Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

A nota conta com a assinatura de várias figuras da arte e cultura africanas e tem como objectivo solidarizar-se com os protestos contra a morte de afro-descendentes nos EUA.

Os artistas pedem a intervenção da União Africana e dos governos africanos na luta contra o racismo e apoiam, em particular, as manifestações de protesto contra a morte, por asfixia, do afro-americano George Floyd, a 25 de Maio último, por um polícia de Minneapolis, EUA.

“Como pessoas que fazem da escrita sua profissão, conscientes que a nossa ligação com aqueles que vivem nos EUA e em outras diásporas africanas ultrapassa espaços geográficos, afirmamos que condenamos os actos de violência contra todas as pessoas negras”, declaram na nota.

as cargas mais recentes

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 1 ano
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

‘Lose Yourself’ de Eminem atinge 1 bilhão de escutas no Spotify

há 5 meses

Dr. Dre torna-se personagem da nova versão do jogo da GTA 5

há 8 meses
O lendário produtor será uma das personagens do GTA V, cuja actualização foi lançada ontem e apelidada de The Cayo Perico Heist, com várias novidades, como é o caso da ilha exótica, que abriga El Rubio, o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

há 9 meses
A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

Adolescente que filmou a morte de Floyd é homegeada com Pulitzer, a mais alta distinção do Jornalismo

há 2 meses
De nome Darnella Frazier, a jovem tinha apenas 17 quando sacou o telefone para gravar o fatídico episódio, que culminou com a morte por sufocamento, e posterior condenação do seu autor, Derek Chauvin.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 1 ano

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 6 meses
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 5 meses

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 8 meses
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Netflix anuncia nova data de lançamento da última temporada de La De Papel

há 6 meses

`Especial Tá a Bater´ promove viagem ao passado com Maya Cool

há 1 ano
A memorável viagem pelos maiores sucessos deste artista que marca várias gerações de Angola e da Diáspora, acontece no sábado, dia 13 de Junho a partir das 14 horas.

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 1 ano
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 8 meses
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Morreu Paolo Rossi

há 8 meses
O ex-futebolista italiano Paolo Rossi, “herói” da vitória italiana no Mundial de 1982, morreu esta quinta-feira aos 64 anos, vítima de um câncer no pulmão, anunciou o diário desportivo italiano la Gazzetta dello Sport.

The Weeknd é excluído dos Grammy e denuncia actos de “corrupção” na organização

há 8 meses
2021 entrará para a história como o ano de Jay-Z e Beyoncé. O casal tornou-se no mais indicado de sempre, com Jay-Z a alcançar 80 nomeações e a esposa 79, mas a exclusão de The Weeknd está a causar mal-estar.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 1 ano
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.