Após ter oficialmente anunciado, este sábado, sua candidatura à Casa Branca, especialistas afirmam que é tarde demais para o músico participar das eleições. Por outro lado, o rapper de 43 anos não conseguiria se candidatar em seis dos 50 estados dos Estados Unidos da América.
As 59ª eleições nos Estados Unidos estão agendadas para 3 de Novembro de 2020 (numa terça-feira), o que leva especialistas a firmarem ser tarde demais para o rapper e empresário concorrer e, se o fizesse, West teria de desafiar o domínio democrático e republicano daquele país.
E seguiria uma longa tradição de campanhas independentes ou de terceiros, tal como aconteceu em 1992 quando Ross Perot, um multi-milionário de Texas, que obteve 19% dos votos. Em 2000, o Partido Verde de Ralph Nader teve menos de 3%.
Por outra, o músico não conseguiria se candidatar em seis estados, nomeadamente Indiana, Maine, Novo México, Nova York, Carolina do Norte e Texas, ou seja, estes estados não teriam o nome de Kanye West disponível para receber votos, para além de cogitarem que West ainda não registou o seu nome na Comissão Federal de Eleições.
Para aparecer nas urnas como candidato independente, o rapper precisaria reunir uma certa quantidade de assinaturas e se registar nos estados até um determinado prazo, contudo, vale lembrar que a candidatura de West foi recebida com bastante euforia e teve apoios garantidos de grandes empresários.