Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC) do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu, esta terça-feira, retirar do vencedor da edição 2020, Lourenço Mussango, o Prémio Literário António Jacinto.

O escritor angolano havia sido sagrado vencedor com a obra  “Mulher Infinita”. Entretanto, após a divulgação, o Júri constituído pelos professores Joaquim Martinho e Domingas Monteiro, recebeu uma denúncia, através das redes sociais, do escritor brasileiro Paulo Cantarelli, sobre a existência de plágio do seu conto, “Serena”, na obra “Mulher Infinita”, algo que Mussango negou e disse, na altura, ter provado o contrário junto do INIC.

Perante tal situação, o corpo do júri procedeu à comparação dos dois contos, “Mulher Infinita” e “Serena”, tendo concluído haver “confluências morfossintáticas, estruturais e de conteúdo” que configuram, na verdade, a existência real de plágio.

Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem. O escritor diz ainda que o júri limitou-se em considerar o facto de o jovem brasileiro publicar a sua obra um ano antes, descartando o facto de que os excertos (os da confluências morfossintáticas) estiveram públicos no nosso Facebook em 2017, antes de este ter publicado o seu livro.

Apesar das alegações de Mussango, o INIC deu os factos como provados, descrevendo que “o original perdeu a criatividade e violou o ponto 2 do Artigo 3º do regulamento do Prémio Literário António Jacinto que determina que as obras submetidas a concurso devem ser originais, inéditas e de criação própria”.

No entender do escritor angolano, o júri decidiu demarcar-se para salvaguardar a imagem do INIC e, como afirmam, do Executivo. “Só temos a lamentar a maneira como a situação foi tratada, sem nunca me terem contactado. Não provaram nada. Apenas demarcaram-se”. E atesta que, sua  “seriedade e idoneidade e enquanto escritor e editor de livros, continuará a contribuir para o crescimento da cultura nacional.

as cargas mais recentes

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 3 semanas
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Ronaldinho Gaúcho lança música nova e cria projecto musical

há 1 ano
O ex-jogador decidiu embarcar para um outro desafio. Abriu um estúdio e uma gravadora. Na última sexta-feira, o futebolista lançou sua segunda música e deverá lançar mais oito faixas até ao final do ano.

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 1 ano
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

CombinaSons ultima preparativos para o primeiro Show Live

há 1 ano
A Produtora CombinaSons, encabeçada pelo rapper Enock, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, as 15 horas, o primeiro Show live.

Burna Boy: “Não importa onde estejas, nem o que pensas fazer, se acreditares em ti alcançarás tudo o que quiseres”

há 11 meses
Ao reagir à vitória, Burna Boy emocionou com um improvisado discurso em Inglês e Iorubá.

In Memory We Trust: Exposição de René Tavares marca a abertura da nova galeria THIS NOT A WHITE CUBE

há 8 meses
A mostra integra mais de 30 obras produzidas entre 2012 e 2021, muitas das quais inéditas e expõe, através de dois núcleos distintos – divididos entre Lisboa e Luanda – uma variedade significativa de meios que vão da pintura ao desenho, passando pela fotografia e pela instalação.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 1 ano
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Cine Janela exibe performance de Thó Simões amanhã

há 2 anos
Intitulada “Intocável” em projecto de projeção audiovisual durante quarentena, a performance e Thó Simões será exibida amanhã, às 20 horas, na página @cine.janela.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 2 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 2 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 1 ano
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Vanda Pedro: “O teatro é ciumento, precisas de tempo para viver e aprender intensamente”

há 9 meses
“Uma mulher de acção e artista de grande potencial”, é como quer ser lembrada a profissional de 38 anos de idade, 25 dos quais dedicados a arte da representação. Uma trajectória que nas palavras de Vanda, foi pautada por muita intensidade entre “choros e risos” que, será imortalizada no livro.

“Fenómeno” que atende pelo nome de Anna Joyce passará por Portugal

há 4 horas
Graças ao álbum homónimo, a Fofinha alcançou façanhas inéditas e conheceu o auge da carreira, cuja cereja no topo do bolo será a sua grande estreia no Coliseu dos Recreios, no próximo dia 24 de Junho.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 9 meses

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 1 ano
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Jay-Z viraliza após rejeitar pedido de autógrafo numa bola: “Eu não jogo beisebol”

há 7 meses
A atitude do artista, esta sexta-feira, vem sendo associada à protecção do seu nome, imagem e música, pois, recentemente moveu uma acção judicial contra o ex-fotográfo por explorar seu nome e imagem ao vender cópias da foto da capa do Reasonable Doubt sem a sua permissão.