Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

A influência do comportamento do artista é uma discussão antiga, havendo uns a defenderem, por exemplo, que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas no seio da juventude é fortemente motivado pelos músicos, sobretudo por intermédio dos videoclips.

Porém, Eva RapDiva pensa diferente e alerta que chegou o momento de se pôr fim ao mito de que apenas o artista e a figura pública devem ser exemplares, porque, sublinha, mais do que chamar o músico à razão, o problema do alcoolismo no país é estrutural.

“Eu como artista, tenho que demonstrar aquilo que sou. Eu também dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem o que eu dou”, refuta.

A cantora e empresária defende que não faz qualquer sentido o artista deixar de ser o que ele é para agradar a sociedade, pois “o que afasta o artista da arte é quando ele deixa de ser aquilo que é e começa a ser aquilo que lhe interessa ser para agradar as pessoas”.

Durante a longa conversa esta quinta-feira no “A Noite É Dela”, da TPA1, sobre se “Os artistas devem ser exemplares”, a rapper lembrou que, todo o artista é o reflexo da da sua realidade concreta, por isso não devia ser regra que o artista angolano seja obrigado a ser exemplar, uma vez que as políticas públicas sobre o desencentivo do consumo de bebidas alcoólicas são “fracas”.

” O álcool é um problema pandémico. O álcool em Angola é um problema mais grave que o Covid-19. Nós todos sabemos do problema, sabemos de onde vem. Isso é que me entristece”.

as cargas mais recentes

Fat Joe defende que para evitar falência na música a mulher e os filhos devem saber quanto “entrou”

há 5 meses
A indústria musical está cheia de histórias de artistas que tentaram imitar o estilo de vida de outros, com gastos muitas vezes supérfluos e, quando se deram por conta, nem sequer dinheiro para gravar uma música tinha e acabaram por desistir da brilhante carreira.

Covid-19: ‘Jay-Z’s Made in America 2020’ está oficialmente cancelado

há 2 anos
O festival anual do Rapper Jay-Z na Filadélfia, ‘Made in America’, já não será realizado. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a empresa Roc Nation do magnata do rap disse que planeia produzir o festival popular em 2021.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 2 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 2 anos
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

FS lança vídeo surpresa e anuncia projecto ‘Quarentena Rija”

há 2 anos
Tal como já é da praxe, a Força Suprema lançou mais um vídeo sem aviso prévio, tratando-se de uma música inédita intitulada ‘4 ou 5’, onde figuram os rappers Prodígio, NGA e Monsta.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 2 anos
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Swizz Beatz agradece reconhecimento do Grammy, mas desaconselha artistas a se iludirem por premiações

há 2 anos
O mega produtor usou a conta oficial do Instagram para partilhar uma reflexão sobre o Grammy: “Um troféu de 200 dólares não define quem somos”.

Novidade: Álbum de Nanuto será lançado mês

há 8 meses
O saxofonista prepara-se para o lançamento de um novo disco. “Gato Vijú” nome com que normalmente se caracteriza será o título da obra, que reserva 19 temas musicais.

Novo livro biográfico “alega” que Aaliyah foi levada inconsciente ao voo que a vitimou mortalmente

há 11 meses
Volvidas duas décadas desde a morte de Aaliyah, o fatídico acidente que a vitimou continua envolto em mistérios. Eis que surge, por meio de um livro, um chocante testemunho que vem contrariar todos os relatos da época, que afirmavam que a artista “insistia em embarcar no voo”.

Jay-Z afirma que ninguém está a sua altura para um Verzuz battle e que Beyoncé é a evolução de Michael Jackson

há 6 meses
Jay-Z acaba de subestimar a indústria musical completa, ao afirmar que não há ninguém que possa o enfrentar numa batalhe de hits. A afirmação foi movida pela “expectativa” de um possível duelo com Hov, exteriorizado por Rick Ross.

Cardi B explica o que a impede de usar drogas

há 2 anos
Numa entrevista emparelhada com a mais recente capa da ‘Mulher do Ano’, eleita pela Billboard, Cardi B entrou em mais detalhes sobre um tema controverso, revelando que, embora ela não faça uso de drogas, fuma um cigarro, ou três ocasional.

NGA celebra hoje 38 anos com lançamento de três novos projectos musicais

há 2 anos
NGA celebra hoje o 38.° aniversário. Para lembrar a data, o membro da Força Suprema lançou três novas músicas com os respectivos clips. O triplo composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós” poderá fazer parte do seu próximo projecto musical.

Personagens “rasas” já não cabem no portfólio de Zendaya

há 1 ano
Em entrevista à revista GQ de Fevereiro, a actriz foi categórica ao afirmar que “papéis que giram em torno de homens e personagens femininas unidimensionais “, já não a desafiam e rejeitou vários contratos em 2020 por essa razão.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 1 ano

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 2 anos
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Michaela Coel, a autora de uma história de superação digna de um Emmy

há 9 meses
A actriz fez história na 73ª edição do Emmy Awards ao se tornar a primeira roteirista negra a vencer o galardão com a série `I May Destroy You´, uma metáfora sobre o abuso sexual sofrido na primeira pessoa.