Hot Blaze. Esta colaboração traz-nos um festival furioso de verdadeiras habilidades líricas e de flow dos dois rappers. Vindos da agência CSV, os dois têm muitas colaborações, e sempre com elevados critérios tanto na música como na técnica.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 3 anos
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 3 anos
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 2 anos
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 2 anos
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 3 anos
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

há 3 anos
Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 11 meses
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 3 anos
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 2 anos
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Aaron Carter afirma que Michael Jackson explicou por que gostava sempre de estar com crianças

há 3 anos
Aaron Carter fez algumas afirmações na sua recente entrevista à “Vlad TV”, incluindo por que Michael Jackson gostava de sair com crianças. O artista também aproveitou a ocasião para defender o astro das acusações de pedofilia.

Paulina Chiziane: “Uma das coisas que mais admiro em Angola é como recriam a língua portuguesa”

há 11 meses
Antes de regressar ao seu país, a escritora moçambicana conversou com a Carga sobre a memória, identidade, tradição e resistência, características da sua escrita.