O músico levou esta quinta-feira à Zap as peripécias e o papel que sua musicalidade desempenhou para o Início da Luta Armada e de Libertação Nacional contra a repressão colonial portuguesa.
O testemunho do ‘Rei’ da música angolana foi dado hoje pelo próprio no programa O Momento da Blindada, emitido na Zap Viva, e marca as memórias do 4 de Fev., Dia do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional.
Tido como figura incontornável da cultura nacional, Elias Dya Kimunzo desempenhou um papel fundamental no Início da Luta Armada e de Libertação Nacional-usou sua música como elemento de construção da consciência nacionalista, que lutava, na altura, contra o colonialismo.
Elias José Francisco nasceu no Marçal, em Luanda, no ano de 1963. Começou a cantar aos 15 anos de idade e, durante todos estes anos de carreira, tem sido um artista conservador das línguas nacionais, que por via das suas músicas partilha mensagens de patriotismo, esperança e defende a cultura angolana com alma e paixão, deixando um grande legado às novas gerações.