Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

Vincent Willem van Gogh deixou mais de dois mil trabalhos repletos de naturalismo, inspirado no Impressionismo e Pontilhismo. O desenhista e pintor nasceu na Holanda e morreu em França aos 37 anos, em 1890.

A morte de Van Gogh continua a ser motivo de estudos. Em 1960, 70 anos depois do seu passamento físico, foi encontrada a pistola com a qual o artista holandês tirou a própria vida. O revólver leiloado no ano passado por o equivalente a 103 milhões de Kwanzas foi encontrado num campo de trigo em Auvers-sur-Oise, próximo da casa do artista, em França.

Van Gogh terá usado a arma do tipo Lefaucheux, de calibre 7 mm para cometer o suicídio, porque sofria com crises devido a uma doença mental.

Nesse dia, reza a tese em vigor, o pintor pede emprestada uma pistola ao dono da pousada, onde foi encontrada a pistola, levanta a camisa, vira a arma contra ele e dá um tiro no próprio peito. Ferido, mas vivo, desmaia e coloca o objecto no lugar errado. Ao acordar ao anoitecer, regressa ao albergue, onde acaba por morrer dois dias depois, aos 37 anos, das consequências da lesão, apesar dos cuidados médicos.

Desde que foi apresentada, a arma tornou-se a mais famosa da história da arte. Apesar de alguns cepticismos, a AuctionArt afirmou que “os estudos técnicos e científicos realizados sobre o revólver, bem como seu estado, indicam que a pistola em causa foi, de facto, usada pouco antes da queda do pintor, e permaneceu no solo entre cinquenta e oitenta anos “.

as cargas mais recentes

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Mais de 2000 concorrentes tentam a sorte para as duas vagas na Clé Ent.

há 1 ano
Dos mais de dois mil novos talentos que acorreram na manhã desta sexta-feira à Praça da Independência, em Luanda para uma vaga de integrar o grupo de artistas da Clé Entertainment, somente dois poderão ser as próximas estrelas da produtora.

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 11 meses
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

Licenciado Em Conteúdos lembra batalha histórica de Waterloo em novo álbum

há 8 meses
O álbum é uma colectânea de 10 músicas e foi produzido pela Congo Records. Estará disponível no próximo dia 18 de Dezembro, e traz vozes de Agos Nocivo e Anjo Vares, e é uma exaltação do”rap consciente”

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 10 meses
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Exposição ‘New Era For Humanity’ inaugura Marvilla Art District

há 2 meses
O Marvilla Art District é um projecto que nasce da vontade da MOVART Gallery, em parceria com a REWARD Properties, e tem como objectivo a criação de um polo artístico e a dinamização cultural de uma zona residencial em Marvila (outrora espaço industrial em decadência).

Mãe de Rabiot se insurge com familiares de Pogba e Mbappé após eliminação da França

há 1 mês
A mãe de Rabiot terá questionado em tom alto como Paul Pogba perdeu a bola no início da jogada e depois terá também dirigido duras críticas ao pai de Kylian Mbappé, alegadamente pedindo-lhe para que o seu filho fosse menos arrogante.

Após anunciar que está com Covid, Kaysha partilha progressos do tratamento

há 1 ano
Mantendo a sua linha de interacção com os seguidores, o artista tem estado a usar o Instagram para dar notícias sobre a evolução do seu tratamento.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 9 meses
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

The Weekend doa 1 milhão de dólares para ajudar Etiópia a comprar alimentos

há 4 meses

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 1 ano

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 12 meses
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 1 ano
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

Dennis Samaya: voz do World Music em Angola na mira de produtora internacional

há 9 meses
Dennis Samaya reinventou-se e tem em mesa um contrato com uma grande produtora internacional com a qual vai lançar, ainda este ano, um LP.

Toty Sa’med

há 1 ano
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Beat tape `Bengha Producers Vol.1´ já está disponível em streaming

há 10 meses
`Benga Producers´ é uma alusão ao programa que dirige sobre produção musical com o mesmo nome e já está disponível nas plataformas digitais de streaming.