Falta de conhecimento leva a que muitos artistas não beneficiem dos rendimentos das suas obras

Especialistas em gestão de direitos de autores estão preocupados com a falta de conhecimento por parte da classe artística, sobre as leis dos direitos de autores e conexos.

O desconhecimento, lamentam, tem levado a que muitos músicos, autores e compositores não usufruam correctamente dos rendimentos gerados pelos seus trabalhos.

As preocupações foram levantadas esta manhã durante uma palestra sobre a “importância da gestão colectiva dos direitos de autores e conexos” organizada pela SADIA, no Edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica, em Luanda.

Durante as intervenções, Barro Licença, um dos preleitores, aconselhou os músicos, autores e compositores presentes a procurarem por mais informações sobre direitos autorais, porque, lamenta, a falta do conhecimento desta tem levado a que parte dos artistas angolanos não beneficie devidamente dos rendimentos das suas obras.

O desconhecimento da Lei 15/14 de 31 de Julho acontece porque, referiram os participantes, a própria Sociedade Angolana de Direitos de Autores, ainda não ganhou total crédito da classe artística nacional.

De acordo com este instrumento legal sobre a protecção dos direitos de autor e conexos, e os regulamentos complementares, os direitos de autor e conexos são protegidos durante a vida do autor, e 70 anos após a sua morte (art. 72.º).

Outra questão levantada é a da lacuna deixada pela lei. Bass, por exemplo, justificou o seu não registo a sociedades angolanas de gestão colectiva, por falta de confiança. E por imprecisão na lei.“ Não estou filiado por questões de crédio”.

as cargas mais recentes

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 1 ano
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Nsoki se posiciona sobre associação da sua imagem a campanhas políticas

há 6 meses

Adriano Tchitacumula: “Estrelas ao Palco é apenas um concurso, a verdadeira demonstração do meu talento começa agora”

há 5 meses

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 1 ano
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Morreu Dj Pzee Boy após sofrer complicações no estômago

há 5 meses

As 10 músicas de amor para ouvir no Dia de São Valentim

há 8 meses

Paul McCartney recria ‘McCartney III’ e Idris Elba está entre as participações

há 6 meses
McCartney III é o 18ª álbum da ex-lenda dos Beatles, encerrou a trilogia homónima do autor e foi lançado em Dezembro de 2020, o disco ganhou um novo formato em `Imagined´ e entre covers e remixes, traz participações impecáveis.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 3 meses
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

Morreu autor de Tom e Jerry

há 1 ano

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 1 ano
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 2 anos
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 1 ano
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 9 meses
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 3 semanas
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 8 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

há 3 meses
O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.