O Spotify abriu uma investigação sobre uma suposta manipulação dos números que levou a que a música “Envolver” de Anitta, alcançasse, no passado dia 25 de Março, o “Top 1” Global na plataforma.
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.
O problema foi levantado pelo site Rest of World ao identificar mais de 100 lista de reproduções com nomes relacionados ao “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver 20x”, espalhados pelo serviço de streaming.
A adição da música nas listas teria como objetivo aumentar a popularidade de Anitta e somar mais número de reproduções.
Numa carta aberta sobre o caso, a assessoria de comunicação da brasileira rebate e atribui o mérito à cantora pela conquista do Top 1 global e sublinha que a música acumulou mais de 38 milhões de reproduções somente no Brasil, onde Anitta é mais popular.
Segundo a assessoria, o facto de o tema ser interpretado em espanhol contribuiu grandemente para o seu sucesso, referindo ainda que Anitta “tem mais ouvintes mensais nos Estados Unidos do que grandes cantoras americanas”.