Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

A fadista portuguesa Elsa Gomes foi a escolhida para este encontro de culturas, num tema aguardado com muita expectativa.

O casamento entre estes dois ritmos, completamente diferentes, poderá ser o ponto alto do primeiro disco do tenor angolano, que pretende apresentar todas suas valências no CD, que será dominado pelas suas vivências musicais, cujo panorama é bastante amplo e extenso. A música lírica, a fusão de gêneros e a música tradicional/folclore e popular angolana “navegarão” pelo álbum.

“Além de cantor lírico sou trovador e director de Coros. Logo, estás vivências musicais transcorridas e transformadas em valências ao longo dos meus 20 anos de carreira musical serão apresentadas neste trabalho”, disse o cantor, realçando que será um disco para o mercado nacional e internacional.

Emanuel Mendes explicou que o disco estava na fase final, mas a pausa por conta do Covid obrigou a equipa a repensar alguns elementos que podem ser subtraídos ou adicionados. “O repensar das políticas sociais e não só nos levaram a mudar as estratégias. Vamos nos ajustar ao contexto actual e lançar nas plataformas digitais”.

Quanto as actuações internacionais, uma vez que participava regularmente em operas na Europa, disse que nesta fase pandêmica as saídas, no âmbito das performances internacionais, deixaram de acontecer por causa das restrições que a COVID impôs ao mercado artístico-cultural.

“Tenho em carteira algumas performances em óperas pela Europa, mas as casas de óperas (ou Teatros) estão fechadas. Tão pronto o quadro esteja melhorado, daremos continuação a todos os projectos de âmbito nacional e internacional que ficaram parados”, explicou.

O músico falou também, além do disco, dos vários projectos cancelados por causa da pandemia como:

TOVADOURO: Homenagem aos irmãos Kafala & Duo Kanhoto (previsto para o mês de Abril de 2020);

NJANGO DA ÓPERA: Musical (previsto pra Julho de 2020);

CONCERTO “ALTEZAS DA INDEPENDÊNCIA”: Onde eu cantaria apenas músicas angolanas com roupagem lírica e fusão de uma Orquestra Sinfônica e uma Orquestra com instrumentos Tradicionais angolanos (previsto pra 11 de Novembro de 2020);

CENAS LÍRICAS: Concertos melodramatizados, com periodicidade mensal, onde faria apresentação de vários cantores líricos, alguns meus discípulos, outros iniciando a carreira, bem como os mais conceituados cantores Líricos da nossa Praça, para um intercâmbio entre a classe de cantores desta franja musical (previsto pra começa em Maio)

“Tudo isso a Covid “engoliu” e desmembrou os apoios que tínhamos alcançados e outros que almejávamos”, rematou.

as cargas mais recentes

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 1 ano
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 2 anos

Chris Rock tentou convencer Cardi B a desistir da música para apostar na comédia

há 1 ano
Numa conversa com Jimmy Fallon, na última semana, num canal televisivo, o actor de 57 anos revelou que quis fazer uma série de humor com Cardi B, quando a rapper ainda não era conhecida.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 9 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Kesha lança série sobre actividade paranormal

há 3 meses
Assim como Demi Lovato, Kesha anunciou que terá o seu próprio programa sobre actividades sobrenaturais (e ETs). A divulgação do novo programa da Discovery+, intitulado “Conjuring Kesha”, foi feita nas redes sociais da cantora.

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 10 meses

Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

há 8 meses
A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

DH lança plataforma que vai permitir produtores levarem beats a músicos consagrados

há 1 ano
Denominado Drum Stars, o instrumento poderá fazer com que qualquer produtor entre em contacto com músicos consagrados e aproveitar vender e monitorizar seus beats, bem como promover a sua imagem.

Por onde anda o Queima Bilha?

há 2 anos
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.

Projecto “Angola 45” aguarda grande espetáculo em Lisboa com edição de um álbum

há 1 ano
O “encontro da liberdade” visa celebrar a nossa independência. Além de Bonga, participam ainda Yola Semedo, Don Kikas, Eduardo Paim, Kyaku Kyadaff, Mago de Sousa, Klaudio Hoshai, Hélvio e instrumentistas como Carlitos Xiemba, Galiano Neto, Betinho Feijó, entre outros.

Lives do Show do Mês ganham transmissão directa na Tpa 2

há 2 anos
Doravante o Show do Mês Live passará a ter transmissão ‘directo’ pela TPA, fruto de uma parceria entre a estação pública e a produtora Nova Energia. Sendo assim, a partir do próximo sábado, 13 de Junho, o público já pode assistir ao concerto da emblemática Banda Maravilha pela TV.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 1 ano
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 1 ano
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 2 meses
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 11 meses

Man Renas: “Tinha agendada uma tour pela Europa, mas foi tudo cancelado devido o Covid-19”

há 2 anos
Nem mesmo ele consegue explicar o “milagre”. Em apenas dois anos como profissional, Man Renas escreve a sua história. Diferente de outros, o djing foi o mais prejudicado pelo Covid-19. Teve que ver “tudo” cancelado. Mas, ainda assim, está a preparar um projecto invejável.