Exposição`Discursos de Decolonialidade´ patente até ao dia 31 de Julho

A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.

Através deste projecto, a galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE propõe gerar um diálogo entre estes países com afinidades coloniais e históricas, refletindo sobre o conceito de decolonialidade e procurando promover uma reflexão sobre a forma como a arte contemporânea africana e do Sul se tem vindo a afirmar à escala global. Essa afirmação tem-se verificado através da produção de um posicionamento discursivo disruptivo no contexto de um debate pós-colonial que permaneceu ao longo de décadas transversalmente marcado por um certo eurocentrismo cego.

Uma teorização enraizada que decorre dos processos de ocupação e partilha dos territórios africanos pelos povos colonizadores, que produziram uma leitura unilateral sobre a sua influência na constituição cultural e artística dos países colonizados.


A exposição “DISCURSOS DE DECOLONIALIDADE” constitui uma visão alargada do projecto curatorial desenvolvido pela This is Not a White Cube para a mais recente edição da Arco Lisboa, que em 2020, atendendo ao contexto actual de pandemia, assumiu o formato digital.

O projecto expande-se e ganha agora corpo numa exposição física, que reflecte sobre a emersão de uma visão crítica do colonialismo e a importância que a Diáspora – personificada nestes 15 artistas – os projectos curatoriais, a investigação e o estudo de fundos documentais assumem na produção de uma renovação do discurso histórico da arte na contemporaneidade.

as cargas mais recentes

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 1 ano

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 2 anos
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 1 ano

T-Pain lamenta que músicos recebam só 12% dos USD 17 bilhões dos lucros das produtoras

há 9 meses
O músico considera absurdo o facto de parte dos lucros provenientes da música ficar com as gravadoras e aponta solução para acabar com isso, referindo que no ano passado as produtoras tiveram 17 bilhões de dólares de lucro, mas apenas 12% deste valor ficou para os músicos.

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

há 1 ano
A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 2 anos
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

Nova música provoca rixa entre Eminem e Diddy

há 2 anos
Lançada oficialmente em 2019, a faixa “Bang” do Conway The Machine com participação do Eminem teve uma versão inédita que surgiu na internet no passado final de semana. A nova versão gerou enorme repercussão pelo facto de conter ataques do rapper de Detroit para a plataforma de mídia Revolt TV do Diddy e seu ex-afiliado Joe Budden.

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 1 ano

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 anos
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 2 anos
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Hochi Fu lança plataforma para promover e ajudar os artistas a rentabilizarem seus singles

há 2 anos
Denominada Kwata singles, a mesma permitirá o artista ganhar dinheiro com o seu single, para além de ajudar a promover a sua música gratuitamente.

Faz hoje um mês desde que Carolina Deslandes e Jimmy P surpreenderam os fãs com o projecto colaborativo “Mercúrio”

há 2 anos
Um ano após lançarem a primeira música juntos, Carolina Deslandes e Jimmy P reafirmaram o gosto por trabalhar em conjunto. Com um total de 5 músicas, o EP Mercúrio foi todo idealizado durante o período de confinamento e disponibilizado a 31 de Julho.

Chetekela: “Adrenalina do Amor é uma música em homenagem à Cláudia, a mulher que salvou a minha vida”

há 2 anos
Pouco menos de um ano após ser lançada, a música `Adrenalina do Amor´ já incrementou dois prémios à carreira de Chetekela, nomeadamente: o prémio internacional na categoria de Artista em ascensão nos AFRIMMA 2019, e mais recentemente o de Melhor música romântica do ano 2019, na 23ª edição do Moda Luanda. Ao qual afirmou, em breve conversa com a carga, que “o desejo dos fãs cumpre-se”, e fez ainda saber tem na forja o lançamento do álbum `superação´, bem como a realização de um live com banda.

Sabia que LL Cool J foi nomeado durante seis anos antes da indução no Rock & Roll Hall of Fame?

há 7 meses
Embora elegível desde 2010, LL Cool J entrou no Rock & Roll Hall of Fame apenas este ano, na categoria de excelência musical, porém, já havia sido nomeado outras seis vezes.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 1 ano
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.