Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/`Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física  em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Na primeira feira, a galeria de bandeira angolana far-se-á presente com o trabalho de quatro artistas, dos quais três angolanos e um da República do Congo. Ao passo que na segunda, apresenta uma exposição individual do artista angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título.

Num comunicado enviado à redacção da Carga Magazine, a galeria informou que a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´ é uma nova feira de arte online a decorrer via o site www.artsy.net, com a Associação de Galerias de África (AAGA) – do qual é membro-fundador – entre os dias 23 de Novembro e 13 de Dezembro de 2020.

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ apresenta uma exposição colectiva intitulada `Africa Atlântica´ com o trabalho de quatro artistas: três Angolanos e um da República do Congo. Como refere Dominick A Maia Tanner: “um corpo de trabalho coletivo, mostrando um corte transversal de algumas das práticas únicas em desenvolvimento na arte contemporânea desta região geográfica da Costa Atlântica da África. Todas as obras abrangem ficção e não ficção; incorporando temas e comentários pessoais, políticos, económicos, culturais, sociais e mitológicos”. Adianta: “nunca o papel da arte foi tão importante para fomentar novas questões e debates, novas noções e narrativas dos muitos fios emergentes da `Africa Atlântica´ ”.

A segunda participação será feita na exposição `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a decorrer entre os dias 30 de Novembro e 21 de Dezembro de 2020.

Prizm tem a curadoria da Africana-Americana Mikhaile Solomon, e o tema deste ano é: “´Noir, Noir: Meditações sobre o Cinema Africano e sua Influência nas Artes Visuais´, através das lentes de obras selecionadas de artistas visuais contemporâneos de locais globais, que irão expor as intersecções entre a prática dos artistas visuais contemporâneos e o espectro das tradições cinematográficas africanas / diaspóricas. Ao fazer referência à tradição cinematográfica de vanguarda africana, bem como aos cineastas africanos / diaspóricos contemporâneos, exploraremos como os artistas visuais criaram corpos de trabalho inspirados por narrativas, estéticas, notas culturais e comentários sociais poeticamente reproduzidos nas várias modalidades cinematográficas.”

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ vai apresentar uma exposição individual do artista Angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título. Como refere Dominick A Maia Tanner: “tanto quanto financeiramente possível, é importante que a Arte Angolana mantenha o seu esforço e a sua presença de querer participar nestes certames internacionais,  não só para continuar a alcançar novos feitos, como para não deitar fora todo o esforço desenvolvido até hoje de forma a colocar Arte Angolana entre os  primeiros dos seus pares pan-africanos, e consistentemente no palco intrernacional.”.

as cargas mais recentes

Pink considerada a artista feminina mais ouvida do século XXI no Reino Unido

há 9 meses
A cantora foi eleita, esta semana, a mulher mais ouvida do século XXI no Reino Unido, ultrapassando Beyoncé, Whitney Houston, Madonna e Rihanna.

Embaixadores do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Maravilha, conhecida como embaixadora do Semba, será o próximo cartaz do Show do Mês online, no sábado, num concerto que vai marcar o inicio da parceria entre a Nova Energia e TPA, que transmitirá todos os “Lives” no canal 2.

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 2 anos
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Paul G apresenta novo projecto musical

há 5 meses
Trata-se do vídeoclip do remix Rid It, lançado há dois anos, e que traz participações do norte-americano Alashus, da australiana Lisa Viola e do cubano Yasel.

Comunidade artística solidariza-se com Bang

há 1 ano
Foi recentemente tornado público, por meio das redes sociais e reforçado via comunicado de imprensa assinado pela Bang Entretenimento e StrongLive, que o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho, popularmente conhecido como Bang, encontra-se gravemente doente e necessita de ajuda financeira.

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 2 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Renata Torres leva monólogo ‘Parto Rosa’ ao festival Mindelact

há 7 meses
Numa breve conversa com a Carga Magazine, a autora fala sobre os ganhos deste intercâmbio, bem como os novos caminhos que este projecto vai tomar em breve.

Nova vaga pandémica força adiamento da 7.ª edição do Festival `O Sol da Caparica´

há 11 meses
O encontro com o público para a 7.ª edição do `Festival O Sol da Caparica´ estava marcado para 2021, mas, infelizmente, a nova vaga pandémica obriga a organização a tomar a difícil decisão de adiar para os dias 11, 12, 13 e 14 Agosto de 2022.

Cage One e Elizabeth Ventura estreiam-se na maior exposição de Hip Hop do mundo

há 2 anos

Álbum`Rough and Rowdy Ways´ marca o retorno de Bob Dylan

há 2 anos
O músico norte-americano Bob Dylan lançou o seu 39º álbum de originais, intitulado “Rough and Rowdy Ways”, no dia 19 de Junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde “Tempest”, de 2012. A obra remonta para os anos 60 e é a confirmação que Bob está longe da reforma.

Snoop Dogg e DMX confrontam-se em batalha de hits

há 2 anos
Snoop Dogg e DMX vão confrontar-se na próxima quarta-feira na batalha de hits do Live Verzuz. O encontro está a ser apelidado como “A batalha dos cães” e Snoop Dogg pede que Jay-Z esteja presente para testemunhar o acto e justifica.

A’mosi Just a Label dá concerto em dose dupla

há 1 ano
A’mosi Just a Label em concerto, acontece nos dias 08 de Maio, na Casa das Artes no Talatona, pelas 19:00 e 09 de Maio, na Casa da Juventude, em Viana, às 19:00 horas.

Damásio Brothers lançam “Chuva em Abril” 

há 5 meses
  Ainda estamos em Janeiro mas “Chuva em Abril”, o novo tema dos irmãos Cila e Graciano Damásio, já está disponível em todas as plataformas digitais e vem acompanhado de videoclolipe.  

August Alsina juntou-se a Rick Ross num novo single intitulado “Entanglements”, onde fala do caso com Jada Pinkett Smith

há 2 anos
August Alsina parece não querer ver o fim da polémica que ele mesmo começou, sobre o caso que teve com Jada Pinkett Smith. Após dar várias entrevistas dizendo que ainda ama, e sofre pelo final do romance com a esposa de Will Smith, desta vez o artista lançou uma música para opinar sobre o termo “Entanglements”, com que Jada definiu o caso de ambos.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 2 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 1 ano