Elias Dya Kimuezu recebe certificado de mérito pelo seu contributo na música angolana

Desta vez, o distintivo vem da Galeria do Semba. O “Rei da música angolana” foi reconhecido, na última sexta-feira, durante um espectáculo que aconteceu na Galeria do Semba (Centro Recriativo e Cultural Kilamba), em Luanda.

O músico recebeu um documento de mérito pelo trabalho em prol da preservação da cultura nacional. Trata-se de um retrato e um certificado de mérito, simbolizando os longos anos de carreira de Elias Dya Kimuezu desde os anos 50.

Em gesto de agradecimento, o “Rei” disse sentir-se feliz por ainda haver pessoas que sabem reconhecer o contributo que ele e outros deram ao longo dos anos. “Sinto-me com forças para continuar a mostrar o meu potencial artístico e transmitir os conhecimentos às novas gerações”, referiu.

Elias Dya Kimuezu recebe certificado de mérito pelo seu contributo na música angolana

Carlos Lamartine, que também esteve presente, é pensa que a galeria deveria realmente servir como um local de transmissão permanente de conhecimento às novas gerações.

Elias José Francisco “Elias Dya Kimuezu” nasceu em 2 de Janeiro de 1936. Nascido numa pequena casa junto da antiga praça do Xamavo, em Luanda, começou a carreira em 1950, no grupo “Ginásio”, como compositor.

as cargas mais recentes

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 2 anos
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 2 anos
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.

Começou uma nova era dos Autocines

há 2 anos
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 2 anos
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 2 anos
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 1 ano

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 2 anos
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Prodígio, Titica e Paulo Flores em peso no Rock In Rio 

há 7 meses
Depois de dois adiamentos, por causa do Covid-19, o Rock in Rio está de volta e com rostos angolanos. Prodígio, Paulo Flores e Titica são os rostos confirmados para a 9a edição ao lado dos Foo Fighters, The Black Eyed Peas, Ivete Sangalo, Xutos & Pontapés, Bush e outros.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 1 ano
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Coréon Dú denuncia que há promotores de eventos a roubarem sua marca “I Love Kuduro”

há 7 meses

Bola de Ouro 2021: Afinal, nem sequer Portugal votou em CR7

há 10 meses

Zeca Moreno “abraça” a modernidade e manda “Tons Entrecalados” às plataformas de streaming

há 1 mês

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 2 anos
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

Rei da Kizomba “is back”

há 3 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Livro “O Alquimista” será adaptado ao cimema sob produção de Will Smith

há 1 ano
A longa-metragem será produzida por Will Smith a partir de Setembro do presente ano e estreia no próximo ano, ou seja, em 2022.

Indecisão dos herdeiros inviabiliza construção do Museu Cesária Évora

há 9 meses
A falta de consenso nos diálogos entre o Ministério da Cultura de Cabo Verde e a família da cantora está a causar atraso na construção da Casa Museu Cesária Évora, em Mindelo.