Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

Elias Dya Kimwezo completou hoje 85 anos, mais de 60 dos quais dedicados à música. Uma data que, com o passar do tempo, deixou de fazer parte apenas da vida do músico e da sua família, já que o “Rei da Música Angolana” é das figuras mais incontornáveis da música popular angolana.

Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

Podia não ser especial para muitos, mas para o aniversariante o momento foi especial, porque Elias ” Não esperava, por ter sido apanhado de surpresa.” Estou feliz por isso, porque mesmo aquele que ouviram da difusão massiva apareceram”, disse o arista, na ocasião.

Não é a primeira vez que o “rei” vem merecendo estas homenagens, mas prometeu guardar a sete chaves as recordações. “as recordações são as de estar com a família e os amigos”, realçou.

A carreira de “Elias Dia Kimuezo” começou em 1950 no “Ginásio”, Sambizanga, onde aos 12 anos aprendeu a falar Kimbundu com a avó, após a morte dos pais, mas foi no Marçal, em Luanda, que nasceu aos 02 de Janeiro de 1936.

Seis anos mais tarde, Elias Dya Kimwezo aparece como intérprete e tocador de bate-bate, integrando o conjunto Kizomba. Nesta época funda o Dikundus, constituído por operários fabris, destacando-se como vocalista principal.

Na sequência dos êxitos conquistados, ligou-se à editora Valentim de Carvalho, com a qual gravou três LP, com destaque para “Etiqueta Angola”, em que participaram Rui Mingas, Teta Lando e Barceló de Carvalho “Bonga” e cinco singles.

Nos anos 70 gravou um LP com a editora Rebita e um outro no Brasil. Em 1974, criou um dos maiores agrupamentos musicais da época: o Kissanguela.

Sempre preocupado com a essência da música angolana, Elias Dya Kimwezo, possui uma escola de música por detrás da sua residência.

Em 2015, a vida é o percurso artístico do músico foi objecto de homenagem em livro. Intitulado  “A Biografia de Elias Dya Kimuezo, A voz e o Percurso de um Povo”.

as cargas mais recentes

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 11 meses
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 7 meses
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 7 meses
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 10 meses
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

O movimento do Semba no Show do Mês

há 9 meses
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 7 meses
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 3 semanas

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 1 mês
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 9 meses
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 9 meses
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 11 meses
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

CombinaSons ultima preparativos para o primeiro Show Live

há 5 meses
A Produtora CombinaSons, encabeçada pelo rapper Enock, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, as 15 horas, o primeiro Show live.

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 2 meses

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 1 ano

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 11 meses
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 10 meses
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.