Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

O caso sobre o dito plágio despoletou no domingo último, através de uma entrevista no diário STP Digital, em que o músico são-tomense General João Seria denunciou a “diva do povo” pelo suposto plágio da canção do histórico Conjunto África Negra, fundado nos anos 70, na Ilha de São Tomé.

Afinal, a versão angolana não é de Ary, mas do Dj Habbias. Segundo a assessoria da artista, Ary foi apenas convidada para interpretar. E quando Dj Habbias apresentou o referido tema à cantora, este disse que já tinha tratado tudo com o autor original do tema, no caso, o músico são-tomense, General João Seria.

“A música não é da Ary. Ary foi apenas convidada pelo Habbias para interpretar. Quem trouxe a música é o Habbias. Tanto no videoclip e como no disco está lá tudo que o dono é o Habbias”, esclarece.

Enquanto a Carga tentava contactar Dj Habbias, a nossa redacção visitou o Youtube para ver os intervenientes da ficha técnica e constatou que, como artista principal está o nome de Dj Habbias. 

Exclusivo: Equipa de Ary  esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Contudo, na entrevista, o primeiro autor da canção, o artista são-tomense, disse que Ary não pediu autorização para fazer o remix da canção, e aguardava pela cantora durante a Expo Dubai 2020, para conversarem.

Como se sabe, a artista angolana não esteve presente no evento, não por causa da conversa com o músico João Faria, mas por falta de coordenação por parte da organização do concerto, fez saber a cantora em comunicado.

“O Habbias quando trouxe a música disse que já tinha tratado tudo com o dono da música. Ary como interprete simplesmente interpretou e entregou ao dono da música, que e o Habbias”, conclui o staff de Ary.

Originários da Ilha de São Tomé, África Negra foi uma banda dos anos 70 que ajudou a elevar o nome e a bandeira de São Tomé e Príncipe pelos quatro cantos do Mundo”, tendo o músico General João Séria” como vocalista, destacando-se nos temas “Maia Muê” “Aninha”, “Carambola Nova Moca”, “Pedlêlo” e outras. 

as cargas mais recentes

Surgimento da Carga Magazine em destaque no “Mambos Hip Hop da Banda”

há 11 meses
Apresentado por Dino Cross e Cládio Bantu, o espaço especializado em Hip Hop abordou os temas de maior impacto no ano findo, tendo incluído o Magazine da Música como uma boa surpresa, agora num novo formato.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 1 ano
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 1 ano
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 8 meses
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 8 meses
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 4 meses
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

há 3 meses
Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos.

Um ano sem Carlos Burity

há 4 meses
A primeira quinzena de Agosto de 2020, foi uma das piores semanas para a cultura nacional. Enquanto a nação ainda enxugava as lágrimas pelo passamento físico de Waldemar Bastos, acontece outro infortúnio no mundo da música, Carlos Burity veio a falecer no dia 12 de Agosto de 2020, em Luanda, também vítima de doença, aos 67 anos de idade.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 1 mês
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

É oficial: Phay Grand O Poeta já tem conta no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter

há 3 meses
Em cerca de 20 anos, sua carreira resumia-se entre o estúdio e venda de CDs: nada de contacto com seu público por redes sociais, o que o fez perder algum dinheiro, porque houve quem abrisse em Angola e no estrangeiro páginas falsas em seu nome e aproveitava para comercializar canções do rapper.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 12 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Oito vítimas de alegados crimes sexuais se manifestam contra a soltura de Bill Cosby

há 5 meses
Bill Cosby recebeu mais de 50 acusações de estupro, agressão sexual e má conduta sexual em 2015 e cumpria a pena de 10 anos, desde 2018. Eis que no passado dia 30 de Junho, o actor teve a condenação anulada e recebeu soltura da prisão estadual da Pensilvânia.

Recordar Frank Sinatra

há 2 anos
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 2 anos
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

há 11 meses
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 11 meses
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.