Falta de conhecimento leva a que muitos artistas não beneficiem dos rendimentos das suas obras

Especialistas em gestão de direitos de autores estão preocupados com a falta de conhecimento por parte da classe artística, sobre as leis dos direitos de autores e conexos.

O desconhecimento, lamentam, tem levado a que muitos músicos, autores e compositores não usufruam correctamente dos rendimentos gerados pelos seus trabalhos.

As preocupações foram levantadas esta manhã durante uma palestra sobre a “importância da gestão colectiva dos direitos de autores e conexos” organizada pela SADIA, no Edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica, em Luanda.

Durante as intervenções, Barro Licença, um dos preleitores, aconselhou os músicos, autores e compositores presentes a procurarem por mais informações sobre direitos autorais, porque, lamenta, a falta do conhecimento desta tem levado a que parte dos artistas angolanos não beneficie devidamente dos rendimentos das suas obras.

O desconhecimento da Lei 15/14 de 31 de Julho acontece porque, referiram os participantes, a própria Sociedade Angolana de Direitos de Autores, ainda não ganhou total crédito da classe artística nacional.

De acordo com este instrumento legal sobre a protecção dos direitos de autor e conexos, e os regulamentos complementares, os direitos de autor e conexos são protegidos durante a vida do autor, e 70 anos após a sua morte (art. 72.º).

Outra questão levantada é a da lacuna deixada pela lei. Bass, por exemplo, justificou o seu não registo a sociedades angolanas de gestão colectiva, por falta de confiança. E por imprecisão na lei.“ Não estou filiado por questões de crédio”.

as cargas mais recentes

Rubro Stone vence 1.ª edição do Exercício Mental Batalha de freestyle Bates ou Levas

há 7 meses
Diferente de qualquer outro concurso ou batalha verbal, o ‘bates ou levas’ é um exercício mental em que os concorrentes fazem freestyle com temas criados no momento.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 2 anos
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

Sugestões de actividades para prestigiar o Dia Internacional do Jazz

há 5 meses
A efeméride foi celebrada pela primeira vez em 2012, e a comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

Regresso do Show do Mês ao formato original leva público a delírio

há 11 meses

DJ Emílio Mix: Da bateria à mesa misturadora

há 2 anos
A carreira de Emílio Mix teve início na igreja, há mais de uma década, o desfecho foi o mais imprevisível, porém satisfatório. Com o suporte da Produtora Rijura Records, acumula funções como: vocal coach, beat maker, drummer e Djing.

Grão de Milho: Já está disponível o novo single de Eddie Pipocas

há 2 anos
Nesta faixa, Eddie volta a colaborar com Mister Isaac, e ambos conseguem resgatar um pouco das origens do blues, que se conecta com o Lo-Fi Hip Hop, e culmina na música urbana que facilmente ouvimos e consumimos.

Num dia como hoje, há exactos 16 anos, JAY-Z e Nas selavam a paz

há 11 meses
A reconciliação pública aconteceu em 2005, num dia 27 de Outubro, na Continental Airlines Arena em East Rutherford, New Jersey, durante a turnê `I Declare War Tour´ de Hov.

Internet Dating Sites — Don’t Trust Someone Who Would like to Talk Clearly

há 10 meses

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 2 anos
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.

Música de Anitta entra para a lista oficial da presidência dos EUA

há 2 anos
A cantora brasileira consta da lista oficial dos artistas cujas músicas vão tocar amanhã na chegada de Joe Biden e Kamala Harris à Casa Branca. A cerimónia será assinalada com uma emissão de hora e meia.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 2 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 anos

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 2 anos

Somos o que somos: Konono Soul Music apresenta novo single do A’mosi Just a Label

há 6 meses
Somos o que somos é um single a ser lançado no dia 8 de Abril 2021. Um tema inteiramente cantado em português. Escrito, composto, produzido e actuado pelo A’mosi Just a Label.

Abril, o mês da dança

há 2 anos

Nsingi, uma voz de Portugal que leva a cultura angolana com rítmo

há 1 ano
Carlos Nsingui nasceu em Portugal e nunca esteve em Angola, mas mantém fortes ligações com a cultura angolana, desde a música, gastronomia ao modo de ser, estar, falar, incluindo a forma de vestir, porque seus país são angolanos e parte da sua família vive em Angola.