Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

O caso sobre o dito plágio despoletou no domingo último, através de uma entrevista no diário STP Digital, em que o músico são-tomense General João Seria denunciou a “diva do povo” pelo suposto plágio da canção do histórico Conjunto África Negra, fundado nos anos 70, na Ilha de São Tomé.

Afinal, a versão angolana não é de Ary, mas do Dj Habbias. Segundo a assessoria da artista, Ary foi apenas convidada para interpretar. E quando Dj Habbias apresentou o referido tema à cantora, este disse que já tinha tratado tudo com o autor original do tema, no caso, o músico são-tomense, General João Seria.

“A música não é da Ary. Ary foi apenas convidada pelo Habbias para interpretar. Quem trouxe a música é o Habbias. Tanto no videoclip e como no disco está lá tudo que o dono é o Habbias”, esclarece.

Enquanto a Carga tentava contactar Dj Habbias, a nossa redacção visitou o Youtube para ver os intervenientes da ficha técnica e constatou que, como artista principal está o nome de Dj Habbias. 

Exclusivo: Equipa de Ary  esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Contudo, na entrevista, o primeiro autor da canção, o artista são-tomense, disse que Ary não pediu autorização para fazer o remix da canção, e aguardava pela cantora durante a Expo Dubai 2020, para conversarem.

Como se sabe, a artista angolana não esteve presente no evento, não por causa da conversa com o músico João Faria, mas por falta de coordenação por parte da organização do concerto, fez saber a cantora em comunicado.

“O Habbias quando trouxe a música disse que já tinha tratado tudo com o dono da música. Ary como interprete simplesmente interpretou e entregou ao dono da música, que e o Habbias”, conclui o staff de Ary.

Originários da Ilha de São Tomé, África Negra foi uma banda dos anos 70 que ajudou a elevar o nome e a bandeira de São Tomé e Príncipe pelos quatro cantos do Mundo”, tendo o músico General João Séria” como vocalista, destacando-se nos temas “Maia Muê” “Aninha”, “Carambola Nova Moca”, “Pedlêlo” e outras. 

as cargas mais recentes

Actor luso-angolano encontrado morto

há 3 anos
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

5ª edição do Slam Tundawala tem início dia 29

há 4 meses
O Centro cultural Brasil Angola, acolhe mais uma vez, de 29 de Setembro a 1 de Outubro, o Slam Tundawala, um festival de poesia e performance que tem o objectivo de fomentar a literatura oral e impulsionar a competição saudável e criativa a partir de batalhas de poesia falada em Angola.

Chris Brown diz que “esmagaria” Quavo num jogo de basquete e Quavo responde

há 2 anos

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 2 anos
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Lugar de FALA D’ ELA: Primeiro podcast angolano de Spoken Word começa a ser emitido já amanhã

há 2 anos
Idealizado inicialmente para ser um programa 100% online no formato live e com exibição quinzenal e transmitido nas páginas oficiais da Dupla ELA, no formato Spoken Cover Project −músicas na palavra falada−, performances originais da dupla e debates temáticos.

Tributo a Pitágoras Neto

há 3 anos
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 1 ano
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 10 meses
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

BET Awards 2020 acontece online

há 3 anos
De acordo com a Revista Variety, a BET celebrará o 20º aniversário da premiação no dia 28 de Junho, por meio de “uma variedade de técnicas inovadoras e conteúdo gerado por artistas”.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 3 anos
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Jay-Z afirma que gostaria de ser lembrado como Bob Marley

há 2 anos
Durante uma rara entrevista ao The Times, sobre raça, família e seus momentos de maior orgulho, o lendaráio rapper norte-americano disse que gostaria que fosse lembrado como “Bob Marley e todos os grandes”

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 3 anos
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 3 anos
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

há 2 anos
Botlles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 2 anos
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 3 anos
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.