Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

João Cardoso é de opinião que a toponímia deve ter nomes de artistas nacionais de referência, para que sejam homenageados e valorizados pela contribuição que deram para a elevação da cultura.

O escritor adiantou que a atribuição destes nomes na toponímia seria um reconhecimento do Estado, para com todos aqueles que contribuíram culturalmente para elevação do nome de Angola, antes e depois da independência.

O autor sublinhou que deve ser feito um estudo para a escolha dos nomes existentes nas categorias como a literatura, dança, teatro, artes plásticas, escultura e música, para que sejam homenageados na toponímia.

Disse que, numa ronda realizada nas principais ruas de Luanda, reparou que todas elas têm nomes de políticos, e quando é de um artista este é de nacionalidade portuguesa de séculos passados.

as cargas mais recentes

C4Pedro faz Milagre

há 1 ano

Das ruas aos palcos do BET Awards, “Black Lives Matter” continua a ser a “palavra” de ordem

há 10 meses
Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 9 meses
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 12 meses
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 7 meses
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Música para Joãozinho Morgado estreia sexta-feira

há 5 meses
Cantada pelo percussionista cubano Yasmane Santos, o tema retrata a história de Joãzinho Morgado, sua importância na música angolana e no Semba em particular, destacando a sua perícia nos tambores.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 2 meses

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 11 meses
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 8 meses
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 1 ano

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 3 meses
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

Negro Bue estreia vídeo 8 anos depois

há 1 ano
EO da produtora SO MUCH MORE RECORDS, tem agendado para o dia 5 de Abril (Domingo) a estreia do seu mais recente trabalho. Trata-se da música, Meu Senhor “Eu Vim Pedir” que tem a participação de Matias Damásio.

Mais de 2000 concorrentes tentam a sorte para as duas vagas na Clé Ent.

há 1 ano
Dos mais de dois mil novos talentos que acorreram na manhã desta sexta-feira à Praça da Independência, em Luanda para uma vaga de integrar o grupo de artistas da Clé Entertainment, somente dois poderão ser as próximas estrelas da produtora.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 9 meses
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

FS lança vídeo surpresa e anuncia projecto ‘Quarentena Rija”

há 12 meses
Tal como já é da praxe, a Força Suprema lançou mais um vídeo sem aviso prévio, tratando-se de uma música inédita intitulada ‘4 ou 5’, onde figuram os rappers Prodígio, NGA e Monsta.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 9 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.