Está aprovado: Break Dance será modalidade desportiva dos Jogos Olímpicos

O COI, Comité Olímpico Internacional, confirmou que o Break Dance será uma das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos, e fará já parte das próximas Olimpíadas de 2024, em Paris.

Oficialmente designado por breaking, esta nova modalidade desportiva, que é um dos quatro principais elementos da cultura Hip Hop, ganhou força nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, (2018) e, nesta 2ª feira, foi confirmado para o programa desportivo dos Jogos Olímpios.

A entidade informou que a Olimpíada de Paris será centrada na igualdade de gênero, com 50% de participação de homens e de mulheres, uma percentagem que vem aumentando de forma gradativa, sendo que no Rio 2016 foram 45.6%, e em Tóquio será 48.8%.

Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, este programa, fará os Jogos Olímpicos de Paris 2024 adequados para o mundo pós-corona.

De lembrar que os Jogos da 32ª Olimpíada, que se realizaria em Julho de este ano, em Tóquio, ficou adiado para 2021, por causa da situação do novo Coronavírus. O COI e Paris 2024 vão reduzir o custo e a complexidade dos Jogos Olímpicos.

as cargas mais recentes

Paulo Flores convidado para apresentar legado da cultura angolana no Congresso da ONU

há 8 meses
Paulo Flores apresenta hoje, no Congresso das Nações Unidas, o forte legado da cultural e da música angolana num encontro que tem como lema “Herança Cultural”.

Sabia que hoje comemora-se o `Dia Mundial da Música´?

há 4 meses

Celebrada em todo o mundo, anualmente a 1 de Outubro, a efeméride foi data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 1 ano
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 5 meses
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 2 anos
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Lura antecede festejos dos 25 anos de carreira com show no programa ‘Ao Vivo’ da Zap

há 5 meses

Indústria de fonográfica angolana já conta com entidade reguladora

há 6 meses
A AIFA- Associação da Indústria Fonográfica de Angola, surge para fazer face aos desafios da era digital, defender os interesses de produtores fonográficos e videográficos no mercado nacional.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 2 anos
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

AMA: Após reacções sobre as nomeações, organização esclarece os critérios

há 1 ano
Durante uma conversa que a Carga manteve com a organização, se esclareceu que as inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação, que decorre neste momento.

Michel do Rosário abre musicalmente 2021 com “Olá Nina”

há 1 ano
Um pouco diferente daquilo a que é a sua identidade musical, este trabalho, mais ghetto zouk, é uma crítica construtiva para os que dão mais valor à beleza exterior e aos bens materiais do que a um amor verdadeiro, acabando muitas vezes por menorizar a relação e os intervenientes.

Ronaldinho Gaúcho infectado com Covid-19

há 1 ano
A confirmação foi dado pelo próprio, através das suas redes sociais, após a sua não participação de um evento, que visava efectuar uma visitar de campo a um estádio de futebol em Minas Gerais.

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 7 meses
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 1 ano
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 1 ano

Duetos N’Avenida regressa em formato televisivo com tributo a Carlos Burity

há 1 ano
O tributo à voz do Semba teve lugar ainda na sua na presença e contou com a dupla Gersy Pegado e Patrícia Faria.