Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

O caso sobre o dito plágio despoletou no domingo último, através de uma entrevista no diário STP Digital, em que o músico são-tomense General João Seria denunciou a “diva do povo” pelo suposto plágio da canção do histórico Conjunto África Negra, fundado nos anos 70, na Ilha de São Tomé.

Afinal, a versão angolana não é de Ary, mas do Dj Habbias. Segundo a assessoria da artista, Ary foi apenas convidada para interpretar. E quando Dj Habbias apresentou o referido tema à cantora, este disse que já tinha tratado tudo com o autor original do tema, no caso, o músico são-tomense, General João Seria.

“A música não é da Ary. Ary foi apenas convidada pelo Habbias para interpretar. Quem trouxe a música é o Habbias. Tanto no videoclip e como no disco está lá tudo que o dono é o Habbias”, esclarece.

Enquanto a Carga tentava contactar Dj Habbias, a nossa redacção visitou o Youtube para ver os intervenientes da ficha técnica e constatou que, como artista principal está o nome de Dj Habbias. 

Exclusivo: Equipa de Ary  esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

Contudo, na entrevista, o primeiro autor da canção, o artista são-tomense, disse que Ary não pediu autorização para fazer o remix da canção, e aguardava pela cantora durante a Expo Dubai 2020, para conversarem.

Como se sabe, a artista angolana não esteve presente no evento, não por causa da conversa com o músico João Faria, mas por falta de coordenação por parte da organização do concerto, fez saber a cantora em comunicado.

“O Habbias quando trouxe a música disse que já tinha tratado tudo com o dono da música. Ary como interprete simplesmente interpretou e entregou ao dono da música, que e o Habbias”, conclui o staff de Ary.

Originários da Ilha de São Tomé, África Negra foi uma banda dos anos 70 que ajudou a elevar o nome e a bandeira de São Tomé e Príncipe pelos quatro cantos do Mundo”, tendo o músico General João Séria” como vocalista, destacando-se nos temas “Maia Muê” “Aninha”, “Carambola Nova Moca”, “Pedlêlo” e outras. 

as cargas mais recentes

Snoop Dogg é o mais novo proprietário da Death Row Records

há 3 meses
Em 2021 Snoop Dogg vaticinou que deveria estar no comando da Death Row Records, há duas semanas anunciou o lançamento do álbum `Bacc On Death Row´, para muitos, o prenuncio de um regresso às origens. Mas acabamos de saber que há muito mais em jogo, Snoop Dogg vai reerguer a gravadora pela qual foi lançado no Rap.

Filme de Mawete Paciência entra no Amazon Prime Video

há 2 anos
O filme “Rasto de Sangue” do realizador Mawete Paciência estará disponível no Amazon Prime Video, tornando-se a primeira película nacional na plataforma de streaming.

Jay-Z vence o prémio ‘Hip-Hop’s Humanitarian of the Year’ da XXL Awards 2022

há 4 meses
Em nota, a XXL informou que atribuiu a Jay-Z o galardão de hiphopper humanitário do ano, pelo grande impacto que teve ao longo do último ano nas iniciativas em que se associou, promovendo mudanças positivas.

É oficial, retorno da série `Lupin´ está marcado para 11 de Junho

há 1 ano
A série francesa que chegou e conquistou, vai estrear a season 2 mais cedo do que se noticiou inicialmente. O teaser já disponibilizado pela Netflix, da um vislumbre dos cinco novos capítulos, a ser interpretado pelo mesmo elenco.

Samuel Eto’o irritado com clubes franceses

há 1 ano

Miguel Neto elege Dr. Romeu como melhor rapper nacional de todos os tempos

há 4 meses
Miguel Neto considerou, na tarde de hoje, durante o programa ‘A Tarde é Nossa’, que Dr. Romeu é o melhor rapper angolano de todos os tempos. O radialista não sustentou a sua afirmação enumerando particularidades do rapper, se ateu dizendo que até aos dias de hoje, foi o único que despertou a sua mente.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 2 anos

Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

há 12 meses
Aos 54 anos, Chi Modu se junta a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Teyana Taylor acusa produtora de Kanye West de “empurrá-la” para aposentadoria precoce

há 1 ano
Seis meses após lançar o “The Album”, terceiro álbum da carreira, Teyana Taylor, de 30 anos, anunciou em Dezembro que se retiraria da música.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 2 anos
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 12 meses
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 2 anos

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 2 anos
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Zap transmite mega espectáculo solidário

há 2 anos
Este sábado, 25 de Abril, a Zap vai levar todas as emoções do mega espectáculo solidário, que moveu o mundo inteiro e arrecadou cerca de 128 milhões de dólares para ajudar a OMS a combater o Covid-19.

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 1 ano
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

CR7 quer jogar no Barcelona, revela imprensa internacional

há 5 meses
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, editado em Barcelona, o craque português entrou em contacto com Xavi, via Piqué, e ofereceu-se para jogar no Barcelona.