A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.
Através deste projecto, a galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE propõe gerar um diálogo entre estes países com afinidades coloniais e históricas, refletindo sobre o conceito de decolonialidade e procurando promover uma reflexão sobre a forma como a arte contemporânea africana e do Sul se tem vindo a afirmar à escala global. Essa afirmação tem-se verificado através da produção de um posicionamento discursivo disruptivo no contexto de um debate pós-colonial que permaneceu ao longo de décadas transversalmente marcado por um certo eurocentrismo cego.
Uma teorização enraizada que decorre dos processos de ocupação e partilha dos territórios africanos pelos povos colonizadores, que produziram uma leitura unilateral sobre a sua influência na constituição cultural e artística dos países colonizados.
A exposição “DISCURSOS DE DECOLONIALIDADE” constitui uma visão alargada do projecto curatorial desenvolvido pela This is Not a White Cube para a mais recente edição da Arco Lisboa, que em 2020, atendendo ao contexto actual de pandemia, assumiu o formato digital.
O projecto expande-se e ganha agora corpo numa exposição física, que reflecte sobre a emersão de uma visão crítica do colonialismo e a importância que a Diáspora – personificada nestes 15 artistas – os projectos curatoriais, a investigação e o estudo de fundos documentais assumem na produção de uma renovação do discurso histórico da arte na contemporaneidade.