Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente. As invenções científicas vão desde produções de energia renovável, adubo e jardins orgânicos a criação de sensores.

Denominada S.O.S Ambiente, a iniciativa está a ser promovida pelo Instituto Nacional de Gestão Ambiental e a Agência Nacional de Resíduos, afectas ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e vai abranger crianças de outras partes do país. Benguela, Huambo e Huila serão as próximas províncias contempladas partir do próximo mês.

As demonstrações de materiais reciclados e de transformação do lixo inorgânico e orgânico para a reutilização diária pode ser visitada até 27 de Setembro, no Xyami Nova Vida, e visa sensibilizar e alertar a sociedade sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente.

Presente no acto de abertura, o Director Nacional do Instituto de Gestão Ambiental, Nascimento Soares, disse, na ocasião à Carga, que doravante sua instituição passará a catalogar os projectos de género e convencer as empresas, tal como aconteceu com o Xyami, mentora da exposição, para que as criações científicas dos pequenos deixem de ser apenas protótipos.

“Doravante estaremos a agrupar as crianças e acompanhá-las, de acordo as suas habilidades, para que os protótipos avancem para outros estágios”, informou.

as cargas mais recentes

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 3 meses
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Irina Vasconcelos: “As nossas crianças estão a morrer na vossa governação”

há 4 meses
A cantora angolana está preocupada com o número de crianças que morrem de fome, mesmo depois da autorização do governo da transferência monetária às famílias vulneráveis através do programa Kwenda, criado para reforçar o combate à fome e à pobreza nas zonas mais impactadas.

Hochi Fu lança plataforma para promover e ajudar os artistas a rentabilizarem seus singles

há 6 meses
Denominada Kwata singles, a mesma permitirá o artista ganhar dinheiro com o seu single, para além de ajudar a promover a sua música gratuitamente.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 3 meses
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

A Kizomba e a sua historiografia

há 6 meses
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 1 mês
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 2 meses
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 5 meses
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 2 meses
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 7 meses

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 5 meses
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

Kanda anuncia lançamento do novo EP para Outubro

há 4 meses
O cantor lançou recentemente a música intitulada `Estúpida´, como forma de confirmação da chegada `Kakus de Amor´, inicialmente projectado como sucessor do álbum `Sinais´, mas que por imposição dos novos tempos será apenas um EP.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 3 semanas
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 3 meses
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Nova música provoca rixa entre Eminem e Diddy

há 4 meses
Lançada oficialmente em 2019, a faixa “Bang” do Conway The Machine com participação do Eminem teve uma versão inédita que surgiu na internet no passado final de semana. A nova versão gerou enorme repercussão pelo facto de conter ataques do rapper de Detroit para a plataforma de mídia Revolt TV do Diddy e seu ex-afiliado Joe Budden.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 2 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.