´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

A ´Emerging Painting Invitational Prize´ (EPI) é uma plataforma internacional de arte desenvolvida pela ´Emerging African Art Galleries Association´ (EAAGA) – uma plataforma de galerias do Continente Africano (do qual o ´ELA-Espaço Luanda Arte´  em Angola faz parte) – para apoiar e reconhecer a excelência de pintores emergentes que vivem e trabalham no continente, e para criar novas oportunidades de envolvimento com os centros de arte e arte em África para colecionadores locais e internacionais, profissionais de arte e público em geral.

A cada ano, um ´Comitê de Indicação´ formado por membros da EAAGA, especialistas regionais convidados e finalistas do EPI do ano anterior seleciona 15-20 dos pintores mais promissores com menos de 30 anos de toda a África.

Os finalistas são convidados a apresentar 3 trabalhos para uma exposição e prémio jurado, bem como a oportunidade de assistir ao lançamento da exposição finalista, interagir com outros artistas e profissionais de arte internacionais em uma cidade anfitriã africana. Após o lançamento bem-sucedido do EPI 2019 em Harare (Zimbábue), a segunda edição do EPI continua este ano Online devido à crise global do covid-19.

Este ano, o EPI conta com 17 finalistas de 9 países africanos. Devido às restrições de viagens pela África, a edição de 2020 acontecerá como um projeto de exposição ´online´ apoiado por um programa de palestras, visitas a estúdios e interações. Os vencedores do EPI serão anunciados dia 19 de Outubro com prémios incluindo dinheiro, residências e exposições. Três dos finalistas receberão US $ 6.000, com o vencedor do prémio também recebendo US $ 3.000, patrocinado pela proeminente casa de leilões Strauss & Co.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

Para ser elegível para o EPI, os artistas devem ter menos de 30 anos de idade, viver e trabalhar no continente e ter a pintura como sua disciplina principal.

Lista dos Finalistas 2020:

  1. Agnes Waruguru N`joroge (Quénia)
  2. Dorra Mahjoubi (Tunísia)
  3. Elias Mung’ora (Quénia)
  4. Emna Kahouaji (Tunísia)
  5. Eyasu Telayneh (Etiópia)
  6. George Masarira (Zimbabué)
  7. Kirubel Abebe (Etiópia)
  8. Kylie Wentzel (África do Sul)
  9. Lincoln Mwangi (Quénia)
  10. Lwando Dlamini (África do Sul)
  11. Peteros Ndunde (Quénia)
  12. Sejiro Avoseh (Nigéria)
  13. Selome Muleta (Etiópia)
  14. Willy Karekezi (Ruanda)
  15. Tashinga Majiri (Zimbabué)
  16. Thebe Phetogo (Botswana)
  17. Yolanda Mazwana (África do Sul)

as cargas mais recentes

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 5 meses
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 4 meses
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 3 meses

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 3 meses
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.

Globo aposta na união de estilos musicais de Angola e do Brasil na nova campanha de comunicação

há 4 meses
Há sensivelmente um mês, a Globo pôs a circular nos meios de comunicação locais, a campanha ‘Emoção Globo’. O objectivo é aproximar, cada vez mais, os talentos e produtos Globo ao público angolano com mensagens que lembrem personagens icónicas das novelas e programas de entretenimento e informação.

Álbum`Rough and Rowdy Ways´ marca o retorno de Bob Dylan

há 4 meses
O músico norte-americano Bob Dylan lançou o seu 39º álbum de originais, intitulado “Rough and Rowdy Ways”, no dia 19 de Junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde “Tempest”, de 2012. A obra remonta para os anos 60 e é a confirmação que Bob está longe da reforma.

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 7 meses
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 3 semanas
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 3 semanas
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 meses
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Fundação Arte e Cultura reforça apoio à formação artística durante o confinamento

há 3 meses
Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 1 mês
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 4 meses
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 3 meses
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Hochi Fu lança plataforma para promover e ajudar os artistas a rentabilizarem seus singles

há 7 meses
Denominada Kwata singles, a mesma permitirá o artista ganhar dinheiro com o seu single, para além de ajudar a promover a sua música gratuitamente.

Tribunal nega pedido de Quincy Jones sobre o património de Michael Jackson

há 6 meses
O antigo produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, viu o seu pedido de 6,9 milhões de dólares sobre o património do Rei da Pop recusado por um tribunal de recurso da Califórnia, Estados Unidos da América.