Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

A fadista portuguesa Elsa Gomes foi a escolhida para este encontro de culturas, num tema aguardado com muita expectativa.

O casamento entre estes dois ritmos, completamente diferentes, poderá ser o ponto alto do primeiro disco do tenor angolano, que pretende apresentar todas suas valências no CD, que será dominado pelas suas vivências musicais, cujo panorama é bastante amplo e extenso. A música lírica, a fusão de gêneros e a música tradicional/folclore e popular angolana “navegarão” pelo álbum.

“Além de cantor lírico sou trovador e director de Coros. Logo, estás vivências musicais transcorridas e transformadas em valências ao longo dos meus 20 anos de carreira musical serão apresentadas neste trabalho”, disse o cantor, realçando que será um disco para o mercado nacional e internacional.

Emanuel Mendes explicou que o disco estava na fase final, mas a pausa por conta do Covid obrigou a equipa a repensar alguns elementos que podem ser subtraídos ou adicionados. “O repensar das políticas sociais e não só nos levaram a mudar as estratégias. Vamos nos ajustar ao contexto actual e lançar nas plataformas digitais”.

Quanto as actuações internacionais, uma vez que participava regularmente em operas na Europa, disse que nesta fase pandêmica as saídas, no âmbito das performances internacionais, deixaram de acontecer por causa das restrições que a COVID impôs ao mercado artístico-cultural.

“Tenho em carteira algumas performances em óperas pela Europa, mas as casas de óperas (ou Teatros) estão fechadas. Tão pronto o quadro esteja melhorado, daremos continuação a todos os projectos de âmbito nacional e internacional que ficaram parados”, explicou.

O músico falou também, além do disco, dos vários projectos cancelados por causa da pandemia como:

TOVADOURO: Homenagem aos irmãos Kafala & Duo Kanhoto (previsto para o mês de Abril de 2020);

NJANGO DA ÓPERA: Musical (previsto pra Julho de 2020);

CONCERTO “ALTEZAS DA INDEPENDÊNCIA”: Onde eu cantaria apenas músicas angolanas com roupagem lírica e fusão de uma Orquestra Sinfônica e uma Orquestra com instrumentos Tradicionais angolanos (previsto pra 11 de Novembro de 2020);

CENAS LÍRICAS: Concertos melodramatizados, com periodicidade mensal, onde faria apresentação de vários cantores líricos, alguns meus discípulos, outros iniciando a carreira, bem como os mais conceituados cantores Líricos da nossa Praça, para um intercâmbio entre a classe de cantores desta franja musical (previsto pra começa em Maio)

“Tudo isso a Covid “engoliu” e desmembrou os apoios que tínhamos alcançados e outros que almejávamos”, rematou.

as cargas mais recentes

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 1 mês
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

Força Suprema: Don G lança primeiro álbum a solo

há 2 meses
Don G, membro da Força Suprema, disponibilizou hoje o seu primeiro álbum. Intitulado “Guerreiros”, a obra surge da sequência de várias mixtapes e reflecte a experiência de vida do rapper.

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 8 meses
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 meses
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 8 meses
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 5 meses
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 4 meses
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Toty Sa’med

há 9 meses
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 5 meses
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Dr Romeu “traz” ritmo e poesia

há 3 semanas
O rapper Dr. Romeu, também conhecido como Lapiseira Azul, prepara para Dezembro o lançamento do seu terceiro álbum de originais, intitulado “Ritmo e Poesia”.

David Bowie segue vivo com o seu legado musical

há 7 meses
Só este ano, já foram lançados três álbuns a título póstumo do cantor, cujo último tornado público no passado dia 15 de Maio, -LiveAndWell.com -, é conhecido por ter sido disponibilizado unicamente no provedor de internet criado por Bowie, em 1999. O lançamento representa a primeira vez na qual o disco é disponibilizado com fácil acesso e em grande escala.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 3 semanas
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 3 meses
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Edsoldier lança propositadamente novo projecto musical no Dia de Independência

há 1 mês
Edsoldier é uma das referências da nova vaga do Hip Hop e RNB angolano e está associado a nomes como Kool Klever, Phedilson e Luso. No dia 11 de Novembro, vai acrescentar no seu vasto repertório musical mais um projecto.

Proletário reedita “Scania 111” para o novo disco

há 3 meses
O músico Proletário prepara para o final do ano apresentação do seu segundo trabalho discográfico, intitulado “Carolina do Ebo”, onde se destaca o sucesso “Scania 111” numa nova roupagem.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 7 meses
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.