Euclides da Lomba: “Foi uma falha não atribuírmos nenhum prémio a Carlos Burity”

A Direcção Nacional da Cultura diz sentir-se culpada e admite ter falhado pelo facto de não atribuir nenhum prémio a Carlos Burity e aventa a possibilidade de atribuição a título póstumo.

Carlos Burity faleceu na manhã de ontem, na Clínica Girassol, em Luanda, vítima de paragem cardio-respiratória. A morte inesperada acontece numa altura em que o músico se preparava para a publicação, em Novembro deste ano, de mais um disco.

O director nacional da cultura descreve o autor de “Ojala Yeya” ( a fome chegou, em Português) como um patriota, que soube interpretar a alma do Semba.

Euclides da Lomba lamenta o facto de não chegar a tempo de reconhecer, em vida, os feitos de Carlos Burity com atribuição de prémios como o Nacional da Cultura, tal como aconteceu, embora tarde, com Waldemar Bastos.

“Foi uma falha não atribuímos nenhum prémio a Carlos Burity. É inacreditável Carlos Burity não ter recebido nenhum prémio. Não há aqui favores, pelo contrário, é uma obrigação moral. A culpa não é do governo, mas das pessoas”, criticou.

Entretanto, Da Lomba aventa a possibilidade de se corrigir o acto com um título póstumo e assume a culpa. “Assumo aqui certa culpa, não é possível o Carlos não ter recebido nenhum prémio. Obra póstuma não é a mesma coisa. Temos é de criar acções para que as pessoas sejam valorizadas em vida”, disse ao ser questionado sobre possibilidade de uma atribuição a título póstumo.

Carlos Burity viveu parte dos seus 67 anos a dedicar-se à música e é descrito pelos que com ele conviveram como uma pessoa calma e afável, traços que transportava para os palcos.

Maló Jaime, agente do músico, disse à TV Zimbo que estava previsto, em Novembro, o lançamento do próximo álbum do cantor. A obra sucederia “Malalanza” e conta com músicas inéditas. Está a ser masterizada em França e 75% foi concluído, mas agora sairá a título póstumo.

as cargas mais recentes

Entri Spada e Paredi: DJ Malvado reinventa clássico cabo-verdiano em parceria com Roxane

há 2 anos
A ser lançada hoje, a música Entre Spada e Paredi é um “prenuncio” do EP de Roxane Fernandez, a ser lançado em Julho/Agosto e mantém DJ Malvado conectado às suas raízes com a kizomba mais tradicional tal como nos tempos em que estava a iniciar a sua carreira.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 2 anos
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

OG Vuino enaltece suas raízes em novo álbum ao lado de Boss AC

há 1 ano
“Fiz de Novo” é o título do novo álbum de OG Vuino. Neste disco, o rapper fundador dos Kalibrados, um dos mais proeminentes grupo de Hip Hop de sempre no país, lança-se numa nova aventura, propondo uma sonoridade mais próxima das suas raizes.

Lady Gaga vende roupas íntimas para promover o novo álbum

há 3 anos
Um mês depois da publicação da capa do álbum, a Rainha dos Little Monsters anunciou para 29 do corrente o lançamento do novo CD, o sexto da carreira. intitulado ‘Chromatica’, a obra está a ser promovida através de um conjunto de roupas temáticas e peças íntimas.

Ludmilla é o novo rosto do júri do The Voice+

há 2 anos
A cantora brasileira vai ajuizar um concurso de música para talentos a partir dos 60 anos. O novo reality show da Globo denomina-se ‘The Voice+’ e vai ao ar a partir do dia 18 deste mês, na Zap.

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 2 anos
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

há 2 anos

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 1 ano

DMX revela que é tripolar

há 2 anos
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

há 2 anos
O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 2 anos

‘Lose Yourself’ de Eminem atinge 1 bilhão de escutas no Spotify

há 2 anos

Novidade: Álbum de Nanuto será lançado mês

há 1 ano
O saxofonista prepara-se para o lançamento de um novo disco. “Gato Vijú” nome com que normalmente se caracteriza será o título da obra, que reserva 19 temas musicais.

Rei da Kizomba “is back”

há 3 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

há 2 anos
Botlles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 2 anos
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.