Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas. A referida exposição ficará patente ao público até ao dia 31 de Agosto na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, entre as 9 as 17 horas, na nova sede da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola primária 1205.

A exposição “Vivência de um Aprendiz”, de Adilson Vieira, é o resumo de um conjunto de feitos artísticos que encerra em si a visão surrealista do seu autor. Nesta caminhada, que se apresenta ainda mais desafiante em função do contexto que o mundo e Angola hoje vivem, o jovem artista traz-nos uma proposta de um estilo único onde a cor é usada de forma subtil, evidenciando o traço texturado e resultando em belas combinações visuais, demonstrando que está atento ao que acontece no seu tempo. Nesta exposição individual, Adilson Vieira apresenta obras que traduzem o domínio perfeito da técnica de óleo sobre tela. E com objectivos bem definidos, o artista traz-nos na sua forma mais perfeita o dia a dia das comunidades, as vivências, o trabalho, o lazer, as inquietações… Sempre na perspectiva do presente e de um futuro melhor.”

Sobre o Artista
Natural de Luanda, onde nasceu a 4 de Janeiro de 1991, Adilsion Vieira começou a manifestar o seu gosto pela pintura aos quatro anos de idade. Mas como as artes plásticas não eram, na sua adolescência, tidas como um ramo de actividade rentável, os seus pais preferiram que se dedicasse a um ensino mais tradicional, optando então por um curso de informática. Já em 2016, Adilson começa a conviver mais de perto com as artes, o que funciona como uma varinha mágica que reacende o a sua paixão. “Foi então comecei a praticar e a desenvolver-me nas artes plásticas, com amigos, aproveitando a experiência deles para melhorar a minha técnica. Fui lendo livros e assistindo a vídeo-aulas e sobre os diferentes aspectos das artes plásticas até que, em 2018, me apareceu um primeiro convite para participar na Feira de Empreendedorismo, onde pude expor algumas obras minhas, e na Maratona dos Artistas, primeiro no CCBA e depois na Galeria Tamar Golan”, conta o artista.

as cargas mais recentes

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

há 2 anos
O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 10 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

Morreu o músico Tino Fortes

há 2 anos
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 2 anos
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

Dj Khaled revela que levou 5 anos para conseguir juntar Jay-Z e Nas na mesma música

há 2 anos
A participação de Nas e Jay-Z no tema” Sorry Not Sorry”, tornou o álbum de DJ Khaled mais atractivo. A junção dos dois rapper já tinha acontecido algumas vezes antes, mas nem sempre foi fácil. O feito raro continua a chamar atenção dos amantes da música, uma vez que ambos foram antigos rivais.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 2 anos
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Alliance Française de Luanda promove festival multicultural em alusão ao mês da Francofonia

há 2 anos
Está a decorrer desde o dia 6 de Março, o festival que celebra o Dia Internacional da Francofonia, que assinala-se aos 20 de Março. De carácter multidisciplinar, o evento vai continuar a congregar música, espectáculos, cinema e actividades de artes visuais até ao dia 28.

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 2 anos
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 3 anos
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Bruno Fernando também tem o rosto no Hall of Fame dos melhores jogadores da história da Maryland University

há 5 meses

Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos

há 2 anos
O programa está a ser apoiada pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

Burna Boy lança novo álbum com participação de Ed Sheeran

há 7 meses

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 2 anos
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.

Kanye West cria ‘Donda Academy’, a incubadora da “próxima geração de líderes, pensadores e inovadores”

há 1 ano
Desde que Donda West faleceu em 2007, Kanye se comprometeu a manter o nome e legado da sua mãe vivos, por meio de projectos criativos. Depois do lançamento do álbum ‘Donda’, o nome vem sendo registado como marca, para uma escola preparatória e para equipamentos electrónicos.

Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

há 11 meses
Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

há 3 anos
Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica.