Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

João Cardoso é de opinião que a toponímia deve ter nomes de artistas nacionais de referência, para que sejam homenageados e valorizados pela contribuição que deram para a elevação da cultura.

O escritor adiantou que a atribuição destes nomes na toponímia seria um reconhecimento do Estado, para com todos aqueles que contribuíram culturalmente para elevação do nome de Angola, antes e depois da independência.

O autor sublinhou que deve ser feito um estudo para a escolha dos nomes existentes nas categorias como a literatura, dança, teatro, artes plásticas, escultura e música, para que sejam homenageados na toponímia.

Disse que, numa ronda realizada nas principais ruas de Luanda, reparou que todas elas têm nomes de políticos, e quando é de um artista este é de nacionalidade portuguesa de séculos passados.

as cargas mais recentes

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 2 anos
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

1ª edição do `Ao Vivo É-Kwanza´ junta Edgar Domingos e Anna Joyce no palco do ZAP Viva

há 2 anos
A partir do dia 27 de Junho, o AO VIVO é-kwanza vai juntar diferentes gerações de músicos vão levar até si o melhor ritmo da música made in Angola com actuações em directo, todos os Sábados às 16:30.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 3 meses
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 4 meses
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 2 anos
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

Já está disponível o segundo single do álbum ‘Boyca 4 Life Vol. II’

há 1 ano
Intitulado ‘passado’, neste segundo single do próximo álbum, os Boyca fazem uma retrospectiva da sua carreira.

Yola Semedo regozija-se após firmar parceria com a Clé Entertainment

há 7 meses
Depois das recentes contratações de Yola Araújo, Noite e Dia e Ivan Alekxei, a produtora musical Clé Entertainmente anunciou o vínculo contratual com a cantora Yola Semedo.

Diddy entra com um processo contra Sean John e exige USD 25 milhões por usar o seu nome

há 11 meses

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 12 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Já estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA

há 9 meses
O colectivo cultural Pés Descalços informou em nota, que vai decorrer até ao dia 30 de Junho, as candidaturas para a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA.

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

há 7 meses
A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretesto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 1 ano
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 10 meses

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 12 meses
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Covid-19: Morreu o músico congolês General Defao em vésperas do seu 63° aniversário

há 3 semanas
François Lulendo Matumona, popularmente conhecido como General Defao, faleceu ontem, em Douala, nos Camarões, por complicações da Covid-19. O músico passou mal enquanto últimava os preparativos para a comemoração do Réveillon, que coincidentemente é no dia da celebração do seu aniversário natalício.

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 1 ano
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.