O escritor e actual vencedor do Prémio SADC de Jornalismo, José Luís Mendonça, está entre os autores africanos seleccionados para integrar o livro “Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa”.
Promovido por “Diário de uma Qawwi”, o projecto integra um total de 27 autores de cinco países africanos e Luís Mendonça destaca-se como o único angolano, numa lista em que apresenta como convidado Mia Couto, além de outros escritores mocambicanos, da Nigéria, África do Sul e Cabo Verde.
A antologia “Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa” pretende apoiar o desenvolvimento de novos tipos de produção literária africana, particularmente a ficção especulativa, que é a que caracteriza os escritos de José Luís Mendonça.
De acordo com a organização, o lançamento da obra está previsto para próximo ano, entre Janeiro a Junho, enquanto isso, eis os nomes dos outros autores seleccionados e convidados:
Seleccionados. Adelino Albano Luís, Lex Mucache, Félix Casimiro Benhane, Jeconias Mocumbe, Andreia Edna da Silva, João Baptista Caetano Gomes, Marvin Muhoro, Sónia Chagas, Agnaldo Bata e Teresa Taimo.
Convidados. José Luís Mendonça ( Angola) Mia Couto, Marcelo Panguana, Suleiman Cassamo, Bento Baloi, Jorge Ferrão, Álvaro Taruma, Daniel da Costa (Moçambique), Oghenechovwe Donald Ekpeki (Nigéria), Vera Duarte (Cabo Verde) e Zukiswa Wanner (África do Sul).