Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

O Hip-Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Também é uma dança praticada na rua, com diversos ritmos e técnicas de dança, que contém principalmente os estilos:

  • breakdance
  • locking
  • popping

Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.


O que diferencia o Hip Hop de outros tipos de dança é o freestyle e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas – competições que são geralmente realizadas em uma Saifer, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e Saifers – são os componentes da dança Hip Hop.


Tornou-se amplamente conhecido após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping. Destes, os mais influentes são o The Lockers, o Rock Steady Crew e o Electric Boogaloos, os quais são responsáveis pela propagação do locking, breaking e popping, respectivamente. Estes estilos foram desenvolvidos por técnicos bailarinos especializados que desejavam criar uma coreografia para a música Hip Hop, mas actualmente estas danças são também executadas na rua. Por causa disto, a dança Hip Hop é praticada tanto na rua quanto em lugares fechados.


Internacionalmente, esta dança sofreu uma forte influência da França e da Belgica. A França é o berço da tecktonik, um estilo de dança de casa que se apoia fortemente no popping e no breaking; e do Juste Debout, uma competição de dança internacional. A Coreia do Sul é a casa da disputa de breakdance chamada R-16 Korea, a qual é patrocinada pelo governo e é transmitida anualmente pela televisão. O país produz constantemente habilidosos b-boys que são designados a serem embaixadores da cultura coreana.


Para alguns, o Hip Hop pode ser apenas uma forma de entretenimento ou um passatempo. Para outros, tornou-se um estilo de vida: um caminho para ser ativo na aptidão física ou na dança competitiva.
Gosta de dança mexida? Então seja bem vindo/a ao Eleven´s Art Studio – estúdio de Dança e Artes que está localizado em Luanda no Mix Center Talatona.

as cargas mais recentes

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 2 anos
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 3 anos
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Dennis Samaya: voz do World Music em Angola na mira de produtora internacional

há 3 anos
Dennis Samaya reinventou-se e tem em mesa um contrato com uma grande produtora internacional com a qual vai lançar, ainda este ano, um LP.

Anselmo Ralph e Cubita são os artistas convidados para a 10ª edição da Festa das Redes Sociais

há 3 meses

Sext’ Arte desta semana discorre sobre o tema ‘Produção Cultural’

há 2 anos
A próxima oficina Sext’ Arte será sobre “Produção Cultural” com Kiaco Zambo, a decorrer na sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, no período das 14h00 as 17h no CCBA – Centro Cultural do Brasil em Angola. O programa tem acesso gratuito, mas com vagas limitadas.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 3 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Mário Gomes é laureado pelo seu contributo na expansão da música instrumental

há 2 anos
Aconteceu no passado dia 8 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola (ANA), sob o lema “Identidade, Diversidade e Cultura da Angolanidade” o acto central em celebração Dia da Cultura Nacional. Na ocasião, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, laureou, várias figuras afectas ao ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, bem como artistas nacionais, dentre os quais destacamos Mário Gomes, um guitarrista em ascensão e o mais novo entre os homenageados.

Decreto presidencial “beneficia” sector do entretenimento pela primeira vez em dois anos de pandemia

há 2 anos
O sector do entretenimento entrará, pela primeira vez em dois anos de pandemia, numa “nova era”, a era do aligeiramento das restrições nas actividades.

‘Lose Yourself’ de Eminem atinge 1 bilhão de escutas no Spotify

há 3 anos

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 3 anos
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Akon fez empréstimo de 1 bilhão de dólares para investir em energia solar em África

há 11 meses

Maria Bethânia finalmente aparece em Live

há 3 anos

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 3 anos
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

Dr. Dre não levou o holograma de Tupac, mas deu em 15 minutos um dos concertos mais épicos do Super Bowl

há 2 anos
Dr. Dre, o grande maestro da noite, apresentou-se como na vida real, imponente e no controle do seu estúdio dando início ao show, por onde também passou Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar, Snoop Dogg e Anderson. Paak e 50 cent, como convidados surpresa.

Filipe Mukenga: “Sempre tive consciência de que merecia o Prémio Nacional de Cultura e Artes”

há 2 anos
Filipe Mukenga venceu, esta sexta-feira, o Prémio Nacional da Cultura, na categoria de música. Ao reagir à atribuição o músico disse que o galardão tem um sabor especial para si, e considerou ser sempre melhor que as pessoas sejam reconhecidas quando estão em vida.

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 2 anos
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.