Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

O catálogo, que estará disponível para consulta no site do Banco Económico (https://bancoeconomico.ao/pt/geral/rene-tavares/) e também nas suas redes sociais, analisa, expõe e aprofunda os temas tratados em “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”. Este trabalho integra cerca de 40 obras produzidas entre 2012 e 2020, muitas das quais inéditas, e apresenta, através de dois núcleos distintos, uma variedade significativa de meios que vão da pintura ao desenho, passando pela fotografia e pela instalação. Separadas por séries – “Tchiloli Unlimited”, “Tchiloli Family”, “Thinking About Africa’s Future”, “New Colony of White African and Black European” e “Unknown Portraits – Ritual to Forget Enemies” -, nestas obras o artista explora os temas da migração e do património que têm sido, ao longo dos anos, um motor consistente de inovação e criatividade na sua produção artística.

Sobre René Tavares

Formado na Escola de Belas Artes de Dakar, no Senegal, ganhou em 2008/09 uma bolsa na École de Beaux Arts de Rennes (França) para desenvolver as suas pesquisas plásticas em Rennes (França). Integrou paralelamente o curso de fotografia do projecto ARC/Rennes e frequentou em 2011 o Mestrado em Ciências de Arte e do Património na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Já expôs em São Tomé, Lisboa, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Luanda, Joanesburgo e Nova Yorque e na China. Participou 2008 na exposição colectiva “Africa Now”, em Washington, organizada pelo Banco Mundial, e em 2015 integrou na exposição internacional Lumières d’Afrique, no Palais Chaillot, Paris – França. Mais recentemente foi nomeado para o “AFRICA’S MOST INFLUENTIAL NEW ARTISTIC TALENT | FNB, Joburg Art Fair 2018. Actualmente vive e trabalha entre São Tomé e Lisboa e a sua obra é representada pela galeria This is Not a White Cube.

as cargas mais recentes

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 6 meses
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 1 mês
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 1 mês
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 4 meses
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 3 semanas

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 4 meses
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

A Salsa e suas variantes

há 6 meses
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

C4Pedro faz Milagre

há 7 meses

Dj Erick Morillo, um dos melhores do mundo no estilo House, encontrado morto

há 2 meses
O DJ e produtor norte-americano Erick Morillo foi encontrado morto na manhã de ontem, em Miami Beach. Conhecido como um dos melhores djs de House do mundo, Morillo já esteve em Angola também já esteve em Angola.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 4 meses
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 5 meses
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

2 Mundos: Novo filme de Hochi Fu estreia nos cinemas

há 2 semanas
O filme estreia no dia 23 deste mês nas salas do Cine Max e traz à tona o drama amoroso vivido pela maioria dos artistas angolanos no início da carreira. Em breve entrevista à Carga, Hochi Fu fala das razões que o levaram a elaborar o roteiro.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 3 semanas
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 3 meses
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 1 mês
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 5 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.