Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.
O caso sobre o dito plágio despoletou no domingo último, através de uma entrevista no diário STP Digital, em que o músico são-tomense General João Seria denunciou a “diva do povo” pelo suposto plágio da canção do histórico Conjunto África Negra, fundado nos anos 70, na Ilha de São Tomé.
Afinal, a versão angolana não é de Ary, mas do Dj Habbias. Segundo a assessoria da artista, Ary foi apenas convidada para interpretar. E quando Dj Habbias apresentou o referido tema à cantora, este disse que já tinha tratado tudo com o autor original do tema, no caso, o músico são-tomense, General João Seria.
“A música não é da Ary. Ary foi apenas convidada pelo Habbias para interpretar. Quem trouxe a música é o Habbias. Tanto no videoclip e como no disco está lá tudo que o dono é o Habbias”, esclarece.
Enquanto a Carga tentava contactar Dj Habbias, a nossa redacção visitou o Youtube para ver os intervenientes da ficha técnica e constatou que, como artista principal está o nome de Dj Habbias.

Contudo, na entrevista, o primeiro autor da canção, o artista são-tomense, disse que Ary não pediu autorização para fazer o remix da canção, e aguardava pela cantora durante a Expo Dubai 2020, para conversarem.
Como se sabe, a artista angolana não esteve presente no evento, não por causa da conversa com o músico João Faria, mas por falta de coordenação por parte da organização do concerto, fez saber a cantora em comunicado.
“O Habbias quando trouxe a música disse que já tinha tratado tudo com o dono da música. Ary como interprete simplesmente interpretou e entregou ao dono da música, que e o Habbias”, conclui o staff de Ary.
Originários da Ilha de São Tomé, África Negra foi uma banda dos anos 70 que ajudou a elevar o nome e a bandeira de São Tomé e Príncipe pelos quatro cantos do Mundo”, tendo o músico General João Séria” como vocalista, destacando-se nos temas “Maia Muê” “Aninha”, “Carambola Nova Moca”, “Pedlêlo” e outras.