Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

O Hip-Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Também é uma dança praticada na rua, com diversos ritmos e técnicas de dança, que contém principalmente os estilos:

  • breakdance
  • locking
  • popping

Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.


O que diferencia o Hip Hop de outros tipos de dança é o freestyle e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas – competições que são geralmente realizadas em uma Saifer, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e Saifers – são os componentes da dança Hip Hop.


Tornou-se amplamente conhecido após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping. Destes, os mais influentes são o The Lockers, o Rock Steady Crew e o Electric Boogaloos, os quais são responsáveis pela propagação do locking, breaking e popping, respectivamente. Estes estilos foram desenvolvidos por técnicos bailarinos especializados que desejavam criar uma coreografia para a música Hip Hop, mas actualmente estas danças são também executadas na rua. Por causa disto, a dança Hip Hop é praticada tanto na rua quanto em lugares fechados.


Internacionalmente, esta dança sofreu uma forte influência da França e da Belgica. A França é o berço da tecktonik, um estilo de dança de casa que se apoia fortemente no popping e no breaking; e do Juste Debout, uma competição de dança internacional. A Coreia do Sul é a casa da disputa de breakdance chamada R-16 Korea, a qual é patrocinada pelo governo e é transmitida anualmente pela televisão. O país produz constantemente habilidosos b-boys que são designados a serem embaixadores da cultura coreana.


Para alguns, o Hip Hop pode ser apenas uma forma de entretenimento ou um passatempo. Para outros, tornou-se um estilo de vida: um caminho para ser ativo na aptidão física ou na dança competitiva.
Gosta de dança mexida? Então seja bem vindo/a ao Eleven´s Art Studio – estúdio de Dança e Artes que está localizado em Luanda no Mix Center Talatona.

as cargas mais recentes

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 2 anos
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

Dia 24 de Agosto declarado `Dia de Kobe Bryant´

há 2 anos

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Bruno Fernando mostra sua melhor versão na NBA

há 10 meses
O atleta angolano destacou-se com 17 pontos, dez ressaltos e duas assistências no jogo desta madrugada (31). Reagindo ao desempenho do jogador, o responsável do site angolano Sobasket disse à Carga que Bruno Fernando tem muito mais facilidade de fazer história nesta sua nova equipa e justifica.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 2 anos

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 3 anos

Livro “O Alquimista” será adaptado ao cimema sob produção de Will Smith

há 2 anos
A longa-metragem será produzida por Will Smith a partir de Setembro do presente ano e estreia no próximo ano, ou seja, em 2022.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 anos

1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

há 1 ano
O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 3 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 2 anos

Adelásio Mwangolé está de volta com músicas novas e anuncia álbum

há 3 anos
Depois de algum tempo à procura de firmamento em uma produtora, o autor de temas como ‘Mwangolé’ está de volta com músicas novas e está em estúdio a preparar o primeiro álbum, sob o selo da Yalankuwu Music, com o qual quer internacionalizar a carreira.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 2 anos
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 3 anos

Nike vai lançar calçados “Kobe e Gigi” Bryant

há 10 meses
A viúva de Kobe anunciou, esta quinta-feira, a renovação da parceria entre a família Bryant com a Nike, algum tempo depois de se ter separado por questões de dinheiro e disponibilidade de calçados.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 2 anos
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.