Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

No mês em que Angola celebra o 45o aniversário da independência, a Associação Tchiweka de Documentação e a GERAÇÃO 80 em parceria com a TPA, a SESC Digital e a plataforma Mostra de Cinemas Africanos apresentam “Esta é a Nossa Memória”, uma iniciativa que tem como objectivo celebrar o mês da independência, com a exibição durante o mês de Novembro de 5 documentários do projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência.”

Com cerca de 900 horas de material audiovisual recolhido em território angolano e internacional, 700 depoimentos de protagonistas da luta anticolonial, o projeto “Angola – Nos Trilhos da Independência” foi a base essencial de onde saíram os documentários “Independência”, “Mulheres de Armas”, “São Nicolau – Eles Não Esqueceram”, “A Persistente Fragilidade da Memória” e “Angola – Nos Trilhos da Independência”.

A programação em Angola tem o apoio da TPA, canal público que irá exibir os documentários nas seguintes datas:

6 de Novembro
Angola – Nos Trilhos da Independência

11 de Novembro
Mulheres de Armas
Independência

13 de Novembro
São Nicolau – Eles Não Esqueceram

20 de Novembro
A Persistente Fragilidade da Memória

No Brasil, em parceria com a Mostra de Cinemas Africanos e o SESC Digital, os 5 documentários vão estar disponíveis gratuitamente online a partir do dia 11 Novembro até 2 de Dezembro de 2020 no território brasileiro e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa em www.sescsp.org.br/cineafrica.

A Geração 80, informou também em nota, que no dia 30 de Novembro os 5 documentários ficarão permanentemente disponíveis online com acesso grátis para todo mundo no canal Youtube da Associação Tchiweka de Documentação.

as cargas mais recentes

Músico Lawilca tenta a terceira

há 2 anos
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 1 ano
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Preto Show vai com tudo ao Euro 2020 e confirma ascensão internacional

há 8 meses
O convite ao músico angolano, que na próxima semana segue para Portugal para a promoção do tema, vem confirmar a sua ascensão na arena internacional, além de prestigiar a música angolana.

Gerilson Insrael: “Eu não acredito na existência da boa política no meu país”

há 9 meses
Num tweet, que mais tarde reforçou com uma publicação no Facebook, o cantor da Clé Entertainment inibiu-se de qualquer envolvimento nestes tipos de actos, afirmando que não acredita na existência da boa política no país.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

há 11 meses
Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

há 1 ano
Rick Baby é o pseudónimo de Luís Domingos Saviti, rapper e compositor de 27 anos de idade e já canta há 9 anos. Com uma carreira promissora, está associado a produtora CombinaSons, ao lado de nomes como: Enock, Itary, Justin Weely e Junior Zy.

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 2 anos
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

Mambos da Banda: Plazza enaltece Angola em nova EP

há 5 meses
Com músicas e letras do próprio, a produção é de Mad Superstar, que participa em cinco featurings neste EP que também conta com o toque qualitativo de Filipe Mukenga, no sexto tema. A EP transmite uma parte importante das vivências do autor e memórias de Angola, que lhe serviram de base e inspiração para a criação das 6 músicas que compõem este EP, daí o nome “Mambos Da Banda”.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

há 6 meses
O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 11 meses
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Kevin Durant, James Harden e Giannis Antetokounmpo entre os 75 melhores da NBA

há 3 meses
A lista completa será revelada até sexta-feira, as lendas serão seleccionando em 3 grupos de 25.

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 1 ano
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 1 ano
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

Anitta terá música e camisola personalizada nos jogos da PlayStation

há 1 ano
A cantora será a representante brasileira na lista de músicas da FIFA 21 nos jogos de consolas. O anúncio foi feito ontem pela EA Sports. Para além de música, Anitta terá também uniforme personalizado no FIFA Ultimate Team.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 6 meses

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 2 anos
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.