Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

Elias Dya Kimwezo completou hoje 85 anos, mais de 60 dos quais dedicados à música. Uma data que, com o passar do tempo, deixou de fazer parte apenas da vida do músico e da sua família, já que o “Rei da Música Angolana” é das figuras mais incontornáveis da música popular angolana.

Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

Podia não ser especial para muitos, mas para o aniversariante o momento foi especial, porque Elias ” Não esperava, por ter sido apanhado de surpresa.” Estou feliz por isso, porque mesmo aquele que ouviram da difusão massiva apareceram”, disse o arista, na ocasião.

Não é a primeira vez que o “rei” vem merecendo estas homenagens, mas prometeu guardar a sete chaves as recordações. “as recordações são as de estar com a família e os amigos”, realçou.

A carreira de “Elias Dia Kimuezo” começou em 1950 no “Ginásio”, Sambizanga, onde aos 12 anos aprendeu a falar Kimbundu com a avó, após a morte dos pais, mas foi no Marçal, em Luanda, que nasceu aos 02 de Janeiro de 1936.

Seis anos mais tarde, Elias Dya Kimwezo aparece como intérprete e tocador de bate-bate, integrando o conjunto Kizomba. Nesta época funda o Dikundus, constituído por operários fabris, destacando-se como vocalista principal.

Na sequência dos êxitos conquistados, ligou-se à editora Valentim de Carvalho, com a qual gravou três LP, com destaque para “Etiqueta Angola”, em que participaram Rui Mingas, Teta Lando e Barceló de Carvalho “Bonga” e cinco singles.

Nos anos 70 gravou um LP com a editora Rebita e um outro no Brasil. Em 1974, criou um dos maiores agrupamentos musicais da época: o Kissanguela.

Sempre preocupado com a essência da música angolana, Elias Dya Kimwezo, possui uma escola de música por detrás da sua residência.

Em 2015, a vida é o percurso artístico do músico foi objecto de homenagem em livro. Intitulado  “A Biografia de Elias Dya Kimuezo, A voz e o Percurso de um Povo”.

as cargas mais recentes

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 1 ano
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 2 anos
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 7 meses
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Joker: Joaquin Phoenix em negociações para protagonizar mais dois filmes

há 1 ano
Fontes próximas das negociações, citadas pelo britânico “Mirror”, dão conta que o actor está a negociar dois possíveis novos filmes envolvendo a personagem -e a confirmar-se será mesmo o contrato mais bem pago da carreira do actor.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 8 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Vinis dos álbuns `Serviço Público´ e `Educação Visual´no Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal

há 1 ano
Apenas um mês após editar as duas obras discográficas em Vinil, `Serviço Público´ e `Educação Visual´ já constam da lista de álbuns preferidos do público ouvinte português. Regozijado, Valete avançou a notícia, em primeira mão na sua página oficial do Facebook.

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 2 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Show piô Live acontece já amanhã

há 8 meses
A decorrer amanhã a partir das 15 horas, no formato televisivo pode ser acompanhado na TPA 2 e Internacional. O conceito memora músicas da década de 70, 80 e 90 e de certa forma, faz face ao inexistente mercado musical infantil.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 11 meses
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Playlist de Carlos Almeida

há 1 ano
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 2 anos
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.

Africanos aspirantes a cineastas são postos à prova pela Netflix e Unesco

há 3 meses
Em análise serão postas sinopses e currículos, dos quais, os melhores receberão a quantia de 75 mil dólares, oportunidade de receber formação de experts, bem como a estrear na Netflix, com a ‘Antologia de Contos Africanos’.

Sintoniza 91.7 MFM: ShowTime

há 1 ano
Leonel Manuel ou simplesmente Megga Skills, como é conhecido nas lides do Hip Hop, é a uma das vozes mais sonante da Rádio MFM, na condução do programa ShowTime todos os Domingos, as 18 horas. Saiba mais sobre este programa, que nasceu por inspiração do extinto “Big Show Cidade”, mas que se apresenta como o programa de Rap “mais inclusivo” da actualidade, pois além de promover o Hip Hop, a música Rap e os seus fazedores, “abraçou” também a missão de “educar, informar”.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 1 ano
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 1 ano
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 11 meses