Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/`Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física  em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Na primeira feira, a galeria de bandeira angolana far-se-á presente com o trabalho de quatro artistas, dos quais três angolanos e um da República do Congo. Ao passo que na segunda, apresenta uma exposição individual do artista angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título.

Num comunicado enviado à redacção da Carga Magazine, a galeria informou que a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´ é uma nova feira de arte online a decorrer via o site www.artsy.net, com a Associação de Galerias de África (AAGA) – do qual é membro-fundador – entre os dias 23 de Novembro e 13 de Dezembro de 2020.

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ apresenta uma exposição colectiva intitulada `Africa Atlântica´ com o trabalho de quatro artistas: três Angolanos e um da República do Congo. Como refere Dominick A Maia Tanner: “um corpo de trabalho coletivo, mostrando um corte transversal de algumas das práticas únicas em desenvolvimento na arte contemporânea desta região geográfica da Costa Atlântica da África. Todas as obras abrangem ficção e não ficção; incorporando temas e comentários pessoais, políticos, económicos, culturais, sociais e mitológicos”. Adianta: “nunca o papel da arte foi tão importante para fomentar novas questões e debates, novas noções e narrativas dos muitos fios emergentes da `Africa Atlântica´ ”.

A segunda participação será feita na exposição `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a decorrer entre os dias 30 de Novembro e 21 de Dezembro de 2020.

Prizm tem a curadoria da Africana-Americana Mikhaile Solomon, e o tema deste ano é: “´Noir, Noir: Meditações sobre o Cinema Africano e sua Influência nas Artes Visuais´, através das lentes de obras selecionadas de artistas visuais contemporâneos de locais globais, que irão expor as intersecções entre a prática dos artistas visuais contemporâneos e o espectro das tradições cinematográficas africanas / diaspóricas. Ao fazer referência à tradição cinematográfica de vanguarda africana, bem como aos cineastas africanos / diaspóricos contemporâneos, exploraremos como os artistas visuais criaram corpos de trabalho inspirados por narrativas, estéticas, notas culturais e comentários sociais poeticamente reproduzidos nas várias modalidades cinematográficas.”

O `ELA-Espaço Luanda Arte´ vai apresentar uma exposição individual do artista Angolano Francisco Vidal em torno da obra ´Sambizanga´ – uma homenagem do pintor à cineasta Africana Sarah Maldoror realizadora do filme com igual título. Como refere Dominick A Maia Tanner: “tanto quanto financeiramente possível, é importante que a Arte Angolana mantenha o seu esforço e a sua presença de querer participar nestes certames internacionais,  não só para continuar a alcançar novos feitos, como para não deitar fora todo o esforço desenvolvido até hoje de forma a colocar Arte Angolana entre os  primeiros dos seus pares pan-africanos, e consistentemente no palco intrernacional.”.

as cargas mais recentes

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 3 anos
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Apesar de ser dos futebolistas mais caros do mundo, Mbappé não tem um carro sequer

há 2 anos
Curiosamente, ao contrário da generalidade dos atletas mais bem pagos, o atacante francês do PSG não possui uma invejável colecção de automóveis na garagem. Aliás, não tem carro sequer.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 3 anos

Sílvio de Sousa está de regresso às quadras

há 2 anos
O basquetebolista angolano Sílvio de Sousa, de 22 anos de idade, vai representar a Universidade de Tennessee em Chattanooga, na temporada 2021/22, naquele que será o seu segundo programa universitário, depois de Kansas.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 2 anos
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 3 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Músico Lawilca tenta a terceira

há 3 anos
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

Emicida disponibiliza “AmarElo – O Filme Invisível”

há 3 anos
O rapper brasileiro disponibilizou no seu canal oficial no YouTube e também pelos serviços de streaming digital Spotify e Deezer, o segundo episódio do podcast ‘AmarElo – O Filme Invisível’.

Bun B revela que Jay-Z o expulsou do set de “Check On It” de Beyonce

há 3 anos
15 anos depois, o lendário Bun B fez vir a tona uma história bastante curiosa que se passou nos bastidores das filmagens da música “Check On It”. JAY-Z expulsou mais de 10 homens do set, incluindo Bun B e Slim Thug porque Beyonce dançava de roupas curtas e biquíni.

Free: Londone e Pucci Jr juntos em novo single

há 2 anos
Com uma sonoridade mais virada para o UK, Londone desliza com as suas rimas e espalha pânico, seguido de uma excelente entrega de Pucci Jr a dar um toque de maior “swag” a um tema que por si só já nos leva a outras paragens com uma certa irreverência onde a guitarra dedilhada é destaque.

Bow Wow manifesta interesse em lançar um último álbum sob chancela da Death Row Records

há 1 ano
Desde que foi adquirida por Snoop Dogg todos os olhos se voltaram à icónica gravadora. Aposentado da música desde 2016, Bow Wow elegeu a Death Row Records como lar perfeito para o seu último álbum, durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter.

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 3 anos
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 3 anos

Lawilca almeja voltar ao auge

há 3 anos
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 3 anos
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.