Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

Vincent Willem van Gogh deixou mais de dois mil trabalhos repletos de naturalismo, inspirado no Impressionismo e Pontilhismo. O desenhista e pintor nasceu na Holanda e morreu em França aos 37 anos, em 1890.

A morte de Van Gogh continua a ser motivo de estudos. Em 1960, 70 anos depois do seu passamento físico, foi encontrada a pistola com a qual o artista holandês tirou a própria vida. O revólver leiloado no ano passado por o equivalente a 103 milhões de Kwanzas foi encontrado num campo de trigo em Auvers-sur-Oise, próximo da casa do artista, em França.

Van Gogh terá usado a arma do tipo Lefaucheux, de calibre 7 mm para cometer o suicídio, porque sofria com crises devido a uma doença mental.

Nesse dia, reza a tese em vigor, o pintor pede emprestada uma pistola ao dono da pousada, onde foi encontrada a pistola, levanta a camisa, vira a arma contra ele e dá um tiro no próprio peito. Ferido, mas vivo, desmaia e coloca o objecto no lugar errado. Ao acordar ao anoitecer, regressa ao albergue, onde acaba por morrer dois dias depois, aos 37 anos, das consequências da lesão, apesar dos cuidados médicos.

Desde que foi apresentada, a arma tornou-se a mais famosa da história da arte. Apesar de alguns cepticismos, a AuctionArt afirmou que “os estudos técnicos e científicos realizados sobre o revólver, bem como seu estado, indicam que a pistola em causa foi, de facto, usada pouco antes da queda do pintor, e permaneceu no solo entre cinquenta e oitenta anos “.

as cargas mais recentes

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 10 meses
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 1 ano
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 8 meses

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 1 mês
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 1 ano
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 5 meses
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .

Lenda do rock and roll, Little Richard morre aos 87 anos

há 1 ano
Morreu Little Richard, um dos pioneiros da primeira vaga de rock and roll nos EUA. O músico tinha 87 anos e não foram ainda reveladas as causas de morte do autor de “Tutti Frutti”.

Ouvir música através de um implante no cérebro é a mais nova proposta da Tesla

há 1 ano
Elon Musk, CEO da marca de automóveis Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, que colocou recentemente dois astronautas em órbita, afirma que vamos deixar de precisar de auscultadores em breve, porque vamos passar a ouvir música através de um micro-chip no cérebro.

Icónica gravadora Death Row Records abre museu virtual

há 5 meses

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 11 meses
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 1 ano
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 1 ano
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 1 ano
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Kristof Degrauwe expõe `A Máscara Oculta´a partir de amanhã

há 6 meses
A Máscara Oculta é uma exposição que irá decorrer de 20 de Abril à 31 de Agosto e será uma mostra de 29 fotografias tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi ( República Democrática do Congo).

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 4 meses
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 11 meses
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.