Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

Vincent Willem van Gogh deixou mais de dois mil trabalhos repletos de naturalismo, inspirado no Impressionismo e Pontilhismo. O desenhista e pintor nasceu na Holanda e morreu em França aos 37 anos, em 1890.

A morte de Van Gogh continua a ser motivo de estudos. Em 1960, 70 anos depois do seu passamento físico, foi encontrada a pistola com a qual o artista holandês tirou a própria vida. O revólver leiloado no ano passado por o equivalente a 103 milhões de Kwanzas foi encontrado num campo de trigo em Auvers-sur-Oise, próximo da casa do artista, em França.

Van Gogh terá usado a arma do tipo Lefaucheux, de calibre 7 mm para cometer o suicídio, porque sofria com crises devido a uma doença mental.

Nesse dia, reza a tese em vigor, o pintor pede emprestada uma pistola ao dono da pousada, onde foi encontrada a pistola, levanta a camisa, vira a arma contra ele e dá um tiro no próprio peito. Ferido, mas vivo, desmaia e coloca o objecto no lugar errado. Ao acordar ao anoitecer, regressa ao albergue, onde acaba por morrer dois dias depois, aos 37 anos, das consequências da lesão, apesar dos cuidados médicos.

Desde que foi apresentada, a arma tornou-se a mais famosa da história da arte. Apesar de alguns cepticismos, a AuctionArt afirmou que “os estudos técnicos e científicos realizados sobre o revólver, bem como seu estado, indicam que a pistola em causa foi, de facto, usada pouco antes da queda do pintor, e permaneceu no solo entre cinquenta e oitenta anos “.

as cargas mais recentes

Trump chama cantora Madonna de feia

há 7 meses
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Shaquille O’Neal censura James Harden: “Ele não fez nada pelo Houston Rockets”

há 7 dias
Harden exigiu que o Houston Rockets o negociasse no início de novembro. Algumas equipes, como o Miami Heat e o Philadelphia 76ers, teriam se interessado nele, mas nada se materializou.

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 2 meses
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 2 meses
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

Anitta lança nova música com participação de Cardi B

há 4 meses
Depois de algumas especulações e mistérios, agora é oficial. A cantora brasileira fará parceria com Cardi B. A faixa sai a 18 de Setembro e fará parte do seu próximo álbum.

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 3 meses
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 7 meses
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

há 3 meses
Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 9 meses
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 10 meses
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 9 meses

Sankofa representa Angola no concurso Internacional de Rap Slam

há 6 meses
Em companhia de Zola Kuzedíua, vencedora da última edição do ‘Luanda Slam’, Sankofa vai representar o país no Festival Internacional de Rap Slam do espaço lusófono, a ser acolhido pelo Brasil no próximo dia 29 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

3ª Webinar da Universidade Hip-Hop discorre sobre o tema “Hip-Hop é uma Kultura Urbana e não um estilo de música”

há 8 meses
As actividades que começaram na passada segunda-feira, têm sido realizadas no âmbito do projecto “Semana de Apreciação da Kultura Hip-Hop”. Até ao dia 24 de Maio uma série de acções online estão programadas, e contemplam performances, fóruns de discussão e Webinars com distintos convidados dos 4 elementos núcleo da Kultura Hip-Hop. Cláudio Silva, ex-reitor da Universidade Hip-Hop, falou à Carga Magazine sobre as actividades que ainda estão por vir, em torno desta celebração.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 4 meses
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 4 meses
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Nerú Americano apresenta novo single

há 4 meses
Intitula-se “Salta na Areia” e estará disponível a partir do dia 19 deste mês nas plataformas digitais e é apenas um de vários novos trabalhos a serem apresentados ainda este ano.