Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

Vincent Willem van Gogh deixou mais de dois mil trabalhos repletos de naturalismo, inspirado no Impressionismo e Pontilhismo. O desenhista e pintor nasceu na Holanda e morreu em França aos 37 anos, em 1890.

A morte de Van Gogh continua a ser motivo de estudos. Em 1960, 70 anos depois do seu passamento físico, foi encontrada a pistola com a qual o artista holandês tirou a própria vida. O revólver leiloado no ano passado por o equivalente a 103 milhões de Kwanzas foi encontrado num campo de trigo em Auvers-sur-Oise, próximo da casa do artista, em França.

Van Gogh terá usado a arma do tipo Lefaucheux, de calibre 7 mm para cometer o suicídio, porque sofria com crises devido a uma doença mental.

Nesse dia, reza a tese em vigor, o pintor pede emprestada uma pistola ao dono da pousada, onde foi encontrada a pistola, levanta a camisa, vira a arma contra ele e dá um tiro no próprio peito. Ferido, mas vivo, desmaia e coloca o objecto no lugar errado. Ao acordar ao anoitecer, regressa ao albergue, onde acaba por morrer dois dias depois, aos 37 anos, das consequências da lesão, apesar dos cuidados médicos.

Desde que foi apresentada, a arma tornou-se a mais famosa da história da arte. Apesar de alguns cepticismos, a AuctionArt afirmou que “os estudos técnicos e científicos realizados sobre o revólver, bem como seu estado, indicam que a pistola em causa foi, de facto, usada pouco antes da queda do pintor, e permaneceu no solo entre cinquenta e oitenta anos “.

as cargas mais recentes

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 1 mês
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 3 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 4 meses
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Aumenta a procura pelo álbum de Janet Jackson de 1986 após desculpas de Justin Timberlake

há 2 meses

Regina Duarte deixa “devolve” a pasta da Cultura brasileira

há 11 meses
O anúncio foi feito a partir do Twitter do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O mesmo dava conta da demissão de Regina Duarte da secretaria especial da Cultura do Governo brasileiro, alegando motivos pessoais. A actriz que tomou posse no início de Março, deixou as pastas e, vai agora dirigir a Cinemateca de São Paulo.

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 9 meses

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 11 meses
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 5 meses
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

Sarissari traz clima de amor no seu novo single `Admite´

há 12 meses
Revelado pela primeira vez na segunda feira no canal Trace Toca, o single `Admite´ é o prenúncio da chegada do álbum a solo de Sarissari, sob chancela da sua própria produtora, a Hey Hey Heyyy. Disponibilizada hoje no Youtube, o love song é um esforço colaborativo entre Nikko, Sarissari e Joseane, e foi o pretexto para uma breve conversa com o artista.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente anuncia apoio social aos artistas angolanos

há 4 meses
Jomo Fortunato deu a boa nova, durante uma visita à casa do músico Anselmo Júnior, Marito, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.

Banda dos filhos de Metallica e Guns N’ Roses é comparada com Velvet Revolver

há 5 meses
Os “Suspect208”, banda composta pelos filhos de Scott Weiland (falecido líder dos Stone Temple Pilots), Robert Trujillo (dos Metallica) e Slash (dos Guns N’ Roses), estão a ser comparados aos Velvet Revolver, banda que entre 2002 e 2008 juntou Weiland e Slash a Matt Sorum, Duff McKagan e Dave Kushner.

Michigan aprova proposta de lei de reforma penitenciária de Meek Mill e Jay-Z

há 4 meses
A Legislatura do Estado de Michigan aprovou, esta segunda-feira, um conjunto de leis que vão remodelar o sistema de liberdade e liberdade condicional. A lei declara, num dos pontos, a redução das sentenças de liberdade condicional de crimes adultos de cinco para três anos.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 9 meses
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Esposa de Kobe Bryant ganha processo judicial contra agentes que publicaram fotos do atleta morto

há 1 mês
Vanessa alega que pouco depois de Kobe, sua filha Gianna e sete outras pessoas morrerem, os ajudantes do xerife tiraram fotos dos destroços e dos corpos e compartilharam as imagens, ferindo a sensibilidade dos familiares das vítimas.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 3 meses
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

há 2 semanas