Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/`Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física  em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Na primeira feira, a galeria de bandeira angolana far-se-á presente com o trabalho de quatro artistas, dos quais três angolanos e um da República do Congo. Ao passo que na segunda, apresenta uma exposição individual do artista angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título.

Num comunicado enviado à redacção da Carga Magazine, a galeria informou que a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´ é uma nova feira de arte online a decorrer via o site www.artsy.net, com a Associação de Galerias de África (AAGA) – do qual é membro-fundador – entre os dias 23 de Novembro e 13 de Dezembro de 2020.

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ apresenta uma exposição colectiva intitulada `Africa Atlântica´ com o trabalho de quatro artistas: três Angolanos e um da República do Congo. Como refere Dominick A Maia Tanner: “um corpo de trabalho coletivo, mostrando um corte transversal de algumas das práticas únicas em desenvolvimento na arte contemporânea desta região geográfica da Costa Atlântica da África. Todas as obras abrangem ficção e não ficção; incorporando temas e comentários pessoais, políticos, económicos, culturais, sociais e mitológicos”. Adianta: “nunca o papel da arte foi tão importante para fomentar novas questões e debates, novas noções e narrativas dos muitos fios emergentes da `Africa Atlântica´ ”.

A segunda participação será feita na exposição `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a decorrer entre os dias 30 de Novembro e 21 de Dezembro de 2020.

Prizm tem a curadoria da Africana-Americana Mikhaile Solomon, e o tema deste ano é: “´Noir, Noir: Meditações sobre o Cinema Africano e sua Influência nas Artes Visuais´, através das lentes de obras selecionadas de artistas visuais contemporâneos de locais globais, que irão expor as intersecções entre a prática dos artistas visuais contemporâneos e o espectro das tradições cinematográficas africanas / diaspóricas. Ao fazer referência à tradição cinematográfica de vanguarda africana, bem como aos cineastas africanos / diaspóricos contemporâneos, exploraremos como os artistas visuais criaram corpos de trabalho inspirados por narrativas, estéticas, notas culturais e comentários sociais poeticamente reproduzidos nas várias modalidades cinematográficas.”

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ vai apresentar uma exposição individual do artista Angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título. Como refere Dominick A Maia Tanner: “tanto quanto financeiramente possível, é importante que a Arte Angolana mantenha o seu esforço e a sua presença de querer participar nestes certames internacionais,  não só para continuar a alcançar novos feitos, como para não deitar fora todo o esforço desenvolvido até hoje de forma a colocar Arte Angolana entre os  primeiros dos seus pares pan-africanos, e consistentemente no palco intrernacional.”.

as cargas mais recentes

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 8 meses
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Wycleff Jean selecciona angolano Jeff Brown para o “Challenge”

há 8 meses
A selecção do rapper angolano foi confirmada pelo próprio Wycleff, na sua página do instagram, notificando o participante e deixando a seguinte questão: Acham que ele (Kota Kulanda) merece os 1000 dólares?

UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

há 6 meses

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 8 meses
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 10 meses

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 7 meses
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 9 meses
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 6 meses
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 1 mês
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 1 semana
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 8 meses
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Don Kikas com novo álbum a caminho

há 10 meses
Nos próximos dias, o artista quer levar alegria aos fãs através de um concerto ao vivo e em directo nas suas redes sociais online.

Yanick cancela nove shows e dois contratos

há 10 meses
Por causa do Covid-19, o rapper Yanick Afroman teve que cancelar nove shows e dois contratos com marcas diferentes para publicidade.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 1 mês
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 10 meses
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Banda dos filhos de Metallica e Guns N’ Roses é comparada com Velvet Revolver

há 2 meses
Os “Suspect208”, banda composta pelos filhos de Scott Weiland (falecido líder dos Stone Temple Pilots), Robert Trujillo (dos Metallica) e Slash (dos Guns N’ Roses), estão a ser comparados aos Velvet Revolver, banda que entre 2002 e 2008 juntou Weiland e Slash a Matt Sorum, Duff McKagan e Dave Kushner.