Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

O catálogo, que estará disponível para consulta no site do Banco Económico (https://bancoeconomico.ao/pt/geral/rene-tavares/) e também nas suas redes sociais, analisa, expõe e aprofunda os temas tratados em “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”. Este trabalho integra cerca de 40 obras produzidas entre 2012 e 2020, muitas das quais inéditas, e apresenta, através de dois núcleos distintos, uma variedade significativa de meios que vão da pintura ao desenho, passando pela fotografia e pela instalação. Separadas por séries – “Tchiloli Unlimited”, “Tchiloli Family”, “Thinking About Africa’s Future”, “New Colony of White African and Black European” e “Unknown Portraits – Ritual to Forget Enemies” -, nestas obras o artista explora os temas da migração e do património que têm sido, ao longo dos anos, um motor consistente de inovação e criatividade na sua produção artística.

Sobre René Tavares

Formado na Escola de Belas Artes de Dakar, no Senegal, ganhou em 2008/09 uma bolsa na École de Beaux Arts de Rennes (França) para desenvolver as suas pesquisas plásticas em Rennes (França). Integrou paralelamente o curso de fotografia do projecto ARC/Rennes e frequentou em 2011 o Mestrado em Ciências de Arte e do Património na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Já expôs em São Tomé, Lisboa, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Luanda, Joanesburgo e Nova Yorque e na China. Participou 2008 na exposição colectiva “Africa Now”, em Washington, organizada pelo Banco Mundial, e em 2015 integrou na exposição internacional Lumières d’Afrique, no Palais Chaillot, Paris – França. Mais recentemente foi nomeado para o “AFRICA’S MOST INFLUENTIAL NEW ARTISTIC TALENT | FNB, Joburg Art Fair 2018. Actualmente vive e trabalha entre São Tomé e Lisboa e a sua obra é representada pela galeria This is Not a White Cube.

as cargas mais recentes

Anselmo Ralph actua no Santa Casa Portugal ao Vivo

há 2 meses
O Santa Casa Portugal Ao Vivo está de regresso para uma 2ª edição e um dos artistas convidados é Anselmo Ralph, 17 Junho no Campo Pequeno (Lisboa) e 18 de Junho Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota (Porto), são duas datas a reter.

Após alegado escândalo sexual, Marvel Studios descarta TI de Ant-Man 3

há 5 meses
TI desempenhou um papel coadjuvante nos primeiros dois filmes do Homem-Formiga e embora pessoas próximas ao projecto da Disney tenham dito que nunca foi “programado o retorno do rapper”, a imprensa internacional veicula que a decisão tem a ver com a recente acusação.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 4 meses
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.

Artistas começam a receber rendimentos autorais da RNA, TPA e Zap Viva

há 1 mês
Em nota a Sadia expressou o seu contentamento pela demonstração do comprometimento destas emissoras, com o desenvolvimento da indústria musical e criativa, respeitando a lei do Estado Angolano e actividade de todos os criadores de obras artísticas nacionais e internacionais.

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

há 10 meses
Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 2 meses
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 1 ano
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.

Cinco boas razões para não sair de casa

há 1 ano
Escritora Rosa Soares disponibiliza quatro livros para download gratuito, e dá aulas de escrita no Instagram.

Britney Spears não voltará a subir aos palcos enquanto estiver sob tutela do pai

há 2 semanas
Britney Spears voltou a ser notícia ontem. A cantora disse que prefere deixar de subir aos palcos enquanto seu pai mantém o controle sobre sua carreira, referindo que a tutela de 13 anos “matou os seus sonhos”.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 1 ano

Yanick cancela nove shows e dois contratos

há 1 ano
Por causa do Covid-19, o rapper Yanick Afroman teve que cancelar nove shows e dois contratos com marcas diferentes para publicidade.

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 7 meses
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 6 meses

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 9 meses
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Justin Bieber: “Pensei que com o sucesso todos os problemas na minha vida desapareciam”

há 4 meses
Numa recente entrevista à revista GQ, revelou pormenores sobre a gestão da sua carreira e a vida pessoal. O canadiano não conseguia controlar-se das drogas e conta que uma vez, seus seguranças chegaram a sentir o seu pulso durante a noite para ver se estava vivo.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio será lançado esta sexta-feira, 6 de Novembro

há 9 meses
O aguardado álbum Bênção e Maldição de Paulo Flores e Prodígio estará disponível a partir desta sexta-feira, 6 de Novembro, anunciaram ontem os músicos.