´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

A ´Emerging Painting Invitational Prize´ (EPI) é uma plataforma internacional de arte desenvolvida pela ´Emerging African Art Galleries Association´ (EAAGA) – uma plataforma de galerias do Continente Africano (do qual o ´ELA-Espaço Luanda Arte´  em Angola faz parte) – para apoiar e reconhecer a excelência de pintores emergentes que vivem e trabalham no continente, e para criar novas oportunidades de envolvimento com os centros de arte e arte em África para colecionadores locais e internacionais, profissionais de arte e público em geral.

A cada ano, um ´Comitê de Indicação´ formado por membros da EAAGA, especialistas regionais convidados e finalistas do EPI do ano anterior seleciona 15-20 dos pintores mais promissores com menos de 30 anos de toda a África.

Os finalistas são convidados a apresentar 3 trabalhos para uma exposição e prémio jurado, bem como a oportunidade de assistir ao lançamento da exposição finalista, interagir com outros artistas e profissionais de arte internacionais em uma cidade anfitriã africana. Após o lançamento bem-sucedido do EPI 2019 em Harare (Zimbábue), a segunda edição do EPI continua este ano Online devido à crise global do covid-19.

Este ano, o EPI conta com 17 finalistas de 9 países africanos. Devido às restrições de viagens pela África, a edição de 2020 acontecerá como um projeto de exposição ´online´ apoiado por um programa de palestras, visitas a estúdios e interações. Os vencedores do EPI serão anunciados dia 19 de Outubro com prémios incluindo dinheiro, residências e exposições. Três dos finalistas receberão US $ 6.000, com o vencedor do prémio também recebendo US $ 3.000, patrocinado pela proeminente casa de leilões Strauss & Co.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

Para ser elegível para o EPI, os artistas devem ter menos de 30 anos de idade, viver e trabalhar no continente e ter a pintura como sua disciplina principal.

Lista dos Finalistas 2020:

  1. Agnes Waruguru N`joroge (Quénia)
  2. Dorra Mahjoubi (Tunísia)
  3. Elias Mung’ora (Quénia)
  4. Emna Kahouaji (Tunísia)
  5. Eyasu Telayneh (Etiópia)
  6. George Masarira (Zimbabué)
  7. Kirubel Abebe (Etiópia)
  8. Kylie Wentzel (África do Sul)
  9. Lincoln Mwangi (Quénia)
  10. Lwando Dlamini (África do Sul)
  11. Peteros Ndunde (Quénia)
  12. Sejiro Avoseh (Nigéria)
  13. Selome Muleta (Etiópia)
  14. Willy Karekezi (Ruanda)
  15. Tashinga Majiri (Zimbabué)
  16. Thebe Phetogo (Botswana)
  17. Yolanda Mazwana (África do Sul)

as cargas mais recentes

Conheça Tusse, o refugiado congolês que venceu a maior competição musical da Suécia

há 7 meses
No passado sábado, o artista de 19 anos venceu o concurso de canto Melodifestivalen, consolidando sua posição para representar a Suécia no Festival Eurovisão, que acontece no próximo dia 18 de Maio.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 8 meses

Documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ já cumpre agenda internacional

há 3 meses
Após a exitosa estreia em Luanda, o documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ segue viagem para o Reino Unido, França, Bélgica, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 10 meses

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 2 anos
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

Making Of: Paulo Flores recria a própria infância em novo vídeo

há 3 meses
No clipe, Paulo Flores memora uma fase da sua infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 12 meses
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Kuzola Planet: Nova EP confirma o voo solo de Niiko

há 7 meses
Passado um ano após desvincular-se da dupla com Duc, Niiko apresenta a primeira EP a solo, intitulada `Kuzola Planet´, disponível nas plataformas de Streaming a partir de hoje.

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 6 meses
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 8 meses

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 1 ano
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 12 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 9 meses
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 1 ano
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Jackes Di actua no anfiteatro Wyza Line

há 4 semanas
A Fundação de Arte e Cultura acolhe já neste sábado, dia 25 de Setembro, o concerto do jovem artista, cujo percurso é já referenciado pelas performances, onde faz jus a premissa de que “ao vivo sabe sempre melhor”, tirando sempre maior proveito dos recursos acústicos.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 5 meses
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.