Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC) do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu, esta terça-feira, retirar do vencedor da edição 2020, Lourenço Mussango, o Prémio Literário António Jacinto.

O escritor angolano havia sido sagrado vencedor com a obra  “Mulher Infinita”. Entretanto, após a divulgação, o Júri constituído pelos professores Joaquim Martinho e Domingas Monteiro, recebeu uma denúncia, através das redes sociais, do escritor brasileiro Paulo Cantarelli, sobre a existência de plágio do seu conto, “Serena”, na obra “Mulher Infinita”, algo que Mussango negou e disse, na altura, ter provado o contrário junto do INIC.

Perante tal situação, o corpo do júri procedeu à comparação dos dois contos, “Mulher Infinita” e “Serena”, tendo concluído haver “confluências morfossintáticas, estruturais e de conteúdo” que configuram, na verdade, a existência real de plágio.

Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem. O escritor diz ainda que o júri limitou-se em considerar o facto de o jovem brasileiro publicar a sua obra um ano antes, descartando o facto de que os excertos (os da confluências morfossintáticas) estiveram públicos no nosso Facebook em 2017, antes de este ter publicado o seu livro.

Apesar das alegações de Mussango, o INIC deu os factos como provados, descrevendo que “o original perdeu a criatividade e violou o ponto 2 do Artigo 3º do regulamento do Prémio Literário António Jacinto que determina que as obras submetidas a concurso devem ser originais, inéditas e de criação própria”.

No entender do escritor angolano, o júri decidiu demarcar-se para salvaguardar a imagem do INIC e, como afirmam, do Executivo. “Só temos a lamentar a maneira como a situação foi tratada, sem nunca me terem contactado. Não provaram nada. Apenas demarcaram-se”. E atesta que, sua  “seriedade e idoneidade e enquanto escritor e editor de livros, continuará a contribuir para o crescimento da cultura nacional.

as cargas mais recentes

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 2 semanas
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Nas revela que Jay-Z lhe tinha dito que rimava melhor que Tupac e B.I.G.

há 7 dias
Foi desenterrada, na semana finda, uma conversa entre Nas e Jay-Z. Segundo Nas, Jay-Z lhe tinha contado que se considerava melhor rapper que os falecidos Notorious B.I.G., 2Pac e DMX, mas Nas discordou.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 1 ano
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 7 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 10 meses
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 2 meses
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 9 meses
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Rihanna volta a ser a artista com mais músicas certificadas pela indústria

há 6 meses

Thó Simões constrói mural para referências da música angolana

há 3 dias
Tratam-se de figuras como Carlos Burity, Waldemar Bastos, David Zé, Artur Nunes, Lourdes Van-Dunem, Teta Lando, Bangão,Teta Lágrimas, entre tantos outros que já não fazem parte do mundo dos vivos.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 1 ano
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Fios de Cabelo de Kurt Cobain vão a leilão

há 3 meses
Seis fios de cabelo do músico e ex-Nirvana Kurt Cobain vão a leilão com licitação mínima equivalente a cerca de dois milhões de Kwanzas. A apresentação rara e exclusiva em uma folha de 8,5 ”x 11” inclui seis fios de cabelo loiro de Cobain.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 8 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 2 meses
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Ajax da Holanda lança equipamento de futebol em homenagem a Bob Marley

há 3 meses
As camisolas serão o equipamento alternativo do clube para a temporada 2021/22 e são oficialmente apresentadas no dia 11 de Maio, data em que se assinala 40 anos desde que a lenda do Reggae deixou o mundo dos vivos.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 8 meses
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 1 ano
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.