Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso infantil ‘Canta Kandengue com a Tok´Aki’. São elegíveis crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador a cantar, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.
`Canta Kandengue´ é um Concurso que tem como objectivo promover os talentos nas crianças, projectado para ser um evento de periodicidade anual, vai promover um ambiente educacional imersivo que desperta a imaginação numa jornada de aprendizado profundo em nome do entretenimento infantil.
A dar o seu contributo tanto no avanço didáctico, como na construção individual a nível social e emotivo, a Tok’Aki enquanto empresa, tem ensinado música a várias crianças a partir dos 4 anos de idade. “Na sua minoria podemos até dizer 10% dos nossos alunos tiveram contacto com música nas instituições de ensino. Sendo assim a música na infância tem uma contribuição extremamente importante na formação da personalidade da criança, seus hábitos e disciplina acima de tudo”, reitera Adimaldo o responsável pela escola.
Preocupado com a escassez, falta de rigor e qualidade dos conteúdos infantis, o professor afirma que, há ainda muito espaço para melhorar e terras a serem desbravadas nessa área. “ Não consigo me recordar um disco recente de músicas infantis, não porque não tenham crianças que saibam cantar mas, porque são pouco abraçadas e têm poucas condições para o mesmo efeito.”
E, assume ao mesmo tempo a responsabilidade de fazer da Tok´Aki um instrumento para melhorar este segmento e impactar positivamente os trabalhos vindouros. “Temos connosco crianças que estão a ser ensinadas música com rigor e qualidade, que compreendem técnicas vocais, noções e conceitos de música, acreditamos que esse contributo tem sido excepcional. Com isso, lançaremos o Concurso Canta Kandengue com a Tok’Aki, com o intuito de trazermos à tona vozes infantis para darem vida a celebração desse mês voltado às crianças, não pararemos por aqui com o Concurso, levaremos mais adiante com o apoio de alguns patrocinadores e empresas que abraçaram o projecto, que não pretendemos realçar seus nomes aqui, no entanto numa fase inicial avançaremos com aqueles que têm acesso a internet, mas, uma visão futurística, com mais condições criadas, vamos até regiões menos alcançadas para impactar aqueles que não têm acesso a um smartphone para ajudá-los a participarem desse concurso que será anual”.
Apadrinhado por Kyaku Kyadaff, a iniciativa da escola de música Tok’Aki chega em alusão ao mês dedicado à criança vai contemplar o vencedor com os seguintes prémios: Um piano, teclado, um kit da Tok’Aki com tshirt, boné e caderno, seis meses gratuitos de aulas de instrumentos e poderá ainda gravar uma música.
A Tok’Aki existe há um ano, leccionou de casa em casa e online, já formou cerca de 60 alunos e tem actualmente um team de 20 professores, cantores e intérpretes, tanto do sexo masculino como do sexo feminino.