Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso infantil ‘Canta Kandengue com a Tok´Aki’. São elegíveis crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador a cantar, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

`Canta Kandengue´ é um Concurso que tem como objectivo promover os talentos nas crianças, projectado para ser um evento de periodicidade anual, vai promover um ambiente educacional imersivo que desperta a imaginação numa jornada de aprendizado profundo em nome do entretenimento infantil.

A dar o seu contributo tanto no avanço didáctico, como na construção individual a nível social e emotivo, a Tok’Aki enquanto empresa, tem  ensinado música a várias crianças a partir dos 4 anos de idade. “Na sua minoria podemos até dizer 10% dos nossos alunos tiveram contacto com música nas instituições de ensino. Sendo assim a música na infância tem uma contribuição extremamente importante na formação da personalidade da criança, seus hábitos e disciplina acima de tudo”, reitera Adimaldo o responsável pela escola. 

Preocupado com a escassez, falta de rigor e qualidade dos conteúdos infantis, o professor afirma que, há ainda muito espaço para melhorar e terras a serem desbravadas nessa área. “ Não consigo me recordar um disco recente de músicas infantis, não porque não tenham crianças que saibam cantar mas, porque são pouco abraçadas e têm poucas condições para o mesmo efeito.”

E, assume ao mesmo tempo a responsabilidade de fazer da Tok´Aki um instrumento para melhorar este segmento e impactar positivamente os trabalhos vindouros. “Temos connosco crianças que estão a ser ensinadas música com rigor e qualidade, que compreendem técnicas vocais, noções e conceitos de música, acreditamos que esse contributo tem sido excepcional. Com isso, lançaremos o Concurso Canta Kandengue com a Tok’Aki, com o intuito de trazermos à tona vozes infantis para darem vida a celebração desse mês voltado às crianças, não pararemos por aqui com o Concurso, levaremos mais adiante com o apoio de alguns patrocinadores e empresas que abraçaram o projecto, que não pretendemos realçar seus nomes aqui, no entanto numa fase inicial avançaremos com aqueles que têm acesso a internet, mas, uma visão futurística, com mais condições criadas, vamos até regiões menos alcançadas para impactar aqueles que não têm acesso a um smartphone para ajudá-los a participarem desse concurso que será anual”.

Apadrinhado por Kyaku Kyadaff, a iniciativa da escola de música Tok’Aki chega em alusão ao mês dedicado à criança vai contemplar o vencedor com os seguintes prémios: Um piano, teclado, um kit da Tok’Aki com tshirt, boné e caderno, seis meses gratuitos de aulas de instrumentos e poderá ainda gravar uma música.

A Tok’Aki existe há um ano, leccionou de casa em casa e online, já formou cerca de 60 alunos e tem actualmente um team de 20 professores, cantores e intérpretes, tanto do sexo masculino como do sexo feminino.

as cargas mais recentes

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 1 ano
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Após ter álbum eleito como o melhor da história do Brasil, Milton Nascimento anuncia fim de carreira

há 4 semanas
Lançado em 1972, o disco ‘Clube da Esquina’, de Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor álbum já lançado, na história da música brasileira, numa iniciativa do podcast Discoteca Básic.

Dino D’ Santiago anuncia novo álbum em homenagem ao histórico povo “badiu”

há 8 meses
No seu novo álbum, o músico faz uma homenagem aos “badius”, povo genética e eticamente oriundo da África e formados em Cabo-Verde. Exímios agricultores, este grupo caracterizava-se pela sua pele escura e destacava-se pela sua bravura e rebeldia ante a dominação colonial.

MCK dará aulas aos reclusos

há 1 ano
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Artistas plásticos realizam corrente solidária a favor de Mestre Kapela

há 2 anos
Dez artistas plásticos vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Paz e Amor”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 7 de Novembro, num acto que decorrerá entre as 12 e as 19 horas.

Virgul aborda sobre a sua nova obra discográfica “Júbilo” hoje no talk-show Bem-Vindos

há 1 ano
O músico Virgul será o primeiro convidado da nova temporada do talk-show Bem-Vindos, da RTP África. Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, o artista será o convidado de Sílvio Nascimento no primeiro episódio de 2021.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 11 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Um hino ao Kuduro

há 2 anos
Depois do Rap, agora foi a vez do Kuduro e os convidados foram Dj Znobia e Dj Havaiana, duas grandes referências deste género musical, produtores de muitos dos maiores sucessos cantados por Sebem, Puto Prata, Nacobeta, Noite e Dia entre outros.

Paulo Alves entra para 2021 a dar carga com “sunset dos sonhos”

há 2 anos
O dj angolano vai abrir o 2021 com um “sunset dos sonhos”, na Marginal de Luanda. O evento acontece no dia 10 de Janeiro e terá duração de 8 horas.

SSP levam 29 anos de histórias ao palco do Live no Kubico

há 2 anos
O Live no Kubico deste domingo com os SSP na TPA ficará na história, mesmo que não seja pelas actuações de Djeff Brown, Kudy, Big Nelo ou Paul G, mas pela nostalgia que o icónico grupo de Rap soube transmitir aos telespectadores.

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 1 ano
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 1 mês
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 1 ano
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Rei da Kizomba “is back”

há 2 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Ondaka Nation: Mercado Gospel conta com mais uma produtora exclusiva

há 12 meses
Falando à Carga Magazine, Jeff Brown determinou que para o consolidar da servidora musical, o objecto social passa por contribuir para que a música gospel se afirme profissionalmente no mercado que deve ser qualitativo, no quantitativo já existente.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 2 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.