Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

João Cardoso é de opinião que a toponímia deve ter nomes de artistas nacionais de referência, para que sejam homenageados e valorizados pela contribuição que deram para a elevação da cultura.

O escritor adiantou que a atribuição destes nomes na toponímia seria um reconhecimento do Estado, para com todos aqueles que contribuíram culturalmente para elevação do nome de Angola, antes e depois da independência.

O autor sublinhou que deve ser feito um estudo para a escolha dos nomes existentes nas categorias como a literatura, dança, teatro, artes plásticas, escultura e música, para que sejam homenageados na toponímia.

Disse que, numa ronda realizada nas principais ruas de Luanda, reparou que todas elas têm nomes de políticos, e quando é de um artista este é de nacionalidade portuguesa de séculos passados.

as cargas mais recentes

Ex-craque do futebol mundial Drogba rendido ao talento de Cleyton M

há 3 semanas
Cleyton M volta a ser notícia na revista angolana de música, porque este sábado, arrancou elogios do ex- internacional do futebol costa marfinense, Didier Drogba, pelo seu último lançamento “Girl Friend’.

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 1 ano

Megga Skills lança nova música com a participação de MCK

há 1 ano
Intitulada `Liga Inglesa Parte 2´, é a primeira música promocional da EP denominada `Marimbondo Número 1´. Trata-se de um remix da música `Liga Inglesa´ da autoria do consagrado MCK.

Par de ténis usado por Kanye quebra record de vendas e torna-se o mais caro da história

há 6 meses
Os calçados foram vendidos o equivalente a 1 bilião e 170 milhões de Kwanzas. Trata-se do par de Nike Air Yeezys que Kanye West usou durante a actuação no Grammy Awards de 2008.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 7 meses
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Álbum “A Better Time” de Davido atinge mais de 213 milhões de streams em um mês

há 10 meses
O terceiro álbum de estúdio do músico nigeriano começou a deixar marcas inéditas três dias após o lançamento ao ultrapassar o fluxo acumulativo de 100 milhões, tornando-se, assim, no projecto mais rápido de um cantor Afrobeats a atingir tal marca.

Nas relembra desentendimento com Tupac

há 2 meses
A música faz parte do álbum “King’s Disease II”, lançado na passada sexta-feira e, já vem sendo considerada a melhor do álbum. Ao contrário do que se pode imaginar ao ler o título do artigo, `Death Row East´ não é uma música insultuosa à memória de Tupac Shakur.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 2 anos

Show do Mês comunica interregno do conceito `Hospitality´ mas garante continuidade das atracções

há 5 meses
`Hospitality´ consistia em receber público num espaço aberto, obedecendo a todas as medidas de segurança, mas acaba de ser descontinuado, para fazer face ao último decreto do estado de Calamidade.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 1 ano
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

Arlindo Bizerra e Horácio Katchanja levam “Diálogos entre Gerações” à Galeria Tamar Golan

há 9 meses

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 11 meses
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Hackers voltam a atacar música angolana

há 1 mês
Ultimamente, tem sido frequente no seio artístico angolano os ataques cirbenéticos. Na semana finda, os hackers voltaram a fazer mais uma vítima, e, neste caso, a infeliz foi a cantora Sandra Cordeiro.

É oficial: Lionel Messi já não é jogador do Barcelona

há 2 meses

Henriques Narciso: “Se não tive o Prémio Nacional de Cultura e Artes é porque é dado por indicação política”

há 2 meses
Ao longo da entrevista com a Carga, Dito, como também é conhecido, disse não entender os critérios de atribuição do Prémio Nacional de Cultura e Arte, porque, descreve, pessoas há que receberam o prémio, e se questiona por que razão é que elas recebem.

Rihanna volta a ser a artista com mais músicas certificadas pela indústria

há 8 meses