Exposição “Olhar do Outro”: Para ver até ao dia 22 de Setembro

O diálogo visual entre a memória e fotografia de Délio Jasse interpreta, em “Olhar do Outro”, a tensão permanente entre o nosso passado colonial e a actualidade. Na exposição patente na Jahmek Contemporary Art, o fotógrafo e arquivista angolano dá continuidade ao trabalho de resgate e sobreposição gráfica e simbólica e mostra como papéis e imagens antigas têm ainda tanto a dizer sobre nós.

Nesta mostra, o artista nascido em Luanda, em 1980, tomou de novo nas mãos fotografias, postais, documentos oficiais, telegramas e selos impressos em tecido, tela e cartão e despenteou-os com técnicas de impressão experimentais para nos pôr a pensar.

“Esta é a minha história da mentira que nos é contada”, declara o artista, que tenta desvendar, para além do cariz político inerente ao material exposto, “de que forma a relação da sociedade angolana com a auto-imagem evoluiu desde então, em termos de transparência, produção e reflexão”, descreve Gisela Casimiro no texto de apresentação de “Olhar do Outro”.

A imagem e a memória de sociedades africanas coloniais, como Angola ou Moçambique, são o ponto de partida de grande parte do trabalho de Délio Jasse. O artista, que vive há vários anos entre Lisboa e Milão, usa arquivos fotográficos da época colonial (próprios, doados ou que vai encontrando nas suas andanças) e transforma-os, mostrando as contradições desses mundos com os quais ainda vivemos lado-a-lado, em muitos sentidos.

É assim que álbuns de família ou fotos tipo passe se convertem em mesas de debate visual entre o passado e o presente, mostrando as suas desarmonias. Em entrevista à revista Apertura, em 2017, refere, como exemplo, a exposição “O Capítulo Perdido: Nampula 1963” (Tiwani Contemporary, Londres, 2016). “Encontrei o arquivo de Nampula na Feira da Ladra, em Lisboa. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a fotografia onde estão algumas mulheres num automóvel. Remeteu-me para um certo tipo de riqueza e para um período histórico específico. Só quando vi a parte de trás é que me apercebi que tinha sido tirada em Moçambique, em 1963. Nesse caso, interessou-me o contraste entre a foto em si e o lugar na qual foi captada”.

Para potencializar este encontro/debate entre tempos numa África pós-colonial, Délio Jasse usa técnicas de impressão fotográfica analógica como a cianotipia, que dá o azulado característico de muitas das suas obras, ou a platina. A sobreposição de selos ou elementos gráficos inesperados é um recurso constante, que dá à obra de Délio Jasse um simbolismo e significância especiais.

Esta personalidade experimental que mistura técnicas e discursos faz de Délio Jasse um dos artistas angolanos mais conhecidos internacionalmente. Nos últimos 15 anos, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas em Angola, África do Sul, Mali, Itália, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, França, China, Brasil e Estados Unidos.

O carácter único da sua obra foi reconhecido com os prémios Anteciparte (Portugal, 2009) e Iwalewa Art (Alemanha, 2015), para além da nomeação para os prémios BES Foto (Portugal, 2014) e Pomilio Blumm (Itália, 2016). 

Várias criações de Délio Jasse integram colecções de arte importante como a Colecção Sindika Dokolo (Angola), Museu Kiscell (Hungria), Fundação Blachere (França), BES Arte e Finança e Fundação PLMJ (Portugal), entre outras.

as cargas mais recentes

Senhoras arrasaram no Show do Mês de Março em sua própria homenagem

há 3 anos
Na edição 2021, mais uma vez o conceito ultrapassou as expectactivas. As senhoras arrasaram naquele que foi o segundo Live da oitava temporada do Show do Mês.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 3 anos
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 3 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 2 anos
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 3 anos
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 2 anos
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 3 anos

Iron Heart: Nova heroína da Marvel fará primeira aparição no filme Pantera negra 2

há 2 anos
Interpretada por Dominique Thorne, a personagem herdeira do legado de Tony Stark, fará sua a estreia na sequência do Pantera Negra, de título original `Black Panther: Wakanda Forever´, cuja estreia está marcada para o próximo dia 8 de Julho de 2022.

Para celebrar o seu aniversário Yola Araújo apresenta álbum com seus maiores sucessos

há 3 meses

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 3 anos
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Rapper Chynna Rogers morre de overdose aos 25 anos

há 3 anos
A morte da artista foi anunciada na quarta-feira mas a causa foi ocultada pelo seu agente, dias depois, um representante do Departamento de Saúde Pública da Filadélfia confirmou à Fox News que a jovem morreu de overdose acidental de drogas.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 2 anos
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

SSP levam 29 anos de histórias ao palco do Live no Kubico

há 3 anos
O Live no Kubico deste domingo com os SSP na TPA ficará na história, mesmo que não seja pelas actuações de Djeff Brown, Kudy, Big Nelo ou Paul G, mas pela nostalgia que o icónico grupo de Rap soube transmitir aos telespectadores.

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 2 anos
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.

Mantorras revela que Oliveira Gonçalves não o quis ver no Mundial de 2006

há 1 ano

CFKAPPA regressa aos palcos com o primeiro concerto online pago

há 3 anos
O concerto marca a estreia de um canal que permitirá os artistas rentabilizarem seus lives. O primeiro live pago acontece este sábado e marca o regresso à fase activa do rapper, que actuará ao lado de DJ Ritchelly.