Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente. As invenções científicas vão desde produções de energia renovável, adubo e jardins orgânicos a criação de sensores.
Denominada S.O.S Ambiente, a iniciativa está a ser promovida pelo Instituto Nacional de Gestão Ambiental e a Agência Nacional de Resíduos, afectas ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e vai abranger crianças de outras partes do país. Benguela, Huambo e Huila serão as próximas províncias contempladas partir do próximo mês.
As demonstrações de materiais reciclados e de transformação do lixo inorgânico e orgânico para a reutilização diária pode ser visitada até 27 de Setembro, no Xyami Nova Vida, e visa sensibilizar e alertar a sociedade sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente.
Presente no acto de abertura, o Director Nacional do Instituto de Gestão Ambiental, Nascimento Soares, disse, na ocasião à Carga, que doravante sua instituição passará a catalogar os projectos de género e convencer as empresas, tal como aconteceu com o Xyami, mentora da exposição, para que as criações científicas dos pequenos deixem de ser apenas protótipos.
“Doravante estaremos a agrupar as crianças e acompanhá-las, de acordo as suas habilidades, para que os protótipos avancem para outros estágios”, informou.