Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC) do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu, esta terça-feira, retirar do vencedor da edição 2020, Lourenço Mussango, o Prémio Literário António Jacinto.

O escritor angolano havia sido sagrado vencedor com a obra  “Mulher Infinita”. Entretanto, após a divulgação, o Júri constituído pelos professores Joaquim Martinho e Domingas Monteiro, recebeu uma denúncia, através das redes sociais, do escritor brasileiro Paulo Cantarelli, sobre a existência de plágio do seu conto, “Serena”, na obra “Mulher Infinita”, algo que Mussango negou e disse, na altura, ter provado o contrário junto do INIC.

Perante tal situação, o corpo do júri procedeu à comparação dos dois contos, “Mulher Infinita” e “Serena”, tendo concluído haver “confluências morfossintáticas, estruturais e de conteúdo” que configuram, na verdade, a existência real de plágio.

Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem. O escritor diz ainda que o júri limitou-se em considerar o facto de o jovem brasileiro publicar a sua obra um ano antes, descartando o facto de que os excertos (os da confluências morfossintáticas) estiveram públicos no nosso Facebook em 2017, antes de este ter publicado o seu livro.

Apesar das alegações de Mussango, o INIC deu os factos como provados, descrevendo que “o original perdeu a criatividade e violou o ponto 2 do Artigo 3º do regulamento do Prémio Literário António Jacinto que determina que as obras submetidas a concurso devem ser originais, inéditas e de criação própria”.

No entender do escritor angolano, o júri decidiu demarcar-se para salvaguardar a imagem do INIC e, como afirmam, do Executivo. “Só temos a lamentar a maneira como a situação foi tratada, sem nunca me terem contactado. Não provaram nada. Apenas demarcaram-se”. E atesta que, sua  “seriedade e idoneidade e enquanto escritor e editor de livros, continuará a contribuir para o crescimento da cultura nacional.

as cargas mais recentes

Yuri da Cunha: “Eu podia ter nacionalidade portuguesa, mas nunca tive. Vou tentar ao máximo viver aqui”

há 2 anos
Sobre a garantia da sua reforma, uma vez que é visível o seu sucesso, o artista admitiu que, apesar de ganhar mais, tal como os demais angolanos, também lida com questões de água e luz, mas ama a sua terra e, embora tenha várias possibilidades de adquirir a nacionalidade portuguesa, nunca pensou nisso.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 3 anos
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Para celebrar o seu aniversário Yola Araújo apresenta álbum com seus maiores sucessos

há 4 meses

Young Thug ajuda rapper Snap Dogg a voltar a enxergar completamente

há 3 anos
Snap Dogg viu a sua vida completamente transformada, tudo graças ao seu amigo Young Thug, que pagou uma cirurgia. Na sua conta oficial do Instagram, esta semana, Snap Dogg visivelmente animado e emocionado, disse:”você me salvou”.

Will Smith dirige-se a Chris Rock: “Peço-te desculpa. O meu comportamento foi inaceitável”

há 1 ano

De Michelle Obama a Kamala Harris: Entenda o activismo disfarçado na elegância dos looks

há 3 anos
Por trás de tamanha imponência, três alusões foram feitas propositadamente: o movimento das sufragista, a união dos partidos e a representatividade de estilistas negros.

Edivaldo Prince lança single ‘H.A.N.E.N’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy

há 2 anos
O artista está de regresso com músicas e planos para o ano de 2022, sendo que ‘H.A.N.E.N- Hoje a Noite é Nossa’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy, marca o ponto de partida.

Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

há 2 anos
Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

Bonga é reconhecido em Portugal com “Prémio Prestígio”

há 2 anos
Bonga foi reconhecido ontem à noite com o “Prémio Prestígio”, na categoria de música durante a gala alusiva aos 25 anos da Rádio Difusão Portuguesa (RDP África).

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 2 anos

Billboard elege melhores músicas e álbuns do K-Pop em 2020

há 3 anos
Na selecção de discos, a equipa do periódico escolheu 10 destaques para o ranking, que, surpreendentemente, não traz nem o BTS, nem o BLACKPINK, os dois maiores fenómenos do género actualmente.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 3 anos
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Primeira edição do festival de publicidade pode ser online

há 3 anos
O Festival de Publicidade e Marketing Angolano poderá ser realizado no formato digital, com transmissão streaming, se a crise pandémica em Angola não abrandar, soube hoje a Carga Magazine.

Lura antecede festejos dos 25 anos de carreira com show no programa ‘Ao Vivo’ da Zap

há 2 anos

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 anos
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 3 anos
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.