A Sadia, órgão afecto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tem vindo a aprimorar o seu sistema de trabalho, perspetivando cada vez mais expansão afim de salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas.
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de contabilizar número de vezes que se reproduz as obras de mais de três mil autores e cerca de 120 milhões de músicas, 30 mil das quais angolanas.
Finda a semana, todo este acompanhamento minucioso resulta num Top 10, difundido pela Carga Magazine. O mesmo consiste em uma lista das dez músicas mais ouvidas, gerada pelo sistema da Sadia, cujo sistema reconhece uma música a cada 2 segundo, abrange todas as rádios de Angola e agora as estações televisivas supra citadas.
O crivo da instituição pretende alargar-se para os restaurantes, Shopping, supermercados e plataformas de streaming que operam em Angola.
Para ter seus direitos salvaguardados, a Sadia aconselha aos autores a fazer a inscrição e declarar as obras, num processo que é grátis, sendo que poderá receber os rendimentos autorais de acordo com o calendário.