Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

O caso sobre o dito plágio despoletou no domingo último, através de uma entrevista no diário STP Digital, em que o músico são-tomense General João Seria denunciou a “diva do povo” pelo suposto plágio da canção do histórico Conjunto África Negra, fundado nos anos 70, na Ilha de São Tomé.

Afinal, a versão angolana não é de Ary, mas do Dj Habbias. Segundo a assessoria da artista, Ary foi apenas convidada para interpretar. E quando Dj Habbias apresentou o referido tema à cantora, este disse que já tinha tratado tudo com o autor original do tema, no caso, o músico são-tomense, General João Seria.

“A música não é da Ary. Ary foi apenas convidada pelo Habbias para interpretar. Quem trouxe a música é o Habbias. Tanto no videoclip e como no disco está lá tudo que o dono é o Habbias”, esclarece.

Enquanto a Carga tentava contactar Dj Habbias, a nossa redacção visitou o Youtube para ver os intervenientes da ficha técnica e constatou que, como artista principal está o nome de Dj Habbias. 

Exclusivo: Equipa de Ary  esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Contudo, na entrevista, o primeiro autor da canção, o artista são-tomense, disse que Ary não pediu autorização para fazer o remix da canção, e aguardava pela cantora durante a Expo Dubai 2020, para conversarem.

Como se sabe, a artista angolana não esteve presente no evento, não por causa da conversa com o músico João Faria, mas por falta de coordenação por parte da organização do concerto, fez saber a cantora em comunicado.

“O Habbias quando trouxe a música disse que já tinha tratado tudo com o dono da música. Ary como interprete simplesmente interpretou e entregou ao dono da música, que e o Habbias”, conclui o staff de Ary.

Originários da Ilha de São Tomé, África Negra foi uma banda dos anos 70 que ajudou a elevar o nome e a bandeira de São Tomé e Príncipe pelos quatro cantos do Mundo”, tendo o músico General João Séria” como vocalista, destacando-se nos temas “Maia Muê” “Aninha”, “Carambola Nova Moca”, “Pedlêlo” e outras. 

as cargas mais recentes

Foreign Dating For the purpose of Chinese Women

há 6 meses

Fredy Costa torna-se padre

há 2 anos
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 2 anos
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

The Heart Part 5: Kendrick Lamar disponibiliza o primeiro single do seu novo álbum “Mr. Morale & The Big Steppers”

há 5 meses
“The heart part 5” é o primeiro single do novo álbum de Kendrick Lamar que estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 13. Como o título indica, The Heart Part 5 é a quinta parte de uma “saga” que teve início em 2009 com o projecto “K. Dot Drops”. The Heart costuma espelhar a visão do rapper, de como é ser negro nos Estados Unidos.

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 1 ano
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 2 anos
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Coca FSM dá nova roupagem à música ‘Imagina Só’

há 12 meses
Disponível desde o passado dia 7 de Outubro, o tema ‘Imagina Só’ é um remix do tema homónimo que conta com mais de dez anos de existência e marca o arranque do que se pretende vir a ser uma nova perspectiva deste produtor, compositor e artista.

Tal pai, tal filho

há 3 anos
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 2 anos
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Africanos aspirantes a cineastas são postos à prova pela Netflix e Unesco

há 12 meses
Em análise serão postas sinopses e currículos, dos quais, os melhores receberão a quantia de 75 mil dólares, oportunidade de receber formação de experts, bem como a estrear na Netflix, com a ‘Antologia de Contos Africanos’.

House of Gucci: Lady Gaga interpreta Patrizia Reggiani ex-esposa e mandante do assassinato de Maurizio Gucci

há 11 meses
Lady Gaga que já havia afirmado que pretende se consolidar na sétima arte, foi, três anos depois de ganhar um Óscar, a escolhida a dedo para estar no principal papel do drama policial, de Ridley Scott.

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 1 ano
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

Spotify lança plataforma que permitirá valorizar o compositor, produtor e editoras

há 2 anos

‘Wonder Woman 1984’ estreia dia 25 de Dezembro no HBO Max e nos cinemas

há 2 anos
A novidade foi avançada pela directora do filme, Patty Jenkins e pela protagonista, Gal Gadot, na rede social Twitter. Ambas publicaram um texto afirmando que “Chegou a hora da estreia” e que o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e no serviço de streaming da WarnerMedia, HBO Max.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 2 anos
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 2 anos
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.