Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

Elias Dya Kimwezo completou hoje 85 anos, mais de 60 dos quais dedicados à música. Uma data que, com o passar do tempo, deixou de fazer parte apenas da vida do músico e da sua família, já que o “Rei da Música Angolana” é das figuras mais incontornáveis da música popular angolana.

Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

Podia não ser especial para muitos, mas para o aniversariante o momento foi especial, porque Elias ” Não esperava, por ter sido apanhado de surpresa.” Estou feliz por isso, porque mesmo aquele que ouviram da difusão massiva apareceram”, disse o arista, na ocasião.

Não é a primeira vez que o “rei” vem merecendo estas homenagens, mas prometeu guardar a sete chaves as recordações. “as recordações são as de estar com a família e os amigos”, realçou.

A carreira de “Elias Dia Kimuezo” começou em 1950 no “Ginásio”, Sambizanga, onde aos 12 anos aprendeu a falar Kimbundu com a avó, após a morte dos pais, mas foi no Marçal, em Luanda, que nasceu aos 02 de Janeiro de 1936.

Seis anos mais tarde, Elias Dya Kimwezo aparece como intérprete e tocador de bate-bate, integrando o conjunto Kizomba. Nesta época funda o Dikundus, constituído por operários fabris, destacando-se como vocalista principal.

Na sequência dos êxitos conquistados, ligou-se à editora Valentim de Carvalho, com a qual gravou três LP, com destaque para “Etiqueta Angola”, em que participaram Rui Mingas, Teta Lando e Barceló de Carvalho “Bonga” e cinco singles.

Nos anos 70 gravou um LP com a editora Rebita e um outro no Brasil. Em 1974, criou um dos maiores agrupamentos musicais da época: o Kissanguela.

Sempre preocupado com a essência da música angolana, Elias Dya Kimwezo, possui uma escola de música por detrás da sua residência.

Em 2015, a vida é o percurso artístico do músico foi objecto de homenagem em livro. Intitulado  “A Biografia de Elias Dya Kimuezo, A voz e o Percurso de um Povo”.

as cargas mais recentes

George Floyd era rapper e membro do mesmo grupo de DJ Screw nos anos 90

há 1 ano
À medida que mais informações começam a surgir sobre a morte de George Floyd, um homem negro que recentemente se mudou para Minneapolis e foi morto sufocado por um policial, tornou-se público que Floyd era na verdade um membro do lendário grupo de rap de DJ Screw, Screwed Up Click.

Filme`Tom and Jerry´chega aos cinemas em 2021

há 7 meses
A Warner Bros. divulgou esta semana o primeiro trailer do live-action `Tom & Jerry: O Filme´, trata-se da estreia das aventuras de Tom & Jerry nos cinemas desde que a animação foi lançada em 1992.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 8 meses
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 7 meses
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 11 meses
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 1 ano
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 10 meses
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 7 meses
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 7 meses
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 6 meses
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 4 meses

Vênias aos Filipes

há 1 ano
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 12 meses
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.

Festividades do Dia Internacional do Jazz memoram a figura de Waldemar Bastos

há 3 meses
Foram apresentados pormenores daquela que será a 10ª edição do evento em comemoração a efeméride, que este ano irá reoxigenar a obra de Waldemar Bastos -in memoriam-.

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 1 ano