´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

A ´Emerging Painting Invitational Prize´ (EPI) é uma plataforma internacional de arte desenvolvida pela ´Emerging African Art Galleries Association´ (EAAGA) – uma plataforma de galerias do Continente Africano (do qual o ´ELA-Espaço Luanda Arte´  em Angola faz parte) – para apoiar e reconhecer a excelência de pintores emergentes que vivem e trabalham no continente, e para criar novas oportunidades de envolvimento com os centros de arte e arte em África para colecionadores locais e internacionais, profissionais de arte e público em geral.

A cada ano, um ´Comitê de Indicação´ formado por membros da EAAGA, especialistas regionais convidados e finalistas do EPI do ano anterior seleciona 15-20 dos pintores mais promissores com menos de 30 anos de toda a África.

Os finalistas são convidados a apresentar 3 trabalhos para uma exposição e prémio jurado, bem como a oportunidade de assistir ao lançamento da exposição finalista, interagir com outros artistas e profissionais de arte internacionais em uma cidade anfitriã africana. Após o lançamento bem-sucedido do EPI 2019 em Harare (Zimbábue), a segunda edição do EPI continua este ano Online devido à crise global do covid-19.

Este ano, o EPI conta com 17 finalistas de 9 países africanos. Devido às restrições de viagens pela África, a edição de 2020 acontecerá como um projeto de exposição ´online´ apoiado por um programa de palestras, visitas a estúdios e interações. Os vencedores do EPI serão anunciados dia 19 de Outubro com prémios incluindo dinheiro, residências e exposições. Três dos finalistas receberão US $ 6.000, com o vencedor do prémio também recebendo US $ 3.000, patrocinado pela proeminente casa de leilões Strauss & Co.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

Para ser elegível para o EPI, os artistas devem ter menos de 30 anos de idade, viver e trabalhar no continente e ter a pintura como sua disciplina principal.

Lista dos Finalistas 2020:

  1. Agnes Waruguru N`joroge (Quénia)
  2. Dorra Mahjoubi (Tunísia)
  3. Elias Mung’ora (Quénia)
  4. Emna Kahouaji (Tunísia)
  5. Eyasu Telayneh (Etiópia)
  6. George Masarira (Zimbabué)
  7. Kirubel Abebe (Etiópia)
  8. Kylie Wentzel (África do Sul)
  9. Lincoln Mwangi (Quénia)
  10. Lwando Dlamini (África do Sul)
  11. Peteros Ndunde (Quénia)
  12. Sejiro Avoseh (Nigéria)
  13. Selome Muleta (Etiópia)
  14. Willy Karekezi (Ruanda)
  15. Tashinga Majiri (Zimbabué)
  16. Thebe Phetogo (Botswana)
  17. Yolanda Mazwana (África do Sul)

as cargas mais recentes

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 4 semanas
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 5 meses
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 6 meses
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 3 meses
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Totó regressa ao Show do Mês

há 2 meses
O músico Totó St será a próxima atração do Show do Mês Live, agendado para sábado (21), com transmissão na TPA 2 e Internacional, além da página da Nova Energia no Youtube. A primeira vez que Totó esteve no Show do Mês foi na quarta temporada, ainda no Royal Plaza.

Mbappé é diagnosticado com covid-19 e desfalca selecção francesa

há 4 meses
Integrado na selecção francesa, que defrontará a Croácia, Kylian Mbappé acusou positivo a Covid-19, sendo de imediato afastado do grupo comandado por Didier Deschamps, noticiou o jornal A Bola.

Vinis dos álbuns `Serviço Público´ e `Educação Visual´no Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal

há 3 meses
Apenas um mês após editar as duas obras discográficas em Vinil, `Serviço Público´ e `Educação Visual´ já constam da lista de álbuns preferidos do público ouvinte português. Regozijado, Valete avançou a notícia, em primeira mão na sua página oficial do Facebook.

Doroteia, a Centopeia amanhã as 16 horas no canal ZAP VIVA

há 7 meses
Os contos infantis são conteúdos especialmente produzidos para celebrar a delicadeza infantil que mora dentro de todos nós, unindo duas linguagens em uma só – o Teatro e a Televisão.

Morreu Papa Bouba Diop, herói da selecção do Senegal no Mundial de 2002

há 2 meses
Diop morreu hoje aos 42 anos, em França, onde vivia, em consequência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade degenerativa nervosa que enfraquece os músculos e diminui a sensibilidade nas mãos, braços e pernas.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 8 meses
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 7 meses
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 4 semanas
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 6 meses
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

Prodígio completa “30 e Tal” anos e oferece um presente aos fãs

há 3 semanas
A prenda chama-se “30 e Tal”, uma música com Paulo Flores, circunstancialmente lançada no dia em que Prodígio assinalou o 32° aniversário. Não os trinta e dois anos de carreira, mas de idade, pois o rapper rima há 21 anos.

Trey Songz nega alegações de má conduta sexual

há 5 meses
Dois anos após ter sido denunciado por intimidação sexual, pela actriz Keke Palmer, o cantor tem enfrentado crescentes acusações e a mais recente veio à tona na passada quarta-feira.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 4 meses
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.