Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

O músico levou esta quinta-feira à Zap as peripécias e o papel que sua musicalidade desempenhou para o Início da Luta Armada e de Libertação Nacional contra a repressão colonial portuguesa.

O testemunho do ‘Rei’ da música angolana foi dado hoje pelo próprio no programa O Momento da Blindada, emitido na Zap Viva, e marca as memórias do 4 de Fev., Dia do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional.

Tido como figura incontornável da cultura nacional, Elias Dya Kimunzo desempenhou um papel fundamental no Início da Luta Armada e de Libertação Nacional-usou sua música como elemento de construção da consciência nacionalista, que lutava, na altura, contra o colonialismo.

Elias José Francisco nasceu no Marçal, em Luanda, no ano de 1963. Começou a cantar aos 15 anos de idade e, durante todos estes anos de carreira, tem sido um artista conservador das línguas nacionais, que por via das suas músicas partilha mensagens de patriotismo, esperança e defende a cultura angolana com alma e paixão, deixando um grande legado às novas gerações.

as cargas mais recentes

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 9 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 2 semanas

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 4 semanas

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 4 meses
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 8 meses
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 9 meses
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 12 meses

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 6 meses
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 2 meses
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Helga Fêty acusa produtor Yuri Sousa de apropriar-se da sua obra `Casei com a família´

há 1 mês
Aconselhada a seguir os tramites legais, de acordo com o que é previsto pela lei dos Direitos de Autores e Conexos e, sendo membro da Sadia desde 2007, a artista está disposta a dar voz e rosto a todos “injustiçados” que passam pelo mesmo e não sabem onde recorrer.

Pharrell Williams e JAY-Z abordam desvantagens sistémicas e bloqueios intencionais aos empresários negros

há 7 meses
Intitulado “Entrepreneur”, o novo single lançado hoje discorre sobre a situação difícil que homens e mulheres negros enfrentaram nos Estados Unidos.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 8 meses
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Travis Scott prepara-se para lançar sua própria marca de roupas

há 7 meses
Após outdoors, Air Force 1 personalizado e bonés da marca Travis Scott, o rapper prepara-se neste momento para o lançamento de uma marca de roupas de nome Cacti.

Juninho Bill: Vocalista de sucessos infantis dos anos 80 faz vaquinha para gravar álbum a solo

há 6 meses
Juninho Bill foi um dos vocalistas do Trem da Alegria, grupo infantil brasileiro que tocou e continua a tocar em vários países da lusofonia, principalmente Angola, basta recordar o sucesso “Uni Duni Tê”.

The Weeknd é excluído dos Grammy e denuncia actos de “corrupção” na organização

há 3 meses
2021 entrará para a história como o ano de Jay-Z e Beyoncé. O casal tornou-se no mais indicado de sempre, com Jay-Z a alcançar 80 nomeações e a esposa 79, mas a exclusão de The Weeknd está a causar mal-estar.

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 9 meses
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.