Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC) do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu, esta terça-feira, retirar do vencedor da edição 2020, Lourenço Mussango, o Prémio Literário António Jacinto.

O escritor angolano havia sido sagrado vencedor com a obra  “Mulher Infinita”. Entretanto, após a divulgação, o Júri constituído pelos professores Joaquim Martinho e Domingas Monteiro, recebeu uma denúncia, através das redes sociais, do escritor brasileiro Paulo Cantarelli, sobre a existência de plágio do seu conto, “Serena”, na obra “Mulher Infinita”, algo que Mussango negou e disse, na altura, ter provado o contrário junto do INIC.

Perante tal situação, o corpo do júri procedeu à comparação dos dois contos, “Mulher Infinita” e “Serena”, tendo concluído haver “confluências morfossintáticas, estruturais e de conteúdo” que configuram, na verdade, a existência real de plágio.

Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem. O escritor diz ainda que o júri limitou-se em considerar o facto de o jovem brasileiro publicar a sua obra um ano antes, descartando o facto de que os excertos (os da confluências morfossintáticas) estiveram públicos no nosso Facebook em 2017, antes de este ter publicado o seu livro.

Apesar das alegações de Mussango, o INIC deu os factos como provados, descrevendo que “o original perdeu a criatividade e violou o ponto 2 do Artigo 3º do regulamento do Prémio Literário António Jacinto que determina que as obras submetidas a concurso devem ser originais, inéditas e de criação própria”.

No entender do escritor angolano, o júri decidiu demarcar-se para salvaguardar a imagem do INIC e, como afirmam, do Executivo. “Só temos a lamentar a maneira como a situação foi tratada, sem nunca me terem contactado. Não provaram nada. Apenas demarcaram-se”. E atesta que, sua  “seriedade e idoneidade e enquanto escritor e editor de livros, continuará a contribuir para o crescimento da cultura nacional.

as cargas mais recentes

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 8 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 8 meses
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 3 meses
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 9 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 8 meses
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 2 dias
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 4 meses
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 7 meses
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 4 meses
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

G-Unit: Adeus para sempre

há 9 meses
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

Lukie disponibiliza videoclipe do tema “Amor”

há 1 mês
Gravado em Maputo, na Ponta do Ouro, este novo vídeo reflecte a mensagem principal do tema: amar incondicionalmente, “como o mar infinito”.

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 3 meses
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 5 meses
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 5 meses
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 11 meses
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

Disco que John Lennon assinou para seu próprio assassino vai a leilão

há 2 meses
Uma cópia do LP Double Fantasy , lançada em 1980 por John Lennon , vai a leilão por um valor inicial de 2 milhões de dólares. O disco, com autógrafo do ex-Beatle, pertencia a Mark David Chapman, que se encontra a cumprir prisão perpétua.